O PLANEJAMENTO DOS PARQUES NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, PR: PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO OU PLANEJAMENTO BASEADO EM UM MODELO OPORTUNISTA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buccheri Filho, Alexandre T
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16584
Resumo: A importância dos espaços de uso público, livres de edificação e com vegetação (EUPLEVs) nas cidades é cada vez mais reconhecida no que se refere à qualidade de vida e qualidade ambiental, sendo que em muitos países, estes espaços são considerados parte integrante nas decisões de planejamento quanto ao uso e parcelamento do solo. Pretendeu-se investigar como a Prefeitura do Município de Curitiba considerou os parques (tipo de espaço livre), no planejamento urbano, verificando qual modelo de planejamento foi utilizado para a criação desses espaços. Concluiu-se que em sua grande maioria os parques se enquadram no "modelo oportunista" de planejamento, o qual utiliza possibilidades e/ou oportunidades de instalação de espaços livres, com base em acomodações e aproveitamento de circunstâncias para se chegar mais facilmente a algum resultado, e não como conseqüência de um planejamento sistemático, ou ainda outra variante desse modelo, chamado de SLOPE (Space left over after planning), o qual representa espaços deixados após o parcelamento do solo, aproveitando parcelas residuais de terras que foram deixadas após o planejamento e alocação de todos os outros usos, para a criação de espaços livres.
id UFU-16_005ca6995fe962b3c0fbc8403ae6878c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16584
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling O PLANEJAMENTO DOS PARQUES NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, PR: PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO OU PLANEJAMENTO BASEADO EM UM MODELO OPORTUNISTA?ParquesPlanejamento da PaisagemVerde UrbanoA importância dos espaços de uso público, livres de edificação e com vegetação (EUPLEVs) nas cidades é cada vez mais reconhecida no que se refere à qualidade de vida e qualidade ambiental, sendo que em muitos países, estes espaços são considerados parte integrante nas decisões de planejamento quanto ao uso e parcelamento do solo. Pretendeu-se investigar como a Prefeitura do Município de Curitiba considerou os parques (tipo de espaço livre), no planejamento urbano, verificando qual modelo de planejamento foi utilizado para a criação desses espaços. Concluiu-se que em sua grande maioria os parques se enquadram no "modelo oportunista" de planejamento, o qual utiliza possibilidades e/ou oportunidades de instalação de espaços livres, com base em acomodações e aproveitamento de circunstâncias para se chegar mais facilmente a algum resultado, e não como conseqüência de um planejamento sistemático, ou ainda outra variante desse modelo, chamado de SLOPE (Space left over after planning), o qual representa espaços deixados após o parcelamento do solo, aproveitando parcelas residuais de terras que foram deixadas após o planejamento e alocação de todos os outros usos, para a criação de espaços livres.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1658410.14393/RCG134116584Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 41 (2012): Março ; 206–222Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 41 (2012): Março ; 206–222Caminhos de Geografia; v. 13 n. 41 (2012): Março ; 206–2221678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16584/9236Copyright (c) 2012 Alexandre T Buccheri Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBuccheri Filho, Alexandre T2022-11-09T17:00:05Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16584Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T17:00:05Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O PLANEJAMENTO DOS PARQUES NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, PR: PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO OU PLANEJAMENTO BASEADO EM UM MODELO OPORTUNISTA?
title O PLANEJAMENTO DOS PARQUES NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, PR: PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO OU PLANEJAMENTO BASEADO EM UM MODELO OPORTUNISTA?
spellingShingle O PLANEJAMENTO DOS PARQUES NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, PR: PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO OU PLANEJAMENTO BASEADO EM UM MODELO OPORTUNISTA?
Buccheri Filho, Alexandre T
Parques
Planejamento da Paisagem
Verde Urbano
title_short O PLANEJAMENTO DOS PARQUES NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, PR: PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO OU PLANEJAMENTO BASEADO EM UM MODELO OPORTUNISTA?
title_full O PLANEJAMENTO DOS PARQUES NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, PR: PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO OU PLANEJAMENTO BASEADO EM UM MODELO OPORTUNISTA?
title_fullStr O PLANEJAMENTO DOS PARQUES NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, PR: PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO OU PLANEJAMENTO BASEADO EM UM MODELO OPORTUNISTA?
title_full_unstemmed O PLANEJAMENTO DOS PARQUES NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, PR: PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO OU PLANEJAMENTO BASEADO EM UM MODELO OPORTUNISTA?
title_sort O PLANEJAMENTO DOS PARQUES NO MUNICÍPIO DE CURITIBA, PR: PLANEJAMENTO SISTEMÁTICO OU PLANEJAMENTO BASEADO EM UM MODELO OPORTUNISTA?
author Buccheri Filho, Alexandre T
author_facet Buccheri Filho, Alexandre T
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buccheri Filho, Alexandre T
dc.subject.por.fl_str_mv Parques
Planejamento da Paisagem
Verde Urbano
topic Parques
Planejamento da Paisagem
Verde Urbano
description A importância dos espaços de uso público, livres de edificação e com vegetação (EUPLEVs) nas cidades é cada vez mais reconhecida no que se refere à qualidade de vida e qualidade ambiental, sendo que em muitos países, estes espaços são considerados parte integrante nas decisões de planejamento quanto ao uso e parcelamento do solo. Pretendeu-se investigar como a Prefeitura do Município de Curitiba considerou os parques (tipo de espaço livre), no planejamento urbano, verificando qual modelo de planejamento foi utilizado para a criação desses espaços. Concluiu-se que em sua grande maioria os parques se enquadram no "modelo oportunista" de planejamento, o qual utiliza possibilidades e/ou oportunidades de instalação de espaços livres, com base em acomodações e aproveitamento de circunstâncias para se chegar mais facilmente a algum resultado, e não como conseqüência de um planejamento sistemático, ou ainda outra variante desse modelo, chamado de SLOPE (Space left over after planning), o qual representa espaços deixados após o parcelamento do solo, aproveitando parcelas residuais de terras que foram deixadas após o planejamento e alocação de todos os outros usos, para a criação de espaços livres.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16584
10.14393/RCG134116584
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16584
identifier_str_mv 10.14393/RCG134116584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16584/9236
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandre T Buccheri Filho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Alexandre T Buccheri Filho
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 41 (2012): Março ; 206–222
Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 41 (2012): Março ; 206–222
Caminhos de Geografia; v. 13 n. 41 (2012): Março ; 206–222
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067013774901248