A IDÉIA DE MODERNIDADE E A INTERIORIZAÇÃO DAS UNIVERSIDADES NO BRASIL: A GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knychala, Junia de Freitas
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Anselmo, Rita C.M.S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16128
Resumo: O presente artigo buscou apreender o processo de instalação da Geografia acadêmica e das universidades no interior do Brasil, por meio do resgate histórico da fundação do curso de Geografia em Uberlândia. Esse resgate foi operado por meio de documentos oficiais disponíveis e de entrevistas com os primeiros professores, compreendendo a Geografia perante o contexto maior de "interiorizaçãoâ€? da ocupação do território e da modernidade nesses espaços, levando-se em conta que esse fenômeno deu-se por dentro de um processo mais amplo de "ordenamentoâ€? do território brasileiro implementado sob a lógica da modernização técnica exigida pelo capital. O curso de Geografia de Uberlândia se insere no contexto de desenvolvimento da ciência, resgatando a análise desde sua institucionalização, perpassando pelo tratamento que foi sendo dado às categorias de análise geográficas e que linhas teórico-metodológicas foram se sedimentando no sentido mais amplo.
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