AS RELAÇÕES ENTRE AS LÓGICAS LOCACIONAIS DOS SHOPPING CENTERS E O ÍNDICE DE POTENCIAL DE CONSUMO
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/33351 |
Resumo: | Mudanças na rede urbana brasileira têm ocasionado significativas transformações nas cidades médias. Padrões e potencial de consumo ampliam-se conforme as interações espaciais interescalares, implicando em que novas lógicas econômicas sejam analisadas. A posição destas cidades na rede urbana, então, deve ser avaliada, pois relações hierárquicas antes instituídas apenas pelo comando de cidades maiores sobre menores tornaram-se mais fluídas. Isto implica em alterações das funções, estruturas e formas das cidades, sobretudo naquelas que exercem importantes papéis de intermediação na rede urbana regional, nacional ou internacional. Assim, na expectativa de compreender o índice de potencial de consumo na escala regional, propomos um estudo comparativo entre as cidades médias de Londrina-PR, Marília-SP, Presidente Prudente-SP, Ribeirão Preto-SP, São Carlos-SP e São José do Rio Preto-SP estabelecendo generalizações e aproximações entre elas e contribuindo para a discussão das ideias de centralidade, tomando-se os fluxos populacionais para o consumo, considerando-se partir da escala de análise é regional, a partir da Região de Influência das Cidades (REGIC, 2008), neste artigo utilizamos como exemplo a presença de shopping centers e os dados do IPC Maps, afim de compreender a influência do consumo em cidades médias. |
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AS RELAÇÕES ENTRE AS LÓGICAS LOCACIONAIS DOS SHOPPING CENTERS E O ÍNDICE DE POTENCIAL DE CONSUMOCidades MédiasÍndice de Potencial de ConsumoRegião de Influência das Cidades (REGIC)Geografia UrbanaMudanças na rede urbana brasileira têm ocasionado significativas transformações nas cidades médias. Padrões e potencial de consumo ampliam-se conforme as interações espaciais interescalares, implicando em que novas lógicas econômicas sejam analisadas. A posição destas cidades na rede urbana, então, deve ser avaliada, pois relações hierárquicas antes instituídas apenas pelo comando de cidades maiores sobre menores tornaram-se mais fluídas. Isto implica em alterações das funções, estruturas e formas das cidades, sobretudo naquelas que exercem importantes papéis de intermediação na rede urbana regional, nacional ou internacional. Assim, na expectativa de compreender o índice de potencial de consumo na escala regional, propomos um estudo comparativo entre as cidades médias de Londrina-PR, Marília-SP, Presidente Prudente-SP, Ribeirão Preto-SP, São Carlos-SP e São José do Rio Preto-SP estabelecendo generalizações e aproximações entre elas e contribuindo para a discussão das ideias de centralidade, tomando-se os fluxos populacionais para o consumo, considerando-se partir da escala de análise é regional, a partir da Região de Influência das Cidades (REGIC, 2008), neste artigo utilizamos como exemplo a presença de shopping centers e os dados do IPC Maps, afim de compreender a influência do consumo em cidades médias.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/3335110.14393/RCG175912Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 59 (2016): Setembro; 207-227Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 59 (2016): Setembro; 207-227Caminhos de Geografia; v. 17 n. 59 (2016): Setembro; 207-2271678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/33351/18850Copyright (c) 2016 Priscila Estevam Engel, Meire Brasilino Michelaninfo:eu-repo/semantics/openAccessEngel, Priscila EstevamMichelan, Meire Brasilino2018-12-14T18:31:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/33351Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2018-12-14T18:31:35Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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