New historical experiences associated with theater censorship

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins de Souza, Silvia Cristina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73182
Resumo: Arte social e coletiva, da alteridade e da presença, o teatro sempre provocou apreensão junto aos poderes constituídos. Em função disso, intervir sobre a circulação da informação propiciada pelos tablados foi considerada uma atividade imprescindível na manutenção do controle sobre a sociedade em diferentes contextos. Não à toa o teatro foi definido por Almeida Garrett, primeiro presidente do Conservatório Real de Lisboa, órgão oficial de censura teatral de Portugal no século XIX, como “o livro dos que não têm livros”, “uma verdadeira biblioteca popular, que deve ser feita com mais escrupulosa seleção do que outra, porque tem mais leitores, e em geral menos instruídos”.
id UFU-15_bdfa536c48f2e7dd8519d49e4091efd1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/73182
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling New historical experiences associated with theater censorshipNovas experiências históricas ligadas à censura teatralArte social e coletiva, da alteridade e da presença, o teatro sempre provocou apreensão junto aos poderes constituídos. Em função disso, intervir sobre a circulação da informação propiciada pelos tablados foi considerada uma atividade imprescindível na manutenção do controle sobre a sociedade em diferentes contextos. Não à toa o teatro foi definido por Almeida Garrett, primeiro presidente do Conservatório Real de Lisboa, órgão oficial de censura teatral de Portugal no século XIX, como “o livro dos que não têm livros”, “uma verdadeira biblioteca popular, que deve ser feita com mais escrupulosa seleção do que outra, porque tem mais leitores, e em geral menos instruídos”.Universidade Federal de Uberlândia2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/7318210.14393/artc-v25-n47-2023-73182ArtCultura; Vol. 25 No. 47 (2023): ArtCultura; 292-296ArtCultura; Vol. 25 Núm. 47 (2023): ArtCultura; 292-296ArtCultura; v. 25 n. 47 (2023): ArtCultura; 292-2962178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73182/38554Martins de Souza, Silvia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T17:23:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/73182Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2024-04-19T17:23:45ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv New historical experiences associated with theater censorship
Novas experiências históricas ligadas à censura teatral
title New historical experiences associated with theater censorship
spellingShingle New historical experiences associated with theater censorship
Martins de Souza, Silvia Cristina
title_short New historical experiences associated with theater censorship
title_full New historical experiences associated with theater censorship
title_fullStr New historical experiences associated with theater censorship
title_full_unstemmed New historical experiences associated with theater censorship
title_sort New historical experiences associated with theater censorship
author Martins de Souza, Silvia Cristina
author_facet Martins de Souza, Silvia Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins de Souza, Silvia Cristina
description Arte social e coletiva, da alteridade e da presença, o teatro sempre provocou apreensão junto aos poderes constituídos. Em função disso, intervir sobre a circulação da informação propiciada pelos tablados foi considerada uma atividade imprescindível na manutenção do controle sobre a sociedade em diferentes contextos. Não à toa o teatro foi definido por Almeida Garrett, primeiro presidente do Conservatório Real de Lisboa, órgão oficial de censura teatral de Portugal no século XIX, como “o livro dos que não têm livros”, “uma verdadeira biblioteca popular, que deve ser feita com mais escrupulosa seleção do que outra, porque tem mais leitores, e em geral menos instruídos”.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73182
10.14393/artc-v25-n47-2023-73182
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73182
identifier_str_mv 10.14393/artc-v25-n47-2023-73182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73182/38554
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 25 No. 47 (2023): ArtCultura; 292-296
ArtCultura; Vol. 25 Núm. 47 (2023): ArtCultura; 292-296
ArtCultura; v. 25 n. 47 (2023): ArtCultura; 292-296
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069139005669376