A roda da eternidade: deslocamentos figurais do Uterus Mariae na sermonística vieiriana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Ana Lúcia Machado
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3221
Resumo: O objetivo central deste artigo será o enfoque da rede alegórica tramada por Antônio Vieira para configurar a infinitude do útero de Maria no "Sermão de Nossa Senhora do Óâ€?. Esse sermão recicla um procedimento retórico-poético bastante comum no século XVII, fundamentado na manipulação de particularidades do desenho de uma letra; no caso, o o remete iconicamente a uma realidade - o útero -, a qual remete a um sentido alegórico: não tendo princípio nem fim a figura circular, o o e o útero se identificam como representações da eternidade. Assim, desdobra-se agudamente no texto o seguinte paradoxo: como o corpo finito da Virgem pode conter em si o espaço inteiro do mistério e do infinito. Abordaremos também as noções de similitude e de participação, inerentes à metafísica cristã, que fundamentam essa rede de alegorias engenhosamente tecida por Antonio Vieira. PALAVRAS-CHAVE: Antônio Vieira; oratória sacra; encarnação; Uterus Mariae; alegoria. ABSTRACT: This article focuses on the allegorical net created by Antonio Vieira in his configuration of Maria's uterus in the work "Sermão de Nossa Senhora do Óâ€?. This sermon retakes a rhetoricaland poetical procedure that was very usual in the seventeenth century, based on the manipulation of some specific peculiarities of the design of one letter from the lphabet. In the case of the referred sermon, the letter o is linked, in an iconic way, to one reality - the uterus -, that also refers to an allegorical meaning: considering that any circular figure does not have neither beginning nor ending, the o and the uterus are both identified as representations of eternity. So, the text develops the following paradox: how can the Virgin's finite body enclosure in itself the whole space of mystery and infinity? The analysis will also consider the concepts of similitude and participation, belonging to Christian metaphysics, which are the basis of this chain of allegories ingeniously knitted by Vieira. KEYWORDS: Antônio Vieira; sacred oratory; incarnation; Uterus Mariae; allegory.
id UFU-15_7ed738ea2d27c90993c827c407ccb4f5
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3221
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling A roda da eternidade: deslocamentos figurais do Uterus Mariae na sermonística vieirianaO objetivo central deste artigo será o enfoque da rede alegórica tramada por Antônio Vieira para configurar a infinitude do útero de Maria no "Sermão de Nossa Senhora do Óâ€?. Esse sermão recicla um procedimento retórico-poético bastante comum no século XVII, fundamentado na manipulação de particularidades do desenho de uma letra; no caso, o o remete iconicamente a uma realidade - o útero -, a qual remete a um sentido alegórico: não tendo princípio nem fim a figura circular, o o e o útero se identificam como representações da eternidade. Assim, desdobra-se agudamente no texto o seguinte paradoxo: como o corpo finito da Virgem pode conter em si o espaço inteiro do mistério e do infinito. Abordaremos também as noções de similitude e de participação, inerentes à metafísica cristã, que fundamentam essa rede de alegorias engenhosamente tecida por Antonio Vieira. PALAVRAS-CHAVE: Antônio Vieira; oratória sacra; encarnação; Uterus Mariae; alegoria. ABSTRACT: This article focuses on the allegorical net created by Antonio Vieira in his configuration of Maria's uterus in the work "Sermão de Nossa Senhora do Óâ€?. This sermon retakes a rhetoricaland poetical procedure that was very usual in the seventeenth century, based on the manipulation of some specific peculiarities of the design of one letter from the lphabet. In the case of the referred sermon, the letter o is linked, in an iconic way, to one reality - the uterus -, that also refers to an allegorical meaning: considering that any circular figure does not have neither beginning nor ending, the o and the uterus are both identified as representations of eternity. So, the text develops the following paradox: how can the Virgin's finite body enclosure in itself the whole space of mystery and infinity? The analysis will also consider the concepts of similitude and participation, belonging to Christian metaphysics, which are the basis of this chain of allegories ingeniously knitted by Vieira. KEYWORDS: Antônio Vieira; sacred oratory; incarnation; Uterus Mariae; allegory. Universidade Federal de Uberlândia2009-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3221ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCulturaArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3221/2423de Oliveira, Ana Lúcia Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:45:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3221Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:45:42ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A roda da eternidade: deslocamentos figurais do Uterus Mariae na sermonística vieiriana
title A roda da eternidade: deslocamentos figurais do Uterus Mariae na sermonística vieiriana
spellingShingle A roda da eternidade: deslocamentos figurais do Uterus Mariae na sermonística vieiriana
de Oliveira, Ana Lúcia Machado
title_short A roda da eternidade: deslocamentos figurais do Uterus Mariae na sermonística vieiriana
title_full A roda da eternidade: deslocamentos figurais do Uterus Mariae na sermonística vieiriana
title_fullStr A roda da eternidade: deslocamentos figurais do Uterus Mariae na sermonística vieiriana
title_full_unstemmed A roda da eternidade: deslocamentos figurais do Uterus Mariae na sermonística vieiriana
title_sort A roda da eternidade: deslocamentos figurais do Uterus Mariae na sermonística vieiriana
author de Oliveira, Ana Lúcia Machado
author_facet de Oliveira, Ana Lúcia Machado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Ana Lúcia Machado
description O objetivo central deste artigo será o enfoque da rede alegórica tramada por Antônio Vieira para configurar a infinitude do útero de Maria no "Sermão de Nossa Senhora do Óâ€?. Esse sermão recicla um procedimento retórico-poético bastante comum no século XVII, fundamentado na manipulação de particularidades do desenho de uma letra; no caso, o o remete iconicamente a uma realidade - o útero -, a qual remete a um sentido alegórico: não tendo princípio nem fim a figura circular, o o e o útero se identificam como representações da eternidade. Assim, desdobra-se agudamente no texto o seguinte paradoxo: como o corpo finito da Virgem pode conter em si o espaço inteiro do mistério e do infinito. Abordaremos também as noções de similitude e de participação, inerentes à metafísica cristã, que fundamentam essa rede de alegorias engenhosamente tecida por Antonio Vieira. PALAVRAS-CHAVE: Antônio Vieira; oratória sacra; encarnação; Uterus Mariae; alegoria. ABSTRACT: This article focuses on the allegorical net created by Antonio Vieira in his configuration of Maria's uterus in the work "Sermão de Nossa Senhora do Óâ€?. This sermon retakes a rhetoricaland poetical procedure that was very usual in the seventeenth century, based on the manipulation of some specific peculiarities of the design of one letter from the lphabet. In the case of the referred sermon, the letter o is linked, in an iconic way, to one reality - the uterus -, that also refers to an allegorical meaning: considering that any circular figure does not have neither beginning nor ending, the o and the uterus are both identified as representations of eternity. So, the text develops the following paradox: how can the Virgin's finite body enclosure in itself the whole space of mystery and infinity? The analysis will also consider the concepts of similitude and participation, belonging to Christian metaphysics, which are the basis of this chain of allegories ingeniously knitted by Vieira. KEYWORDS: Antônio Vieira; sacred oratory; incarnation; Uterus Mariae; allegory.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3221
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3221/2423
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 10 No. 17 (2008): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 10 Núm. 17 (2008): ArtCultura
ArtCultura; v. 10 n. 17 (2008): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069140125548544