Escritores adandinados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40229 |
Resumo: | O dandismo marcou a criação literária de Charles Baudelaire, Oscar Wilde e João do Rio. Para Baudelaire, a máscara foi subterfúgio, e a do dândi, se de um lado era artifício, de outro parece ter-lhe aderido à pele, só sendo removida para dar lugar a outras, como a do flâneur, do trapeiro, do apache e do boêmio. O dândi Wilde não resistiu ao peso de uma sociedade opressora e tão orgulhosa da própria civilização. No início do século XX, quando vivíamos as transformações pelas quais passara a sociedade européia no século XIX — em especial a francesa e a britânica —, nossa literatura também produz um dos mais fiéis seguidores do dandismo: Paulo Barreto, o João do Rio.PALAVRAS-CHAVE: dandismo; literatura; arte moderna. |
id |
UFU-15_e582842b50c73d63d2e030d71b2c88b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40229 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escritores adandinadosO dandismo marcou a criação literária de Charles Baudelaire, Oscar Wilde e João do Rio. Para Baudelaire, a máscara foi subterfúgio, e a do dândi, se de um lado era artifício, de outro parece ter-lhe aderido à pele, só sendo removida para dar lugar a outras, como a do flâneur, do trapeiro, do apache e do boêmio. O dândi Wilde não resistiu ao peso de uma sociedade opressora e tão orgulhosa da própria civilização. No início do século XX, quando vivíamos as transformações pelas quais passara a sociedade européia no século XIX — em especial a francesa e a britânica —, nossa literatura também produz um dos mais fiéis seguidores do dandismo: Paulo Barreto, o João do Rio.PALAVRAS-CHAVE: dandismo; literatura; arte moderna.Universidade Federal de Uberlândia2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40229ArtCultura; Vol. 8 No. 13 (2006): ArtCulturaArtCultura; Vol. 8 Núm. 13 (2006): ArtCulturaArtCultura; v. 8 n. 13 (2006): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40229/21036Copyright (c) 2017 Artculturainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Menezes, Marcos Antonio2022-03-29T16:46:12Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40229Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:46:12ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escritores adandinados |
title |
Escritores adandinados |
spellingShingle |
Escritores adandinados de Menezes, Marcos Antonio |
title_short |
Escritores adandinados |
title_full |
Escritores adandinados |
title_fullStr |
Escritores adandinados |
title_full_unstemmed |
Escritores adandinados |
title_sort |
Escritores adandinados |
author |
de Menezes, Marcos Antonio |
author_facet |
de Menezes, Marcos Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Menezes, Marcos Antonio |
description |
O dandismo marcou a criação literária de Charles Baudelaire, Oscar Wilde e João do Rio. Para Baudelaire, a máscara foi subterfúgio, e a do dândi, se de um lado era artifício, de outro parece ter-lhe aderido à pele, só sendo removida para dar lugar a outras, como a do flâneur, do trapeiro, do apache e do boêmio. O dândi Wilde não resistiu ao peso de uma sociedade opressora e tão orgulhosa da própria civilização. No início do século XX, quando vivíamos as transformações pelas quais passara a sociedade européia no século XIX — em especial a francesa e a britânica —, nossa literatura também produz um dos mais fiéis seguidores do dandismo: Paulo Barreto, o João do Rio.PALAVRAS-CHAVE: dandismo; literatura; arte moderna. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40229 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40229 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/40229/21036 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Artcultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Artcultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 8 No. 13 (2006): ArtCultura ArtCultura; Vol. 8 Núm. 13 (2006): ArtCultura ArtCultura; v. 8 n. 13 (2006): ArtCultura 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069142325460992 |