O machete e o violoncelo: gêneros musicais e identidade social na prosa de Machado de Assis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Jordão Horta
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3225
Resumo: Há na prosa de Machado de Assis referências a diversos aspectos da arte ou da estética musical cuja análise histórica e sociológica nos permite reconstruir traços específicos da cultura e da sociabilidade no Rio de Janeiro Imperial. Tal temática já foi trabalhada por críticos como Wisnik (2004) e Avelar (2006). Por outro lado, são bastante conhecidas as obras que aliam a análise estético-literária à história da formação social brasileira, como em Faoro (1976), Santiago (1978), Schwarz (1977), Bosi(1982) e Gledson (1986). O objetivo aqui é analisar a construção da identidade social relacionada a elementos da prática musical (criação, recepção, execução, profissionalização) na sociedade carioca da época, com base principalmente na interpretação de alguns contos de Machado de Assis, como "O macheteâ€?, "Um homem célebreâ€?, "Cantiga de esponsaisâ€? e "Trio em La menorâ€?. PALAVRAS-CHAVE: identidade social; sociologia da música; Machado de Assis. ABSTRACT: The fictional work of Machado de Assis refers to several aspects of musical art or esthetics whose sociological or historical analysis led to reconstruct specific traits of culture and sociability in Rio de Janeiro during the Second Empire. This subject was already analyzed by Wisnik (2004) and Avelar (2006). By the way, there are very known works that combine the estheticliterary analysis with Brazilian social formation history, as in Faoro (1976), Santiago (1978), Schwarz (1977), Bosi (1982) e Gledson (1986). The aim here is to analyze the construction of a social dentity related to some elements of the musical practice (creation, reception, performance, professionalism) that prevailed in Rio de Janeiro society at the end of XIX. The analysis is mainly oriented by the interpretation of some short stories of Machado de Assis Brazilian writer: "O macheteâ€?, "Um homem célebreâ€?, "Cantiga de esponsaisâ€? and "Trio em La menorâ€?. KEYWORDS: social identity; sociology of music; Machado de Assis.
id UFU-15_3d1756e60f2627651487a74adfdfd898
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3225
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling O machete e o violoncelo: gêneros musicais e identidade social na prosa de Machado de AssisHá na prosa de Machado de Assis referências a diversos aspectos da arte ou da estética musical cuja análise histórica e sociológica nos permite reconstruir traços específicos da cultura e da sociabilidade no Rio de Janeiro Imperial. Tal temática já foi trabalhada por críticos como Wisnik (2004) e Avelar (2006). Por outro lado, são bastante conhecidas as obras que aliam a análise estético-literária à história da formação social brasileira, como em Faoro (1976), Santiago (1978), Schwarz (1977), Bosi(1982) e Gledson (1986). O objetivo aqui é analisar a construção da identidade social relacionada a elementos da prática musical (criação, recepção, execução, profissionalização) na sociedade carioca da época, com base principalmente na interpretação de alguns contos de Machado de Assis, como "O macheteâ€?, "Um homem célebreâ€?, "Cantiga de esponsaisâ€? e "Trio em La menorâ€?. PALAVRAS-CHAVE: identidade social; sociologia da música; Machado de Assis. ABSTRACT: The fictional work of Machado de Assis refers to several aspects of musical art or esthetics whose sociological or historical analysis led to reconstruct specific traits of culture and sociability in Rio de Janeiro during the Second Empire. This subject was already analyzed by Wisnik (2004) and Avelar (2006). By the way, there are very known works that combine the estheticliterary analysis with Brazilian social formation history, as in Faoro (1976), Santiago (1978), Schwarz (1977), Bosi (1982) e Gledson (1986). The aim here is to analyze the construction of a social dentity related to some elements of the musical practice (creation, reception, performance, professionalism) that prevailed in Rio de Janeiro society at the end of XIX. The analysis is mainly oriented by the interpretation of some short stories of Machado de Assis Brazilian writer: "O macheteâ€?, "Um homem célebreâ€?, "Cantiga de esponsaisâ€? and "Trio em La menorâ€?. KEYWORDS: social identity; sociology of music; Machado de Assis. Universidade Federal de Uberlândia2009-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3225ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3225/2419Nunes, Jordão Hortainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3225Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:42ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O machete e o violoncelo: gêneros musicais e identidade social na prosa de Machado de Assis
title O machete e o violoncelo: gêneros musicais e identidade social na prosa de Machado de Assis
spellingShingle O machete e o violoncelo: gêneros musicais e identidade social na prosa de Machado de Assis
Nunes, Jordão Horta
title_short O machete e o violoncelo: gêneros musicais e identidade social na prosa de Machado de Assis
title_full O machete e o violoncelo: gêneros musicais e identidade social na prosa de Machado de Assis
title_fullStr O machete e o violoncelo: gêneros musicais e identidade social na prosa de Machado de Assis
title_full_unstemmed O machete e o violoncelo: gêneros musicais e identidade social na prosa de Machado de Assis
title_sort O machete e o violoncelo: gêneros musicais e identidade social na prosa de Machado de Assis
author Nunes, Jordão Horta
author_facet Nunes, Jordão Horta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Jordão Horta
description Há na prosa de Machado de Assis referências a diversos aspectos da arte ou da estética musical cuja análise histórica e sociológica nos permite reconstruir traços específicos da cultura e da sociabilidade no Rio de Janeiro Imperial. Tal temática já foi trabalhada por críticos como Wisnik (2004) e Avelar (2006). Por outro lado, são bastante conhecidas as obras que aliam a análise estético-literária à história da formação social brasileira, como em Faoro (1976), Santiago (1978), Schwarz (1977), Bosi(1982) e Gledson (1986). O objetivo aqui é analisar a construção da identidade social relacionada a elementos da prática musical (criação, recepção, execução, profissionalização) na sociedade carioca da época, com base principalmente na interpretação de alguns contos de Machado de Assis, como "O macheteâ€?, "Um homem célebreâ€?, "Cantiga de esponsaisâ€? e "Trio em La menorâ€?. PALAVRAS-CHAVE: identidade social; sociologia da música; Machado de Assis. ABSTRACT: The fictional work of Machado de Assis refers to several aspects of musical art or esthetics whose sociological or historical analysis led to reconstruct specific traits of culture and sociability in Rio de Janeiro during the Second Empire. This subject was already analyzed by Wisnik (2004) and Avelar (2006). By the way, there are very known works that combine the estheticliterary analysis with Brazilian social formation history, as in Faoro (1976), Santiago (1978), Schwarz (1977), Bosi (1982) e Gledson (1986). The aim here is to analyze the construction of a social dentity related to some elements of the musical practice (creation, reception, performance, professionalism) that prevailed in Rio de Janeiro society at the end of XIX. The analysis is mainly oriented by the interpretation of some short stories of Machado de Assis Brazilian writer: "O macheteâ€?, "Um homem célebreâ€?, "Cantiga de esponsaisâ€? and "Trio em La menorâ€?. KEYWORDS: social identity; sociology of music; Machado de Assis.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3225
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3225/2419
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCultura
ArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069140132888576