Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Ana Maria Tavares
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29135
Resumo: Quais eram as questões em voga no mundo das artes em Paris por ocasião do Salão de 1861? Que quadros, pintores ou tendências artísticas estavam em evidência na exposição? Em busca de respostas a estas perguntas, realizou-se a leitura das críticas divulgadas na imprensa parisiense, a consulta a álbuns fotográficos que registraram a disposição das obras no Palais des Champs-Elysées e a análise de caricaturas sobre o salão. O material levantado revela um campo artístico em transformação. Uma mudança em especial recebeu numerosos comentários dos contemporâneos: o enfraquecimento da pintura de história. Sobre tal tema, os críticos expressaram opiniões divergentes, e os artistas propuseram soluções originais. O estudo da recepção de dois quadros, Charlotte Corday, de Paul Baudry, e Frineia diante do tribunal, de Gérôme, nos auxilia a aprofundar o conhecimento sobre essa questão e sobre a arte desse período.palavras-chave: Salão de Paris de 1861; crítica de arte; pintura de história.
id UFU-15_83a9cbbd1009b25987258fcb3ec7d051
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29135
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861Quais eram as questões em voga no mundo das artes em Paris por ocasião do Salão de 1861? Que quadros, pintores ou tendências artísticas estavam em evidência na exposição? Em busca de respostas a estas perguntas, realizou-se a leitura das críticas divulgadas na imprensa parisiense, a consulta a álbuns fotográficos que registraram a disposição das obras no Palais des Champs-Elysées e a análise de caricaturas sobre o salão. O material levantado revela um campo artístico em transformação. Uma mudança em especial recebeu numerosos comentários dos contemporâneos: o enfraquecimento da pintura de história. Sobre tal tema, os críticos expressaram opiniões divergentes, e os artistas propuseram soluções originais. O estudo da recepção de dois quadros, Charlotte Corday, de Paul Baudry, e Frineia diante do tribunal, de Gérôme, nos auxilia a aprofundar o conhecimento sobre essa questão e sobre a arte desse período.palavras-chave: Salão de Paris de 1861; crítica de arte; pintura de história.Universidade Federal de Uberlândia2015-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29135ArtCultura; Vol. 15 No. 26 (2013): ArtCulturaArtCultura; Vol. 15 Núm. 26 (2013): ArtCulturaArtCultura; v. 15 n. 26 (2013): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29135/16209Cavalcanti, Ana Maria Tavaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:43:05Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29135Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:43:05ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861
title Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861
spellingShingle Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861
Cavalcanti, Ana Maria Tavares
title_short Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861
title_full Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861
title_fullStr Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861
title_full_unstemmed Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861
title_sort Pintura de história em debate: a crítica de arte no Salão de Paris de 1861
author Cavalcanti, Ana Maria Tavares
author_facet Cavalcanti, Ana Maria Tavares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Ana Maria Tavares
description Quais eram as questões em voga no mundo das artes em Paris por ocasião do Salão de 1861? Que quadros, pintores ou tendências artísticas estavam em evidência na exposição? Em busca de respostas a estas perguntas, realizou-se a leitura das críticas divulgadas na imprensa parisiense, a consulta a álbuns fotográficos que registraram a disposição das obras no Palais des Champs-Elysées e a análise de caricaturas sobre o salão. O material levantado revela um campo artístico em transformação. Uma mudança em especial recebeu numerosos comentários dos contemporâneos: o enfraquecimento da pintura de história. Sobre tal tema, os críticos expressaram opiniões divergentes, e os artistas propuseram soluções originais. O estudo da recepção de dois quadros, Charlotte Corday, de Paul Baudry, e Frineia diante do tribunal, de Gérôme, nos auxilia a aprofundar o conhecimento sobre essa questão e sobre a arte desse período.palavras-chave: Salão de Paris de 1861; crítica de arte; pintura de história.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29135
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29135/16209
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 15 No. 26 (2013): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 15 Núm. 26 (2013): ArtCultura
ArtCultura; v. 15 n. 26 (2013): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069141367062528