ANÁLISE DAS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA IBIAPABA SETENTRIONAL (NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura-Fé, Marcelo Martins de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37662
Resumo: Em que pese a importância das serras úmidas no estado do Ceará, seja enquanto ambiente de exceção ao contexto de predomínio semiárido, seja para o processo de ocupação do território cearense, notabilizado pelo regime de complementaridade à atividade pecuária desenvolvida nos núcleos urbanos situados no ambiente sertanejo, a história natural dos modelados que condicionam tais ambientais ainda apresenta-se pouco desenvolvido na literatura científica, particularmente, no aspecto evolutivo geomorfológico. Um passo importante para preencher tal lacuna constitui o objetivo principal deste trabalho, que é o de realizar a individualização das unidades de relevo presentes e mais significativas na região da Ibiapaba setentrional, perfazendo na sequência a análise e a interrelação de cada unidade mapeada. Metodologicamente, o itinerário percorrido foi compartimentado em duas linhas: no embasamento teórico, centrado na abordagem morfoestrutural da ciência geomorfológica (a qual embasou a compartimentação e a análise geomorfológicas) e na utilização de um contingente técnico associado (etapas de gabinete, campo e laboratório). Os resultados alcançados, apresentados nas discussões feitas e nos materiais gráficos elaborados (mapas, perfis e fotos editadas), permite fazer uma análise do quadro geomorfológico da Ibiapaba, condição para o conhecimento do relevo e seus aspectos evolutivos, acessíveis a partir da interrelação das unidades geomorfológicas.
id UFU-16_3205e74c8f2b03723aaa67e200ea9e29
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37662
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling ANÁLISE DAS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA IBIAPABA SETENTRIONAL (NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL)Mapeamento Geomorfológico. Patrimônio Natural. Patrimônio Geomorfológico. Geodiversidade. Geoconservação.GeomorfologiaEm que pese a importância das serras úmidas no estado do Ceará, seja enquanto ambiente de exceção ao contexto de predomínio semiárido, seja para o processo de ocupação do território cearense, notabilizado pelo regime de complementaridade à atividade pecuária desenvolvida nos núcleos urbanos situados no ambiente sertanejo, a história natural dos modelados que condicionam tais ambientais ainda apresenta-se pouco desenvolvido na literatura científica, particularmente, no aspecto evolutivo geomorfológico. Um passo importante para preencher tal lacuna constitui o objetivo principal deste trabalho, que é o de realizar a individualização das unidades de relevo presentes e mais significativas na região da Ibiapaba setentrional, perfazendo na sequência a análise e a interrelação de cada unidade mapeada. Metodologicamente, o itinerário percorrido foi compartimentado em duas linhas: no embasamento teórico, centrado na abordagem morfoestrutural da ciência geomorfológica (a qual embasou a compartimentação e a análise geomorfológicas) e na utilização de um contingente técnico associado (etapas de gabinete, campo e laboratório). Os resultados alcançados, apresentados nas discussões feitas e nos materiais gráficos elaborados (mapas, perfis e fotos editadas), permite fazer uma análise do quadro geomorfológico da Ibiapaba, condição para o conhecimento do relevo e seus aspectos evolutivos, acessíveis a partir da interrelação das unidades geomorfológicas.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/3766210.14393/RCG186311Caminhos de Geografia; Vol. 18 No. 63 (2017): Setembro; 240-266Caminhos de Geografia; Vol. 18 Núm. 63 (2017): Setembro; 240-266Caminhos de Geografia; v. 18 n. 63 (2017): Setembro; 240-2661678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37662/21805Copyright (c) 2017 Marcelo Martins de Moura-Féinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura-Fé, Marcelo Martins de2019-12-02T20:36:20Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37662Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-12-02T20:36:20Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA IBIAPABA SETENTRIONAL (NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL)
title ANÁLISE DAS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA IBIAPABA SETENTRIONAL (NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL)
spellingShingle ANÁLISE DAS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA IBIAPABA SETENTRIONAL (NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL)
Moura-Fé, Marcelo Martins de
Mapeamento Geomorfológico. Patrimônio Natural. Patrimônio Geomorfológico. Geodiversidade. Geoconservação.
Geomorfologia
title_short ANÁLISE DAS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA IBIAPABA SETENTRIONAL (NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL)
title_full ANÁLISE DAS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA IBIAPABA SETENTRIONAL (NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL)
title_fullStr ANÁLISE DAS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA IBIAPABA SETENTRIONAL (NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL)
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA IBIAPABA SETENTRIONAL (NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL)
title_sort ANÁLISE DAS UNIDADES GEOMORFOLÓGICAS DA IBIAPABA SETENTRIONAL (NOROESTE DO ESTADO DO CEARÁ, BRASIL)
author Moura-Fé, Marcelo Martins de
author_facet Moura-Fé, Marcelo Martins de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura-Fé, Marcelo Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv Mapeamento Geomorfológico. Patrimônio Natural. Patrimônio Geomorfológico. Geodiversidade. Geoconservação.
Geomorfologia
topic Mapeamento Geomorfológico. Patrimônio Natural. Patrimônio Geomorfológico. Geodiversidade. Geoconservação.
Geomorfologia
description Em que pese a importância das serras úmidas no estado do Ceará, seja enquanto ambiente de exceção ao contexto de predomínio semiárido, seja para o processo de ocupação do território cearense, notabilizado pelo regime de complementaridade à atividade pecuária desenvolvida nos núcleos urbanos situados no ambiente sertanejo, a história natural dos modelados que condicionam tais ambientais ainda apresenta-se pouco desenvolvido na literatura científica, particularmente, no aspecto evolutivo geomorfológico. Um passo importante para preencher tal lacuna constitui o objetivo principal deste trabalho, que é o de realizar a individualização das unidades de relevo presentes e mais significativas na região da Ibiapaba setentrional, perfazendo na sequência a análise e a interrelação de cada unidade mapeada. Metodologicamente, o itinerário percorrido foi compartimentado em duas linhas: no embasamento teórico, centrado na abordagem morfoestrutural da ciência geomorfológica (a qual embasou a compartimentação e a análise geomorfológicas) e na utilização de um contingente técnico associado (etapas de gabinete, campo e laboratório). Os resultados alcançados, apresentados nas discussões feitas e nos materiais gráficos elaborados (mapas, perfis e fotos editadas), permite fazer uma análise do quadro geomorfológico da Ibiapaba, condição para o conhecimento do relevo e seus aspectos evolutivos, acessíveis a partir da interrelação das unidades geomorfológicas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37662
10.14393/RCG186311
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37662
identifier_str_mv 10.14393/RCG186311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37662/21805
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marcelo Martins de Moura-Fé
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marcelo Martins de Moura-Fé
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 18 No. 63 (2017): Setembro; 240-266
Caminhos de Geografia; Vol. 18 Núm. 63 (2017): Setembro; 240-266
Caminhos de Geografia; v. 18 n. 63 (2017): Setembro; 240-266
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015640317952