On construction sites, animals, meat, bread and other quirks
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40091 |
Resumo: | No campo artístico, a segunda metade da década de 1960 é marcada pela tomada de posição contra o objeto, substituído pelos processos de pensamento (arte conceitual), pela corporeidade dos acontecimentos e dos elementos naturais (arte povera), pela busca do "sublime" da natureza (land art), pelo uso direto do corpo como matéria significativa (body art) e pela exaltação da expressividade primária das propriedades físicas de materiais de diversas proveniências (process art), entre outros. A contestação da obra acabada e de sua natureza de produto e a exaltação das ideias e dos processos não deixam de ter repercussões no Brasil, onde adquirem significados próprios. Denominada "desmaterialização" por Lucy Lippard, essa tomada de posição contra os aspectos materiais da obra caracteriza-se pela busca de uma "solução drástica ao problema da fácil compra e venda dos artistas junto com sua arte", por uma difusão alheia às tradicionais estruturas de poder, pelo estabelecimento de uma rede de solidariedade entre os criadores e pela politização da produção e do comportamento, quando necessário. |
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On construction sites, animals, meat, bread and other quirksSobre canteiros de obras, bichos, carne, pão e outras bizarricesNo campo artístico, a segunda metade da década de 1960 é marcada pela tomada de posição contra o objeto, substituído pelos processos de pensamento (arte conceitual), pela corporeidade dos acontecimentos e dos elementos naturais (arte povera), pela busca do "sublime" da natureza (land art), pelo uso direto do corpo como matéria significativa (body art) e pela exaltação da expressividade primária das propriedades físicas de materiais de diversas proveniências (process art), entre outros. A contestação da obra acabada e de sua natureza de produto e a exaltação das ideias e dos processos não deixam de ter repercussões no Brasil, onde adquirem significados próprios. Denominada "desmaterialização" por Lucy Lippard, essa tomada de posição contra os aspectos materiais da obra caracteriza-se pela busca de uma "solução drástica ao problema da fácil compra e venda dos artistas junto com sua arte", por uma difusão alheia às tradicionais estruturas de poder, pelo estabelecimento de uma rede de solidariedade entre os criadores e pela politização da produção e do comportamento, quando necessário.Universidade Federal de Uberlândia2017-10-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/4009110.14393/ArtC-V19n34-2017-1-15ArtCultura; Vol. 19 No. 34 (2017): ArtCulturaArtCultura; Vol. 19 Núm. 34 (2017): ArtCulturaArtCultura; v. 19 n. 34 (2017): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40091/20955Copyright (c) 2017 Artculturainfo:eu-repo/semantics/openAccessFabris, Annateresa2022-05-27T16:17:57Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40091Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-05-27T16:17:57ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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