O CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO DO SETOR MINERAL NO VALE DO RIO CRIXÁS - GOIÁS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso Júnior, Hamilton Matos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lunas, Divina Aparecida Leonel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41041
Resumo: O estado de Goiás, em virtude de sua diversidade geológica, assume papel de relevância na exploração mineral no Brasil e no mundo. Tendo em vista a rigidez locacional desse tipo de atividade, torna-se oportuna a investigação desse setor com base na teoria regional. Nesse sentido, define-se como objeto de estudo desta pesquisa a região do Vale do Rio Crixás, composta por 11 municípios do norte de Goiás. Este trabalho tem como objetivo analisar o circuito espacial de produção e os círculos de cooperação da mineração nessa região, identificando seu papel no cenário nacional e mundial da exploração mineral. Elencou-se como passos metodológicos: pesquisa bibliográfica (teórica e técnica); tabulação, mapeamento e análise de dados e pesquisa de campo. Esta pesquisa apresenta-se como básica de caráter exploratório e qualitativo. Conclui-se com o estudo que circuito espacial de produção da mineração no Vale do Rio Crixás insere essa região dentro da lógica global de exploração dos recursos naturais, tendo em vista que suas densidades técnicas são criadas para atender, em grande parte, às exigências do mercado externo, que necessita que a produção circule em larga escala.
id UFU-16_14b70c374a0ced28bfcb16586493e6dd
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41041
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling O CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO DO SETOR MINERAL NO VALE DO RIO CRIXÁS - GOIÁS. Densidade TécnicaExploraçãoMineraçãoRegião.Density Technique.Exploitation.Mining.O estado de Goiás, em virtude de sua diversidade geológica, assume papel de relevância na exploração mineral no Brasil e no mundo. Tendo em vista a rigidez locacional desse tipo de atividade, torna-se oportuna a investigação desse setor com base na teoria regional. Nesse sentido, define-se como objeto de estudo desta pesquisa a região do Vale do Rio Crixás, composta por 11 municípios do norte de Goiás. Este trabalho tem como objetivo analisar o circuito espacial de produção e os círculos de cooperação da mineração nessa região, identificando seu papel no cenário nacional e mundial da exploração mineral. Elencou-se como passos metodológicos: pesquisa bibliográfica (teórica e técnica); tabulação, mapeamento e análise de dados e pesquisa de campo. Esta pesquisa apresenta-se como básica de caráter exploratório e qualitativo. Conclui-se com o estudo que circuito espacial de produção da mineração no Vale do Rio Crixás insere essa região dentro da lógica global de exploração dos recursos naturais, tendo em vista que suas densidades técnicas são criadas para atender, em grande parte, às exigências do mercado externo, que necessita que a produção circule em larga escala.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/4104110.14393/RCG206941041Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 69 (2019): Março; 111-129Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 69 (2019): Março; 111-129Caminhos de Geografia; v. 20 n. 69 (2019): Março; 111-1291678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41041/26371Copyright (c) 2019 Hamilton Matos Cardoso Júnior, Divina Aparecida Leonel Lunasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso Júnior, Hamilton MatosLunas, Divina Aparecida Leonel2019-08-19T13:26:45Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/41041Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-08-19T13:26:45Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO DO SETOR MINERAL NO VALE DO RIO CRIXÁS - GOIÁS.
title O CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO DO SETOR MINERAL NO VALE DO RIO CRIXÁS - GOIÁS.
spellingShingle O CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO DO SETOR MINERAL NO VALE DO RIO CRIXÁS - GOIÁS.
Cardoso Júnior, Hamilton Matos
Densidade Técnica
Exploração
Mineração
Região.
Density Technique.
Exploitation.
Mining.
title_short O CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO DO SETOR MINERAL NO VALE DO RIO CRIXÁS - GOIÁS.
title_full O CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO DO SETOR MINERAL NO VALE DO RIO CRIXÁS - GOIÁS.
title_fullStr O CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO DO SETOR MINERAL NO VALE DO RIO CRIXÁS - GOIÁS.
title_full_unstemmed O CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO DO SETOR MINERAL NO VALE DO RIO CRIXÁS - GOIÁS.
title_sort O CIRCUITO ESPACIAL DE PRODUÇÃO E OS CÍRCULOS DE COOPERAÇÃO DO SETOR MINERAL NO VALE DO RIO CRIXÁS - GOIÁS.
author Cardoso Júnior, Hamilton Matos
author_facet Cardoso Júnior, Hamilton Matos
Lunas, Divina Aparecida Leonel
author_role author
author2 Lunas, Divina Aparecida Leonel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso Júnior, Hamilton Matos
Lunas, Divina Aparecida Leonel
dc.subject.por.fl_str_mv Densidade Técnica
Exploração
Mineração
Região.
Density Technique.
Exploitation.
Mining.
topic Densidade Técnica
Exploração
Mineração
Região.
Density Technique.
Exploitation.
Mining.
description O estado de Goiás, em virtude de sua diversidade geológica, assume papel de relevância na exploração mineral no Brasil e no mundo. Tendo em vista a rigidez locacional desse tipo de atividade, torna-se oportuna a investigação desse setor com base na teoria regional. Nesse sentido, define-se como objeto de estudo desta pesquisa a região do Vale do Rio Crixás, composta por 11 municípios do norte de Goiás. Este trabalho tem como objetivo analisar o circuito espacial de produção e os círculos de cooperação da mineração nessa região, identificando seu papel no cenário nacional e mundial da exploração mineral. Elencou-se como passos metodológicos: pesquisa bibliográfica (teórica e técnica); tabulação, mapeamento e análise de dados e pesquisa de campo. Esta pesquisa apresenta-se como básica de caráter exploratório e qualitativo. Conclui-se com o estudo que circuito espacial de produção da mineração no Vale do Rio Crixás insere essa região dentro da lógica global de exploração dos recursos naturais, tendo em vista que suas densidades técnicas são criadas para atender, em grande parte, às exigências do mercado externo, que necessita que a produção circule em larga escala.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41041
10.14393/RCG206941041
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41041
identifier_str_mv 10.14393/RCG206941041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/41041/26371
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Hamilton Matos Cardoso Júnior, Divina Aparecida Leonel Lunas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Hamilton Matos Cardoso Júnior, Divina Aparecida Leonel Lunas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 69 (2019): Março; 111-129
Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 69 (2019): Março; 111-129
Caminhos de Geografia; v. 20 n. 69 (2019): Março; 111-129
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067016161460224