Fotografias na Unicamp: entre o documento e o arquivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiavinatto, Iara Lis
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22124
Resumo: Este texto procura apontar algumas possibilidades de pesquisa oferecidas pelos arquivos da Unicamp, indicando uma variada cartela de entradas das séries documentais fotográficas. Seu objeto a obra do fotógrafo Aristides Pedro da Silva, mais conhecido em Campinas como V8, cujo acervo pertence ao Centro de Memória da Unicamp. Assim, explora sua elaboração identitária como fotógrafo-colecionador nessa cidade. Para tanto, o artigo situa sua produção fotográfica no contexto da reordenação urbana de Campinas entre 1930-1960 e, em particular, comenta suas séries fotográficas centradas no tema da produção da ruína urbana, além de atentar para alguns sentidos desse discurso fotográfico. No final, recupera, nessa fotografia documental, um teor estético e indica a necessária relação entre fotografia e arquivo.
id UFU-15_d211eb9487d3e2ec752ce0738a26cfb3
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22124
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling Fotografias na Unicamp: entre o documento e o arquivoEste texto procura apontar algumas possibilidades de pesquisa oferecidas pelos arquivos da Unicamp, indicando uma variada cartela de entradas das séries documentais fotográficas. Seu objeto a obra do fotógrafo Aristides Pedro da Silva, mais conhecido em Campinas como V8, cujo acervo pertence ao Centro de Memória da Unicamp. Assim, explora sua elaboração identitária como fotógrafo-colecionador nessa cidade. Para tanto, o artigo situa sua produção fotográfica no contexto da reordenação urbana de Campinas entre 1930-1960 e, em particular, comenta suas séries fotográficas centradas no tema da produção da ruína urbana, além de atentar para alguns sentidos desse discurso fotográfico. No final, recupera, nessa fotografia documental, um teor estético e indica a necessária relação entre fotografia e arquivo.Universidade Federal de Uberlândia2013-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22124ArtCultura; Vol. 14 No. 24 (2012): ArtCulturaArtCultura; Vol. 14 Núm. 24 (2012): ArtCulturaArtCultura; v. 14 n. 24 (2012): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22124/12086Schiavinatto, Iara Lisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:43:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22124Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:43:26ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Fotografias na Unicamp: entre o documento e o arquivo
title Fotografias na Unicamp: entre o documento e o arquivo
spellingShingle Fotografias na Unicamp: entre o documento e o arquivo
Schiavinatto, Iara Lis
title_short Fotografias na Unicamp: entre o documento e o arquivo
title_full Fotografias na Unicamp: entre o documento e o arquivo
title_fullStr Fotografias na Unicamp: entre o documento e o arquivo
title_full_unstemmed Fotografias na Unicamp: entre o documento e o arquivo
title_sort Fotografias na Unicamp: entre o documento e o arquivo
author Schiavinatto, Iara Lis
author_facet Schiavinatto, Iara Lis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiavinatto, Iara Lis
description Este texto procura apontar algumas possibilidades de pesquisa oferecidas pelos arquivos da Unicamp, indicando uma variada cartela de entradas das séries documentais fotográficas. Seu objeto a obra do fotógrafo Aristides Pedro da Silva, mais conhecido em Campinas como V8, cujo acervo pertence ao Centro de Memória da Unicamp. Assim, explora sua elaboração identitária como fotógrafo-colecionador nessa cidade. Para tanto, o artigo situa sua produção fotográfica no contexto da reordenação urbana de Campinas entre 1930-1960 e, em particular, comenta suas séries fotográficas centradas no tema da produção da ruína urbana, além de atentar para alguns sentidos desse discurso fotográfico. No final, recupera, nessa fotografia documental, um teor estético e indica a necessária relação entre fotografia e arquivo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22124
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/22124/12086
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 14 No. 24 (2012): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 14 Núm. 24 (2012): ArtCultura
ArtCultura; v. 14 n. 24 (2012): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069141331410944