Cavaleiros, monges e sabres de luz: o imaginário medieval na saga Star wars

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Ademir Luiz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30617
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar as influências do imaginário tradicionalmente relacionado com a Idade Média na saga de ficção científica Star wars, produzida pelo cineasta norte-americano George Lucas. Inicialmente, definimos a diferença entre os conceitos de "reminiscências medievais" (a presença residual de elementos medievais no mundo moderno), e "medievalidades" (a mitologia medieval, no que ela possui de místico, aventuresco e romântico), procurando estabelecer de que modo a mídia cinematográfica se utiliza desses elementos para apresentar distintas perspectivas do medievo. Com base na análise de diferentes componentes da saga, tais como entrechos dramáticos, personagens, ambientações e aspectos visuais, partimos do princípio de que ela se passa no que seria o equivalente ao período medieval daquela "galáxia distante". Estão presentes em seu enredo tanto a polêmica concepção de que a Idade Média seria um "período de trevas" quanto a noção romântica de que o medievo é o lugar privilegiado da magia e do heroísmo cavalheiresco.palavras-chave: Idade Média; Star wars; medievalidades.
id UFU-15_d639a3b1d9dfc725bcdd391e38a32546
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30617
network_acronym_str UFU-15
network_name_str ArtCultura (Online)
repository_id_str
spelling Cavaleiros, monges e sabres de luz: o imaginário medieval na saga Star warsO objetivo deste artigo é analisar as influências do imaginário tradicionalmente relacionado com a Idade Média na saga de ficção científica Star wars, produzida pelo cineasta norte-americano George Lucas. Inicialmente, definimos a diferença entre os conceitos de "reminiscências medievais" (a presença residual de elementos medievais no mundo moderno), e "medievalidades" (a mitologia medieval, no que ela possui de místico, aventuresco e romântico), procurando estabelecer de que modo a mídia cinematográfica se utiliza desses elementos para apresentar distintas perspectivas do medievo. Com base na análise de diferentes componentes da saga, tais como entrechos dramáticos, personagens, ambientações e aspectos visuais, partimos do princípio de que ela se passa no que seria o equivalente ao período medieval daquela "galáxia distante". Estão presentes em seu enredo tanto a polêmica concepção de que a Idade Média seria um "período de trevas" quanto a noção romântica de que o medievo é o lugar privilegiado da magia e do heroísmo cavalheiresco.palavras-chave: Idade Média; Star wars; medievalidades.Universidade Federal de Uberlândia2015-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30617ArtCultura; Vol. 16 No. 28 (2014): ArtCulturaArtCultura; Vol. 16 Núm. 28 (2014): ArtCulturaArtCultura; v. 16 n. 28 (2014): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30617/16682https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30617/16683Copyright (c) 2015 Artculturainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Ademir Luiz2022-03-29T16:42:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30617Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:42:47ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Cavaleiros, monges e sabres de luz: o imaginário medieval na saga Star wars
title Cavaleiros, monges e sabres de luz: o imaginário medieval na saga Star wars
spellingShingle Cavaleiros, monges e sabres de luz: o imaginário medieval na saga Star wars
da Silva, Ademir Luiz
title_short Cavaleiros, monges e sabres de luz: o imaginário medieval na saga Star wars
title_full Cavaleiros, monges e sabres de luz: o imaginário medieval na saga Star wars
title_fullStr Cavaleiros, monges e sabres de luz: o imaginário medieval na saga Star wars
title_full_unstemmed Cavaleiros, monges e sabres de luz: o imaginário medieval na saga Star wars
title_sort Cavaleiros, monges e sabres de luz: o imaginário medieval na saga Star wars
author da Silva, Ademir Luiz
author_facet da Silva, Ademir Luiz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Ademir Luiz
description O objetivo deste artigo é analisar as influências do imaginário tradicionalmente relacionado com a Idade Média na saga de ficção científica Star wars, produzida pelo cineasta norte-americano George Lucas. Inicialmente, definimos a diferença entre os conceitos de "reminiscências medievais" (a presença residual de elementos medievais no mundo moderno), e "medievalidades" (a mitologia medieval, no que ela possui de místico, aventuresco e romântico), procurando estabelecer de que modo a mídia cinematográfica se utiliza desses elementos para apresentar distintas perspectivas do medievo. Com base na análise de diferentes componentes da saga, tais como entrechos dramáticos, personagens, ambientações e aspectos visuais, partimos do princípio de que ela se passa no que seria o equivalente ao período medieval daquela "galáxia distante". Estão presentes em seu enredo tanto a polêmica concepção de que a Idade Média seria um "período de trevas" quanto a noção romântica de que o medievo é o lugar privilegiado da magia e do heroísmo cavalheiresco.palavras-chave: Idade Média; Star wars; medievalidades.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30617
url https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30617/16682
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/30617/16683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Artcultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Artcultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv ArtCultura; Vol. 16 No. 28 (2014): ArtCultura
ArtCultura; Vol. 16 Núm. 28 (2014): ArtCultura
ArtCultura; v. 16 n. 28 (2014): ArtCultura
2178-3845
reponame:ArtCultura (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str ArtCultura (Online)
collection ArtCultura (Online)
repository.name.fl_str_mv ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv akparanhos@uol.com.br||
_version_ 1797069141901836288