APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Jonathas Eduardo Domingos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16442
Resumo: O presente artigo objetiva discutir a percepção do Ensino Aprendizagem em Geografia a partir da visão dos Formandos do Ensino Médio Modalidade Normal no Município de Alagoa Grande - PB. Nesse contexto evidencia-se a visão dos futuros professores quanto a Geografia numa perspectiva de compreender melhor a Formação existente durante a capacitação profissional dos mesmos. As dificuldades e incertezas quanto às práticas, metodologias na Geografia Escolar são presentes em suas experiências e dialogam com o direcionamento da Formação. É de fundamental importância compreender as representações sociais como aliadas no Ensino de Geografia, no intuito de que, percebamos o vivido/percebido nessa aprendizagem como forma de entendermos melhor o mundo e suas múltiplas interações numa proposta objetiva de termos uma Geografia mais Pedagógica, Cultural, que dessa maneira a aprendizagem não seja alheia a vida dos alunos e tenhamos uma Alfabetização Geográfica a partir de uma sólida formação profissional.
id UFU-16_38e202f2ed55e9192cc88caedac762fc
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16442
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PBGeografiaEnsinoAprendizagemNormalPercepçãoO presente artigo objetiva discutir a percepção do Ensino Aprendizagem em Geografia a partir da visão dos Formandos do Ensino Médio Modalidade Normal no Município de Alagoa Grande - PB. Nesse contexto evidencia-se a visão dos futuros professores quanto a Geografia numa perspectiva de compreender melhor a Formação existente durante a capacitação profissional dos mesmos. As dificuldades e incertezas quanto às práticas, metodologias na Geografia Escolar são presentes em suas experiências e dialogam com o direcionamento da Formação. É de fundamental importância compreender as representações sociais como aliadas no Ensino de Geografia, no intuito de que, percebamos o vivido/percebido nessa aprendizagem como forma de entendermos melhor o mundo e suas múltiplas interações numa proposta objetiva de termos uma Geografia mais Pedagógica, Cultural, que dessa maneira a aprendizagem não seja alheia a vida dos alunos e tenhamos uma Alfabetização Geográfica a partir de uma sólida formação profissional.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1644210.14393/RCG123816442Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 38 (2011): Junho ; 16-28Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 38 (2011): Junho ; 16-28Caminhos de Geografia; v. 12 n. 38 (2011): Junho ; 16-281678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16442/9187Copyright (c) 2011 Jonathas Eduardo Domingos Moraishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Jonathas Eduardo Domingos2022-11-10T17:45:39Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16442Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-10T17:45:39Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB
title APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB
spellingShingle APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB
Morais, Jonathas Eduardo Domingos
Geografia
Ensino
Aprendizagem
Normal
Percepção
title_short APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB
title_full APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB
title_fullStr APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB
title_sort APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB
author Morais, Jonathas Eduardo Domingos
author_facet Morais, Jonathas Eduardo Domingos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Jonathas Eduardo Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Ensino
Aprendizagem
Normal
Percepção
topic Geografia
Ensino
Aprendizagem
Normal
Percepção
description O presente artigo objetiva discutir a percepção do Ensino Aprendizagem em Geografia a partir da visão dos Formandos do Ensino Médio Modalidade Normal no Município de Alagoa Grande - PB. Nesse contexto evidencia-se a visão dos futuros professores quanto a Geografia numa perspectiva de compreender melhor a Formação existente durante a capacitação profissional dos mesmos. As dificuldades e incertezas quanto às práticas, metodologias na Geografia Escolar são presentes em suas experiências e dialogam com o direcionamento da Formação. É de fundamental importância compreender as representações sociais como aliadas no Ensino de Geografia, no intuito de que, percebamos o vivido/percebido nessa aprendizagem como forma de entendermos melhor o mundo e suas múltiplas interações numa proposta objetiva de termos uma Geografia mais Pedagógica, Cultural, que dessa maneira a aprendizagem não seja alheia a vida dos alunos e tenhamos uma Alfabetização Geográfica a partir de uma sólida formação profissional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16442
10.14393/RCG123816442
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16442
identifier_str_mv 10.14393/RCG123816442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16442/9187
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Jonathas Eduardo Domingos Morais
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Jonathas Eduardo Domingos Morais
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 38 (2011): Junho ; 16-28
Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 38 (2011): Junho ; 16-28
Caminhos de Geografia; v. 12 n. 38 (2011): Junho ; 16-28
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067013628100608