Arte conceitual e fotografia: um percurso crítico-historiográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabris, Annateresa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1494
Resumo: Fotografia e arte conceitual constituem um par complexo. Se alguns autores afirmam que a fotografia desempenhou um mero papel documental, outros, ao contrário, apontam para o uso de recursos específicos por parte de alguns artistas, que permitem problematizar a imagem técnica, suas possibilidades visuais e seus significados sociais. PALAVRAS-CHAVE: Arte conceitual; fotografia; historiografia. ABSTRACT Photography and conceptual art compose a complex couple. While some authors assert that photography had a mere documental role, others, on the contrary, cite the use of specific means by some artists in order to problemize the technical image, its visual possibilities and its social meanings. KEYWORDS: Conceptual art; photography; historiography.
id UFU-15_47af0c23916bf12d28789b0cfc0f6e47
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1494
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling Arte conceitual e fotografia: um percurso crítico-historiográficoFotografia e arte conceitual constituem um par complexo. Se alguns autores afirmam que a fotografia desempenhou um mero papel documental, outros, ao contrário, apontam para o uso de recursos específicos por parte de alguns artistas, que permitem problematizar a imagem técnica, suas possibilidades visuais e seus significados sociais. PALAVRAS-CHAVE: Arte conceitual; fotografia; historiografia. ABSTRACT Photography and conceptual art compose a complex couple. While some authors assert that photography had a mere documental role, others, on the contrary, cite the use of specific means by some artists in order to problemize the technical image, its visual possibilities and its social meanings. KEYWORDS: Conceptual art; photography; historiography. Universidade Federal de Uberlândia2008-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1494ArtCultura; Vol. 10 No. 16 (2008): ArtCulturaArtCultura; Vol. 10 Núm. 16 (2008): ArtCulturaArtCultura; v. 10 n. 16 (2008): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1494/2749Fabris, Annateresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1494Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:49ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte conceitual e fotografia: um percurso crítico-historiográfico
title Arte conceitual e fotografia: um percurso crítico-historiográfico
spellingShingle Arte conceitual e fotografia: um percurso crítico-historiográfico
Fabris, Annateresa
title_short Arte conceitual e fotografia: um percurso crítico-historiográfico
title_full Arte conceitual e fotografia: um percurso crítico-historiográfico
title_fullStr Arte conceitual e fotografia: um percurso crítico-historiográfico
title_full_unstemmed Arte conceitual e fotografia: um percurso crítico-historiográfico
title_sort Arte conceitual e fotografia: um percurso crítico-historiográfico
author Fabris, Annateresa
author_facet Fabris, Annateresa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabris, Annateresa
description Fotografia e arte conceitual constituem um par complexo. Se alguns autores afirmam que a fotografia desempenhou um mero papel documental, outros, ao contrário, apontam para o uso de recursos específicos por parte de alguns artistas, que permitem problematizar a imagem técnica, suas possibilidades visuais e seus significados sociais. PALAVRAS-CHAVE: Arte conceitual; fotografia; historiografia. ABSTRACT Photography and conceptual art compose a complex couple. While some authors assert that photography had a mere documental role, others, on the contrary, cite the use of specific means by some artists in order to problemize the technical image, its visual possibilities and its social meanings. KEYWORDS: Conceptual art; photography; historiography.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1494
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1494/2749
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 10 No. 16 (2008): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 10 Núm. 16 (2008): ArtCultura
ArtCultura; v. 10 n. 16 (2008): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069140102479872