A movência do ficcional em Rubem Fonseca: biografia e narrativa em Bufo & Spallanzani
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ArtCultura (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/14023 |
Resumo: | Este artigo abordará as relações entre história e biografia a partir do romance Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca. O livro será tomado como um tipo de "escrita de si", investigando a idéia de "onipresença invisível" para explicar o controle que o escritor mantém sobre a sua obra. Nesse processo, interessa-nos pensar o que Verena Alberti chama de "deslizamento entre autor e personagem", onde, imbuído da tarefa de "outrar-se" através das personagens, o autor se coloca na "zona de sombra", região composta pelo "ângulo de refração" entre autor e personagem, segundo Costa Lima. A hipótese é a de que a persona literária do escritor Rubem Fonseca foi tecida tendo como base a ficcionalização de si mesmo, silenciando algumas facetas da sua vida pública (como a participação no Ipes) enquanto outras foram exaltadas (como a censura). Palavras-chave: Rubem Fonseca; literatura e história; história e biografia. ABSTRACT: This article aims to emphasize the relations between History and Biografy through Rubem Fonseca's novel Bufo & Spallanzani. The book will be took as a kind of "himself writing" investigating the idea of "invisible omnipresence" to explain the control that writer keeps about his work. In this process, is interesting to think what Verena Albert called "sliding between author and character", which, involved in the activity of "to be another" through his characters, the author put himself in a "shadow's zone", area composed by the "refraction's angle" between author and character, according to Costa Lima. The hypothesis is that the literary persona of Rubem Fonseca's writer was woven based on the process of create a fiction of himself, keeping silence about certain aspects of his public life (as the participation in Ipes), while another are glorify (as the censorship). keywords Rubem Fonseca; literature and history; history and biography. |
id |
UFU-15_f82ca0b1e58740b9d4b1f451a1a73b09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14023 |
network_acronym_str |
UFU-15 |
network_name_str |
ArtCultura (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A movência do ficcional em Rubem Fonseca: biografia e narrativa em Bufo & Spallanzani Este artigo abordará as relações entre história e biografia a partir do romance Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca. O livro será tomado como um tipo de "escrita de si", investigando a idéia de "onipresença invisível" para explicar o controle que o escritor mantém sobre a sua obra. Nesse processo, interessa-nos pensar o que Verena Alberti chama de "deslizamento entre autor e personagem", onde, imbuído da tarefa de "outrar-se" através das personagens, o autor se coloca na "zona de sombra", região composta pelo "ângulo de refração" entre autor e personagem, segundo Costa Lima. A hipótese é a de que a persona literária do escritor Rubem Fonseca foi tecida tendo como base a ficcionalização de si mesmo, silenciando algumas facetas da sua vida pública (como a participação no Ipes) enquanto outras foram exaltadas (como a censura). Palavras-chave: Rubem Fonseca; literatura e história; história e biografia. ABSTRACT: This article aims to emphasize the relations between History and Biografy through Rubem Fonseca's novel Bufo & Spallanzani. The book will be took as a kind of "himself writing" investigating the idea of "invisible omnipresence" to explain the control that writer keeps about his work. In this process, is interesting to think what Verena Albert called "sliding between author and character", which, involved in the activity of "to be another" through his characters, the author put himself in a "shadow's zone", area composed by the "refraction's angle" between author and character, according to Costa Lima. The hypothesis is that the literary persona of Rubem Fonseca's writer was woven based on the process of create a fiction of himself, keeping silence about certain aspects of his public life (as the participation in Ipes), while another are glorify (as the censorship). keywords Rubem Fonseca; literature and history; history and biography. Universidade Federal de Uberlândia2011-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/14023ArtCultura; Vol. 13 No. 22 (2011): ArtCulturaArtCultura; Vol. 13 Núm. 22 (2011): ArtCulturaArtCultura; v. 13 n. 22 (2011): ArtCultura2178-3845reponame:ArtCultura (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/14023/7985Pereira, Aline Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:44:56Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14023Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/artcultura/oaiakparanhos@uol.com.br||2178-38452178-3845opendoar:2022-03-29T16:44:56ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A movência do ficcional em Rubem Fonseca: biografia e narrativa em Bufo & Spallanzani |
title |
A movência do ficcional em Rubem Fonseca: biografia e narrativa em Bufo & Spallanzani |
spellingShingle |
A movência do ficcional em Rubem Fonseca: biografia e narrativa em Bufo & Spallanzani Pereira, Aline Andrade |
title_short |
A movência do ficcional em Rubem Fonseca: biografia e narrativa em Bufo & Spallanzani |
title_full |
A movência do ficcional em Rubem Fonseca: biografia e narrativa em Bufo & Spallanzani |
title_fullStr |
A movência do ficcional em Rubem Fonseca: biografia e narrativa em Bufo & Spallanzani |
title_full_unstemmed |
A movência do ficcional em Rubem Fonseca: biografia e narrativa em Bufo & Spallanzani |
title_sort |
A movência do ficcional em Rubem Fonseca: biografia e narrativa em Bufo & Spallanzani |
author |
Pereira, Aline Andrade |
author_facet |
Pereira, Aline Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Aline Andrade |
description |
Este artigo abordará as relações entre história e biografia a partir do romance Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca. O livro será tomado como um tipo de "escrita de si", investigando a idéia de "onipresença invisível" para explicar o controle que o escritor mantém sobre a sua obra. Nesse processo, interessa-nos pensar o que Verena Alberti chama de "deslizamento entre autor e personagem", onde, imbuído da tarefa de "outrar-se" através das personagens, o autor se coloca na "zona de sombra", região composta pelo "ângulo de refração" entre autor e personagem, segundo Costa Lima. A hipótese é a de que a persona literária do escritor Rubem Fonseca foi tecida tendo como base a ficcionalização de si mesmo, silenciando algumas facetas da sua vida pública (como a participação no Ipes) enquanto outras foram exaltadas (como a censura). Palavras-chave: Rubem Fonseca; literatura e história; história e biografia. ABSTRACT: This article aims to emphasize the relations between History and Biografy through Rubem Fonseca's novel Bufo & Spallanzani. The book will be took as a kind of "himself writing" investigating the idea of "invisible omnipresence" to explain the control that writer keeps about his work. In this process, is interesting to think what Verena Albert called "sliding between author and character", which, involved in the activity of "to be another" through his characters, the author put himself in a "shadow's zone", area composed by the "refraction's angle" between author and character, according to Costa Lima. The hypothesis is that the literary persona of Rubem Fonseca's writer was woven based on the process of create a fiction of himself, keeping silence about certain aspects of his public life (as the participation in Ipes), while another are glorify (as the censorship). keywords Rubem Fonseca; literature and history; history and biography. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/14023 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/14023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/14023/7985 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
ArtCultura; Vol. 13 No. 22 (2011): ArtCultura ArtCultura; Vol. 13 Núm. 22 (2011): ArtCultura ArtCultura; v. 13 n. 22 (2011): ArtCultura 2178-3845 reponame:ArtCultura (Online) instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
ArtCultura (Online) |
collection |
ArtCultura (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ArtCultura (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
akparanhos@uol.com.br|| |
_version_ |
1797069140797685760 |