O cinema mudo em São Paulo: experiências de italianos e italianas, práticas urbanas e códigos sexuados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raisa Schpun, Mônica
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1446
Resumo: O artigo trata do cinema mudo produzido em São Paulo no início do século XX, como uma forma de apropriação simbólica do espaço urbano pelos ítalo-paulistanos. Estes, após terem participado ativamente das companhias de teatro amador existentes na cidade, serão os pioneiros do cinema nascente, cujas bases encontram-se justamente na rica rede de trupes treatrais paulistanas. A problemática assim circunscrita permite ainda cruzar práticas sociais urbanas com as relações de gênero que as atravessam. Tudo isso num contexto urbano de profundas transformações onde tomam forma novas dinâmicas de ocupação do espaço. PALAVRAS-CHAVE: ítalo-paulistano(a)s; cidade; cinema. ABSTRACT The article is about silent movies produced in São Paulo in the beginning of the 20th century, as a way of symbolic appropriation of the urban space by Italian immigrants. After actively participating in the amateur companies existing in the city, these immigrants were the pioneers of the new-born cinema, whose basis lie precisely in the rich network of the São Paulo theater companies. The problem so delimited also permits to cross social urban practices with the gender relations within them. All of that in an urban context of deep transformations which take the form of new dynamics of space occupation. KEYWORDS: São Paulo Italian immigrants; city; cinema.
id UFU-15_69f954f74e3cc81dd98e1b21e4d035d8
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1446
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling O cinema mudo em São Paulo: experiências de italianos e italianas, práticas urbanas e códigos sexuadosO artigo trata do cinema mudo produzido em São Paulo no início do século XX, como uma forma de apropriação simbólica do espaço urbano pelos ítalo-paulistanos. Estes, após terem participado ativamente das companhias de teatro amador existentes na cidade, serão os pioneiros do cinema nascente, cujas bases encontram-se justamente na rica rede de trupes treatrais paulistanas. A problemática assim circunscrita permite ainda cruzar práticas sociais urbanas com as relações de gênero que as atravessam. Tudo isso num contexto urbano de profundas transformações onde tomam forma novas dinâmicas de ocupação do espaço. PALAVRAS-CHAVE: ítalo-paulistano(a)s; cidade; cinema. ABSTRACT The article is about silent movies produced in São Paulo in the beginning of the 20th century, as a way of symbolic appropriation of the urban space by Italian immigrants. After actively participating in the amateur companies existing in the city, these immigrants were the pioneers of the new-born cinema, whose basis lie precisely in the rich network of the São Paulo theater companies. The problem so delimited also permits to cross social urban practices with the gender relations within them. All of that in an urban context of deep transformations which take the form of new dynamics of space occupation. KEYWORDS: São Paulo Italian immigrants; city; cinema.Universidade Federal de Uberlândia2008-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1446ArtCultura; Vol. 9 No. 14 (2007): ArtCulturaArtCultura; Vol. 9 Núm. 14 (2007): ArtCulturaArtCultura; v. 9 n. 14 (2007): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1446/1295Raisa Schpun, Mônicainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:46:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1446Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:46:35ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema mudo em São Paulo: experiências de italianos e italianas, práticas urbanas e códigos sexuados
title O cinema mudo em São Paulo: experiências de italianos e italianas, práticas urbanas e códigos sexuados
spellingShingle O cinema mudo em São Paulo: experiências de italianos e italianas, práticas urbanas e códigos sexuados
Raisa Schpun, Mônica
title_short O cinema mudo em São Paulo: experiências de italianos e italianas, práticas urbanas e códigos sexuados
title_full O cinema mudo em São Paulo: experiências de italianos e italianas, práticas urbanas e códigos sexuados
title_fullStr O cinema mudo em São Paulo: experiências de italianos e italianas, práticas urbanas e códigos sexuados
title_full_unstemmed O cinema mudo em São Paulo: experiências de italianos e italianas, práticas urbanas e códigos sexuados
title_sort O cinema mudo em São Paulo: experiências de italianos e italianas, práticas urbanas e códigos sexuados
author Raisa Schpun, Mônica
author_facet Raisa Schpun, Mônica
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raisa Schpun, Mônica
description O artigo trata do cinema mudo produzido em São Paulo no início do século XX, como uma forma de apropriação simbólica do espaço urbano pelos ítalo-paulistanos. Estes, após terem participado ativamente das companhias de teatro amador existentes na cidade, serão os pioneiros do cinema nascente, cujas bases encontram-se justamente na rica rede de trupes treatrais paulistanas. A problemática assim circunscrita permite ainda cruzar práticas sociais urbanas com as relações de gênero que as atravessam. Tudo isso num contexto urbano de profundas transformações onde tomam forma novas dinâmicas de ocupação do espaço. PALAVRAS-CHAVE: ítalo-paulistano(a)s; cidade; cinema. ABSTRACT The article is about silent movies produced in São Paulo in the beginning of the 20th century, as a way of symbolic appropriation of the urban space by Italian immigrants. After actively participating in the amateur companies existing in the city, these immigrants were the pioneers of the new-born cinema, whose basis lie precisely in the rich network of the São Paulo theater companies. The problem so delimited also permits to cross social urban practices with the gender relations within them. All of that in an urban context of deep transformations which take the form of new dynamics of space occupation. KEYWORDS: São Paulo Italian immigrants; city; cinema.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1446
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1446/1295
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 9 No. 14 (2007): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 9 Núm. 14 (2007): ArtCultura
ArtCultura; v. 9 n. 14 (2007): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069139477528577