Entre a história e o mito: Orfeu na América, segundo Sidney Lumet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Maria Cecília de Miranda Nogueira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ArtCultura (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3234
Resumo: Ao examinar alguns aspectos do filme Vidas em fuga (The fugitive kind, 1959), de Sidney Lumet, baseado na peça de Tennessee Williams, Orpheus descending (1957), discuto a adaptação do mito de Orfeu, investigando como ele foi transposto para a sociedade norte-americana a fim de explorar questões éticas, principalmente a intolerância racial e cultural. Busco mostrar a importância de conhecermos estas versões, para entendermos melhor as adaptações do mito na sociedade brasileira: Orfeu (1999), de Carlos Diegues, e Orfeu do carnaval (1958), de Marcel Camus, ambas baseadas na peça Orfeu da Conceição (1956), de Vinícius de Moraes. Esta comparação pode permitir-nos ainda observar os significados de alterações na assimilação da tradição clássica greco-romana pela literatura e cinema americanos, a partir das especificidades do seu contexto histórico. PALAVRAS-CHAVE: crítica cinematográfica; racismo; recepção de mitos gregos. ABSTRACT: In examining some aspects of the film The fugitive kind (1959), by Sidney Lumet, based on the play based on Tennessee Williams' Orpheus descending (1957/8), I address issues on the adaptation of Orpheus' myth, investigating how it was transposed to North American society to explore ethical subjects, mainly cultural and racial intolerance. I want to show the importance of knowing these two versions to understand better the adaptations of the myth in the Brazilian society: Orfeu (1999), by Carlos Diegues, and Black Orpheus (1958), by Marcel Camus, both of them based on the play Orfeu da Conceição (1956), by Vinícius de Moraes. By comparison, this may enable us to understand certain features of the assimilation of classical tradition in American literature and cinema, in its dialog with our historical context. KEYWORDS: film criticism; racism; reception of Greek myths.
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