O cinema na mídia e a mídia no cinema: Lance maior nos debates sobre os meios de comunicação de massa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1437 |
Resumo: | Produzido num contexto em que o tema dos meios de comunicação de massa invadia os debates culturais sobre a questão da identidade e da cultura brasileira, o filme Lance maior (Sylvio Back, 1968) permite reflexões sobre sua própria inserção nesses debates. Neste artigo, através da análise de alguns aspectos formais e de questões contextuais, procura-se estabelecer relações entre diferentes níveis de problematização do filme no que diz respeito ao tema dos meios de comunicação de massa. Como questão central no texto, avalia-se a importância desses meios na construção da identidade de duas protagonistas. Como complemento, são levantadas discussões sobre possíveis graus de comunicabilidade da obra e sobre seu próprio caráter de mediação, lembrando que o diretor e os roteiristas eram "homens da mídiaâ€?. PALAVRAS-CHAVE: cinema brasileiro; mídia; Sylvio Back. ABSTRACT The film Lance maior (Sylvio Back, 1968) was produced in a context where the theme of the media invaded the cultural debates on the subject of the identity and of the Brazilian culture. This allows to think in the insertion of the film inside these debates. Like this, through the analysis of the language and of some subjects of the context of Lance Maior, this article intends to establish relationships among several levels of implication of the film front to the theme of the media. As the most important aspect, it is evaluated the influence of the media in the construction of two protagonists' identity. Besides, is analyzed the possible degrees of communication of the film and your own mediation character, remembering that the authors were "media menâ€?. KEYWORDS: Brazilian cinema; media; Sylvio Back. |
id |
UFU-15_84a26af90c2f75bfa7c46947ad73d2d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1437 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O cinema na mídia e a mídia no cinema: Lance maior nos debates sobre os meios de comunicação de massaProduzido num contexto em que o tema dos meios de comunicação de massa invadia os debates culturais sobre a questão da identidade e da cultura brasileira, o filme Lance maior (Sylvio Back, 1968) permite reflexões sobre sua própria inserção nesses debates. Neste artigo, através da análise de alguns aspectos formais e de questões contextuais, procura-se estabelecer relações entre diferentes níveis de problematização do filme no que diz respeito ao tema dos meios de comunicação de massa. Como questão central no texto, avalia-se a importância desses meios na construção da identidade de duas protagonistas. Como complemento, são levantadas discussões sobre possíveis graus de comunicabilidade da obra e sobre seu próprio caráter de mediação, lembrando que o diretor e os roteiristas eram "homens da mídiaâ€?. PALAVRAS-CHAVE: cinema brasileiro; mídia; Sylvio Back. ABSTRACT The film Lance maior (Sylvio Back, 1968) was produced in a context where the theme of the media invaded the cultural debates on the subject of the identity and of the Brazilian culture. This allows to think in the insertion of the film inside these debates. Like this, through the analysis of the language and of some subjects of the context of Lance Maior, this article intends to establish relationships among several levels of implication of the film front to the theme of the media. As the most important aspect, it is evaluated the influence of the media in the construction of two protagonists' identity. Besides, is analyzed the possible degrees of communication of the film and your own mediation character, remembering that the authors were "media menâ€?. KEYWORDS: Brazilian cinema; media; Sylvio Back.Universidade Federal de Uberlândia2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1437ArtCultura; Vol. 8 No. 13 (2006): ArtCulturaArtCultura; Vol. 8 Núm. 13 (2006): ArtCulturaArtCultura; v. 8 n. 13 (2006): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1437/21246Kaminski, Rosaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:46:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/1437Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:46:12ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O cinema na mídia e a mídia no cinema: Lance maior nos debates sobre os meios de comunicação de massa |
title |
O cinema na mídia e a mídia no cinema: Lance maior nos debates sobre os meios de comunicação de massa |
spellingShingle |
O cinema na mídia e a mídia no cinema: Lance maior nos debates sobre os meios de comunicação de massa Kaminski, Rosane |
title_short |
O cinema na mídia e a mídia no cinema: Lance maior nos debates sobre os meios de comunicação de massa |
title_full |
O cinema na mídia e a mídia no cinema: Lance maior nos debates sobre os meios de comunicação de massa |
title_fullStr |
O cinema na mídia e a mídia no cinema: Lance maior nos debates sobre os meios de comunicação de massa |
title_full_unstemmed |
O cinema na mídia e a mídia no cinema: Lance maior nos debates sobre os meios de comunicação de massa |
title_sort |
O cinema na mídia e a mídia no cinema: Lance maior nos debates sobre os meios de comunicação de massa |
author |
Kaminski, Rosane |
author_facet |
Kaminski, Rosane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kaminski, Rosane |
description |
Produzido num contexto em que o tema dos meios de comunicação de massa invadia os debates culturais sobre a questão da identidade e da cultura brasileira, o filme Lance maior (Sylvio Back, 1968) permite reflexões sobre sua própria inserção nesses debates. Neste artigo, através da análise de alguns aspectos formais e de questões contextuais, procura-se estabelecer relações entre diferentes níveis de problematização do filme no que diz respeito ao tema dos meios de comunicação de massa. Como questão central no texto, avalia-se a importância desses meios na construção da identidade de duas protagonistas. Como complemento, são levantadas discussões sobre possíveis graus de comunicabilidade da obra e sobre seu próprio caráter de mediação, lembrando que o diretor e os roteiristas eram "homens da mídiaâ€?. PALAVRAS-CHAVE: cinema brasileiro; mídia; Sylvio Back. ABSTRACT The film Lance maior (Sylvio Back, 1968) was produced in a context where the theme of the media invaded the cultural debates on the subject of the identity and of the Brazilian culture. This allows to think in the insertion of the film inside these debates. Like this, through the analysis of the language and of some subjects of the context of Lance Maior, this article intends to establish relationships among several levels of implication of the film front to the theme of the media. As the most important aspect, it is evaluated the influence of the media in the construction of two protagonists' identity. Besides, is analyzed the possible degrees of communication of the film and your own mediation character, remembering that the authors were "media menâ€?. KEYWORDS: Brazilian cinema; media; Sylvio Back. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1437 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1437 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1437/21246 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 8 No. 13 (2006): ArtCultura ArtCultura; Vol. 8 Núm. 13 (2006): ArtCultura ArtCultura; v. 8 n. 13 (2006): ArtCultura 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069139470188544 |