Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29135 |
Resumo: | Quais eram as questões em voga no mundo das artes em Paris por ocasião do Salão de 1861? Que quadros, pintores ou tendências artísticas estavam em evidência na exposição? Em busca de respostas a estas perguntas, realizou-se a leitura das críticas divulgadas na imprensa parisiense, a consulta a álbuns fotográficos que registraram a disposição das obras no Palais des Champs-Elysées e a análise de caricaturas sobre o salão. O material levantado revela um campo artístico em transformação. Uma mudança em especial recebeu numerosos comentários dos contemporâneos: o enfraquecimento da pintura de história. Sobre tal tema, os críticos expressaram opiniões divergentes, e os artistas propuseram soluções originais. O estudo da recepção de dois quadros, Charlotte Corday, de Paul Baudry, e Frineia diante do tribunal, de Gérôme, nos auxilia a aprofundar o conhecimento sobre essa questão e sobre a arte desse período.palavras-chave: Salão de Paris de 1861; crítica de arte; pintura de história. |
id |
UFU-15_83a9cbbd1009b25987258fcb3ec7d051 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29135 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861Quais eram as questões em voga no mundo das artes em Paris por ocasião do Salão de 1861? Que quadros, pintores ou tendências artísticas estavam em evidência na exposição? Em busca de respostas a estas perguntas, realizou-se a leitura das críticas divulgadas na imprensa parisiense, a consulta a álbuns fotográficos que registraram a disposição das obras no Palais des Champs-Elysées e a análise de caricaturas sobre o salão. O material levantado revela um campo artístico em transformação. Uma mudança em especial recebeu numerosos comentários dos contemporâneos: o enfraquecimento da pintura de história. Sobre tal tema, os críticos expressaram opiniões divergentes, e os artistas propuseram soluções originais. O estudo da recepção de dois quadros, Charlotte Corday, de Paul Baudry, e Frineia diante do tribunal, de Gérôme, nos auxilia a aprofundar o conhecimento sobre essa questão e sobre a arte desse período.palavras-chave: Salão de Paris de 1861; crítica de arte; pintura de história.Universidade Federal de Uberlândia2015-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29135ArtCultura; Vol. 15 No. 26 (2013): ArtCulturaArtCultura; Vol. 15 Núm. 26 (2013): ArtCulturaArtCultura; v. 15 n. 26 (2013): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29135/16209Cavalcanti, Ana Maria Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:43:05Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29135Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:43:05ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861 |
title |
Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861 |
spellingShingle |
Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861 Cavalcanti, Ana Maria Tavares |
title_short |
Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861 |
title_full |
Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861 |
title_fullStr |
Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861 |
title_full_unstemmed |
Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861 |
title_sort |
Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861 |
author |
Cavalcanti, Ana Maria Tavares |
author_facet |
Cavalcanti, Ana Maria Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcanti, Ana Maria Tavares |
description |
Quais eram as questões em voga no mundo das artes em Paris por ocasião do Salão de 1861? Que quadros, pintores ou tendências artísticas estavam em evidência na exposição? Em busca de respostas a estas perguntas, realizou-se a leitura das críticas divulgadas na imprensa parisiense, a consulta a álbuns fotográficos que registraram a disposição das obras no Palais des Champs-Elysées e a análise de caricaturas sobre o salão. O material levantado revela um campo artístico em transformação. Uma mudança em especial recebeu numerosos comentários dos contemporâneos: o enfraquecimento da pintura de história. Sobre tal tema, os críticos expressaram opiniões divergentes, e os artistas propuseram soluções originais. O estudo da recepção de dois quadros, Charlotte Corday, de Paul Baudry, e Frineia diante do tribunal, de Gérôme, nos auxilia a aprofundar o conhecimento sobre essa questão e sobre a arte desse período.palavras-chave: Salão de Paris de 1861; crítica de arte; pintura de história. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29135 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29135/16209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 15 No. 26 (2013): ArtCultura ArtCultura; Vol. 15 Núm. 26 (2013): ArtCultura ArtCultura; v. 15 n. 26 (2013): ArtCultura 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069141367062528 |