"O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3232 |
Resumo: | Clara Nunes, mineira de Paraopeba, construiu sua carreira, entre as décadas de 1960 e 1980, em um contexto marcado, no Brasil, pelo regime militar, pela afirmação da indústria cultural, pelo crescimento do movimento negro e, na música, pela eclosão e/ou expansão de diversos gêneros/movimentos, como a bossa-nova, o iê-iê-iê, a música engajada e o tropicalismo. Neste artigo, procuro analisar como a cantora construiu uma trajetória que pretendia uma identificação com a cultura popular brasileira, o que passou pelo direcionamento de sua carreira, a partir de 1971, e por um processo de reapropriação de sua própria tradição familiar. Mostro como essa proposta essencialmente política assumiu em Clara um sentido de missão religiosa. PALAVRAS-CHAVE: Clara Nunes; cultura popular brasileira; música popular. ABSTRACT: Clara Nunes, from Paraopeba, Minas Gerais, built her career between the 60's and 80's, in a context marked by the brazilian military regimen, by the affirmation of the cultural industry, by the growth of the black movement and by the eclosion/ expansion of many kind of music, as the "bossa novaâ€?, the "iê-iê-iêâ€?, the engaged music and the "tropicalismoâ€?. In this article, I analyze how she built her pathwayin a look for identification with the brazilian popular culture, what affected the direction of her career, after 1970, and the process of reappropriation of her own familiar tradition. I show how this notably political propose acquire a sense of religious mission. KEYWORDS: Clara Nunes; brazilian popular culture; popular music. |
id |
UFU-15_796109b7a631b56dc96fefcfd70c609b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3232 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes Clara Nunes, mineira de Paraopeba, construiu sua carreira, entre as décadas de 1960 e 1980, em um contexto marcado, no Brasil, pelo regime militar, pela afirmação da indústria cultural, pelo crescimento do movimento negro e, na música, pela eclosão e/ou expansão de diversos gêneros/movimentos, como a bossa-nova, o iê-iê-iê, a música engajada e o tropicalismo. Neste artigo, procuro analisar como a cantora construiu uma trajetória que pretendia uma identificação com a cultura popular brasileira, o que passou pelo direcionamento de sua carreira, a partir de 1971, e por um processo de reapropriação de sua própria tradição familiar. Mostro como essa proposta essencialmente política assumiu em Clara um sentido de missão religiosa. PALAVRAS-CHAVE: Clara Nunes; cultura popular brasileira; música popular. ABSTRACT: Clara Nunes, from Paraopeba, Minas Gerais, built her career between the 60's and 80's, in a context marked by the brazilian military regimen, by the affirmation of the cultural industry, by the growth of the black movement and by the eclosion/ expansion of many kind of music, as the "bossa novaâ€?, the "iê-iê-iêâ€?, the engaged music and the "tropicalismoâ€?. In this article, I analyze how she built her pathwayin a look for identification with the brazilian popular culture, what affected the direction of her career, after 1970, and the process of reappropriation of her own familiar tradition. I show how this notably political propose acquire a sense of religious mission. KEYWORDS: Clara Nunes; brazilian popular culture; popular music. Universidade Federal de Uberlândia2009-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3232ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3232/2411Brügger, Silvia Maria Jardiminfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3232Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:42ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes |
title |
"O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes |
spellingShingle |
"O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes Brügger, Silvia Maria Jardim |
title_short |
"O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes |
title_full |
"O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes |
title_fullStr |
"O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes |
title_full_unstemmed |
"O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes |
title_sort |
"O povo é tudoâ€?: a obra de Clara Nunes |
author |
Brügger, Silvia Maria Jardim |
author_facet |
Brügger, Silvia Maria Jardim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brügger, Silvia Maria Jardim |
description |
Clara Nunes, mineira de Paraopeba, construiu sua carreira, entre as décadas de 1960 e 1980, em um contexto marcado, no Brasil, pelo regime militar, pela afirmação da indústria cultural, pelo crescimento do movimento negro e, na música, pela eclosão e/ou expansão de diversos gêneros/movimentos, como a bossa-nova, o iê-iê-iê, a música engajada e o tropicalismo. Neste artigo, procuro analisar como a cantora construiu uma trajetória que pretendia uma identificação com a cultura popular brasileira, o que passou pelo direcionamento de sua carreira, a partir de 1971, e por um processo de reapropriação de sua própria tradição familiar. Mostro como essa proposta essencialmente política assumiu em Clara um sentido de missão religiosa. PALAVRAS-CHAVE: Clara Nunes; cultura popular brasileira; música popular. ABSTRACT: Clara Nunes, from Paraopeba, Minas Gerais, built her career between the 60's and 80's, in a context marked by the brazilian military regimen, by the affirmation of the cultural industry, by the growth of the black movement and by the eclosion/ expansion of many kind of music, as the "bossa novaâ€?, the "iê-iê-iêâ€?, the engaged music and the "tropicalismoâ€?. In this article, I analyze how she built her pathwayin a look for identification with the brazilian popular culture, what affected the direction of her career, after 1970, and the process of reappropriation of her own familiar tradition. I show how this notably political propose acquire a sense of religious mission. KEYWORDS: Clara Nunes; brazilian popular culture; popular music. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3232 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3232/2411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCultura ArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCultura ArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069140142325760 |