"O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brügger, Silvia Maria Jardim
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3232
Resumo: Clara Nunes, mineira de Paraopeba, construiu sua carreira, entre as décadas de 1960 e 1980, em um contexto marcado, no Brasil, pelo regime militar, pela afirmação da indústria cultural, pelo crescimento do movimento negro e, na música, pela eclosão e/ou expansão de diversos gêneros/movimentos, como a bossa-nova, o iê-iê-iê, a música engajada e o tropicalismo. Neste artigo, procuro analisar como a cantora construiu uma trajetória que pretendia uma identificação com a cultura popular brasileira, o que passou pelo direcionamento de sua carreira, a partir de 1971, e por um processo de reapropriação de sua própria tradição familiar. Mostro como essa proposta essencialmente política assumiu em Clara um sentido de missão religiosa. PALAVRAS-CHAVE: Clara Nunes; cultura popular brasileira; música popular. ABSTRACT: Clara Nunes, from Paraopeba, Minas Gerais, built her career between the 60's and 80's, in a context marked by the brazilian military regimen, by the affirmation of the cultural industry, by the growth of the black movement and by the eclosion/ expansion of many kind of music, as the "bossa novaâ€?, the "iê-iê-iêâ€?, the engaged music and the "tropicalismoâ€?. In this article, I analyze how she built her pathwayin a look for identification with the brazilian popular culture, what affected the direction of her career, after 1970, and the process of reappropriation of her own familiar tradition. I show how this notably political propose acquire a sense of religious mission. KEYWORDS: Clara Nunes; brazilian popular culture; popular music.
id UFU-15_796109b7a631b56dc96fefcfd70c609b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3232
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling "O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes Clara Nunes, mineira de Paraopeba, construiu sua carreira, entre as décadas de 1960 e 1980, em um contexto marcado, no Brasil, pelo regime militar, pela afirmação da indústria cultural, pelo crescimento do movimento negro e, na música, pela eclosão e/ou expansão de diversos gêneros/movimentos, como a bossa-nova, o iê-iê-iê, a música engajada e o tropicalismo. Neste artigo, procuro analisar como a cantora construiu uma trajetória que pretendia uma identificação com a cultura popular brasileira, o que passou pelo direcionamento de sua carreira, a partir de 1971, e por um processo de reapropriação de sua própria tradição familiar. Mostro como essa proposta essencialmente política assumiu em Clara um sentido de missão religiosa. PALAVRAS-CHAVE: Clara Nunes; cultura popular brasileira; música popular. ABSTRACT: Clara Nunes, from Paraopeba, Minas Gerais, built her career between the 60's and 80's, in a context marked by the brazilian military regimen, by the affirmation of the cultural industry, by the growth of the black movement and by the eclosion/ expansion of many kind of music, as the "bossa novaâ€?, the "iê-iê-iêâ€?, the engaged music and the "tropicalismoâ€?. In this article, I analyze how she built her pathwayin a look for identification with the brazilian popular culture, what affected the direction of her career, after 1970, and the process of reappropriation of her own familiar tradition. I show how this notably political propose acquire a sense of religious mission. KEYWORDS: Clara Nunes; brazilian popular culture; popular music. Universidade Federal de Uberlândia2009-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3232ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3232/2411Brügger, Silvia Maria Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3232Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:42ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv "O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes
title "O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes
spellingShingle "O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes
Brügger, Silvia Maria Jardim
title_short "O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes
title_full "O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes
title_fullStr "O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes
title_full_unstemmed "O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes
title_sort "O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes
author Brügger, Silvia Maria Jardim
author_facet Brügger, Silvia Maria Jardim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brügger, Silvia Maria Jardim
description Clara Nunes, mineira de Paraopeba, construiu sua carreira, entre as décadas de 1960 e 1980, em um contexto marcado, no Brasil, pelo regime militar, pela afirmação da indústria cultural, pelo crescimento do movimento negro e, na música, pela eclosão e/ou expansão de diversos gêneros/movimentos, como a bossa-nova, o iê-iê-iê, a música engajada e o tropicalismo. Neste artigo, procuro analisar como a cantora construiu uma trajetória que pretendia uma identificação com a cultura popular brasileira, o que passou pelo direcionamento de sua carreira, a partir de 1971, e por um processo de reapropriação de sua própria tradição familiar. Mostro como essa proposta essencialmente política assumiu em Clara um sentido de missão religiosa. PALAVRAS-CHAVE: Clara Nunes; cultura popular brasileira; música popular. ABSTRACT: Clara Nunes, from Paraopeba, Minas Gerais, built her career between the 60's and 80's, in a context marked by the brazilian military regimen, by the affirmation of the cultural industry, by the growth of the black movement and by the eclosion/ expansion of many kind of music, as the "bossa novaâ€?, the "iê-iê-iêâ€?, the engaged music and the "tropicalismoâ€?. In this article, I analyze how she built her pathwayin a look for identification with the brazilian popular culture, what affected the direction of her career, after 1970, and the process of reappropriation of her own familiar tradition. I show how this notably political propose acquire a sense of religious mission. KEYWORDS: Clara Nunes; brazilian popular culture; popular music.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3232
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3232/2411
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCultura
ArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069140142325760