"Malena canta el tango como ninguna": o tango em feminino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30605 |
Resumo: | Considerando tango, sociedade e cultura na Argentina, o trabalho aborda diferentes representações do feminino e das relações de gênero em três conjunturas. No início do século XX e nos anos 1920, a análise das letras de tango selecionadas destaca temas como a prostituição, a traição amorosa e a ascensão social das mulheres sob a ótica de narradores masculinos ou femininos. Em contraste, nos anos peronistas observa-se uma alteração temática afinada com a suposta valorização do elemento feminino, que se pode ler nas letras escritas pelo poeta Homero Manzi. As tensões em torno das novas representações são analisadas a partir do significado político de Eva Perón, da trajetória artística e privada da cantora Nelly Omar e de seu conturbado relacionamento com o poeta.palavras-chave: tango e sociedade argentina; representações de gênero; do projeto modernizador ao peronismo. |
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"Malena canta el tango como ninguna": o tango em femininoConsiderando tango, sociedade e cultura na Argentina, o trabalho aborda diferentes representações do feminino e das relações de gênero em três conjunturas. No início do século XX e nos anos 1920, a análise das letras de tango selecionadas destaca temas como a prostituição, a traição amorosa e a ascensão social das mulheres sob a ótica de narradores masculinos ou femininos. Em contraste, nos anos peronistas observa-se uma alteração temática afinada com a suposta valorização do elemento feminino, que se pode ler nas letras escritas pelo poeta Homero Manzi. As tensões em torno das novas representações são analisadas a partir do significado político de Eva Perón, da trajetória artística e privada da cantora Nelly Omar e de seu conturbado relacionamento com o poeta.palavras-chave: tango e sociedade argentina; representações de gênero; do projeto modernizador ao peronismo.Universidade Federal de Uberlândia2015-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30605ArtCultura; Vol. 16 No. 28 (2014): ArtCulturaArtCultura; Vol. 16 Núm. 28 (2014): ArtCulturaArtCultura; v. 16 n. 28 (2014): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30605/16658https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30605/16659Copyright (c) 2015 Artculturainfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Avelino Romero2022-03-29T16:42:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30605Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:42:47ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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