New historical experiences associated with theater censorship
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73182 |
Resumo: | Arte social e coletiva, da alteridade e da presença, o teatro sempre provocou apreensão junto aos poderes constituídos. Em função disso, intervir sobre a circulação da informação propiciada pelos tablados foi considerada uma atividade imprescindível na manutenção do controle sobre a sociedade em diferentes contextos. Não à toa o teatro foi definido por Almeida Garrett, primeiro presidente do Conservatório Real de Lisboa, órgão oficial de censura teatral de Portugal no século XIX, como “o livro dos que não têm livros”, “uma verdadeira biblioteca popular, que deve ser feita com mais escrupulosa seleção do que outra, porque tem mais leitores, e em geral menos instruídos”. |
id |
UFU-15_bdfa536c48f2e7dd8519d49e4091efd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/73182 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
New historical experiences associated with theater censorshipNovas experiências históricas ligadas à censura teatralArte social e coletiva, da alteridade e da presença, o teatro sempre provocou apreensão junto aos poderes constituídos. Em função disso, intervir sobre a circulação da informação propiciada pelos tablados foi considerada uma atividade imprescindível na manutenção do controle sobre a sociedade em diferentes contextos. Não à toa o teatro foi definido por Almeida Garrett, primeiro presidente do Conservatório Real de Lisboa, órgão oficial de censura teatral de Portugal no século XIX, como “o livro dos que não têm livros”, “uma verdadeira biblioteca popular, que deve ser feita com mais escrupulosa seleção do que outra, porque tem mais leitores, e em geral menos instruídos”.Universidade Federal de Uberlândia2023-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/7318210.14393/artc-v25-n47-2023-73182ArtCultura; Vol. 25 No. 47 (2023): ArtCultura; 292-296ArtCultura; Vol. 25 Núm. 47 (2023): ArtCultura; 292-296ArtCultura; v. 25 n. 47 (2023): ArtCultura; 292-2962178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73182/38554Martins de Souza, Silvia Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T17:23:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/73182Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2024-04-19T17:23:45ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
New historical experiences associated with theater censorship Novas experiências históricas ligadas à censura teatral |
title |
New historical experiences associated with theater censorship |
spellingShingle |
New historical experiences associated with theater censorship Martins de Souza, Silvia Cristina |
title_short |
New historical experiences associated with theater censorship |
title_full |
New historical experiences associated with theater censorship |
title_fullStr |
New historical experiences associated with theater censorship |
title_full_unstemmed |
New historical experiences associated with theater censorship |
title_sort |
New historical experiences associated with theater censorship |
author |
Martins de Souza, Silvia Cristina |
author_facet |
Martins de Souza, Silvia Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins de Souza, Silvia Cristina |
description |
Arte social e coletiva, da alteridade e da presença, o teatro sempre provocou apreensão junto aos poderes constituídos. Em função disso, intervir sobre a circulação da informação propiciada pelos tablados foi considerada uma atividade imprescindível na manutenção do controle sobre a sociedade em diferentes contextos. Não à toa o teatro foi definido por Almeida Garrett, primeiro presidente do Conservatório Real de Lisboa, órgão oficial de censura teatral de Portugal no século XIX, como “o livro dos que não têm livros”, “uma verdadeira biblioteca popular, que deve ser feita com mais escrupulosa seleção do que outra, porque tem mais leitores, e em geral menos instruídos”. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73182 10.14393/artc-v25-n47-2023-73182 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73182 |
identifier_str_mv |
10.14393/artc-v25-n47-2023-73182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/73182/38554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 25 No. 47 (2023): ArtCultura; 292-296 ArtCultura; Vol. 25 Núm. 47 (2023): ArtCultura; 292-296 ArtCultura; v. 25 n. 47 (2023): ArtCultura; 292-296 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069139005669376 |