APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16442 |
Resumo: | O presente artigo objetiva discutir a percepção do Ensino Aprendizagem em Geografia a partir da visão dos Formandos do Ensino Médio Modalidade Normal no Município de Alagoa Grande - PB. Nesse contexto evidencia-se a visão dos futuros professores quanto a Geografia numa perspectiva de compreender melhor a Formação existente durante a capacitação profissional dos mesmos. As dificuldades e incertezas quanto às práticas, metodologias na Geografia Escolar são presentes em suas experiências e dialogam com o direcionamento da Formação. É de fundamental importância compreender as representações sociais como aliadas no Ensino de Geografia, no intuito de que, percebamos o vivido/percebido nessa aprendizagem como forma de entendermos melhor o mundo e suas múltiplas interações numa proposta objetiva de termos uma Geografia mais Pedagógica, Cultural, que dessa maneira a aprendizagem não seja alheia a vida dos alunos e tenhamos uma Alfabetização Geográfica a partir de uma sólida formação profissional. |
id |
UFU-16_38e202f2ed55e9192cc88caedac762fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16442 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PBGeografiaEnsinoAprendizagemNormalPercepçãoO presente artigo objetiva discutir a percepção do Ensino Aprendizagem em Geografia a partir da visão dos Formandos do Ensino Médio Modalidade Normal no Município de Alagoa Grande - PB. Nesse contexto evidencia-se a visão dos futuros professores quanto a Geografia numa perspectiva de compreender melhor a Formação existente durante a capacitação profissional dos mesmos. As dificuldades e incertezas quanto às práticas, metodologias na Geografia Escolar são presentes em suas experiências e dialogam com o direcionamento da Formação. É de fundamental importância compreender as representações sociais como aliadas no Ensino de Geografia, no intuito de que, percebamos o vivido/percebido nessa aprendizagem como forma de entendermos melhor o mundo e suas múltiplas interações numa proposta objetiva de termos uma Geografia mais Pedagógica, Cultural, que dessa maneira a aprendizagem não seja alheia a vida dos alunos e tenhamos uma Alfabetização Geográfica a partir de uma sólida formação profissional.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1644210.14393/RCG123816442Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 38 (2011): Junho ; 16-28Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 38 (2011): Junho ; 16-28Caminhos de Geografia; v. 12 n. 38 (2011): Junho ; 16-281678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16442/9187Copyright (c) 2011 Jonathas Eduardo Domingos Moraishttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Jonathas Eduardo Domingos2022-11-10T17:45:39Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16442Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-10T17:45:39Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB |
title |
APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB Morais, Jonathas Eduardo Domingos Geografia Ensino Aprendizagem Normal Percepção |
title_short |
APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB |
title_full |
APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB |
title_sort |
APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: A PERCEPÇÃO DOS FORMANDOS DO ENSINO MÉDIO NORMAL EM ALAGOA GRANDE - PB |
author |
Morais, Jonathas Eduardo Domingos |
author_facet |
Morais, Jonathas Eduardo Domingos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Jonathas Eduardo Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geografia Ensino Aprendizagem Normal Percepção |
topic |
Geografia Ensino Aprendizagem Normal Percepção |
description |
O presente artigo objetiva discutir a percepção do Ensino Aprendizagem em Geografia a partir da visão dos Formandos do Ensino Médio Modalidade Normal no Município de Alagoa Grande - PB. Nesse contexto evidencia-se a visão dos futuros professores quanto a Geografia numa perspectiva de compreender melhor a Formação existente durante a capacitação profissional dos mesmos. As dificuldades e incertezas quanto às práticas, metodologias na Geografia Escolar são presentes em suas experiências e dialogam com o direcionamento da Formação. É de fundamental importância compreender as representações sociais como aliadas no Ensino de Geografia, no intuito de que, percebamos o vivido/percebido nessa aprendizagem como forma de entendermos melhor o mundo e suas múltiplas interações numa proposta objetiva de termos uma Geografia mais Pedagógica, Cultural, que dessa maneira a aprendizagem não seja alheia a vida dos alunos e tenhamos uma Alfabetização Geográfica a partir de uma sólida formação profissional. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16442 10.14393/RCG123816442 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16442 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG123816442 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16442/9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Jonathas Eduardo Domingos Morais http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Jonathas Eduardo Domingos Morais http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 38 (2011): Junho ; 16-28 Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 38 (2011): Junho ; 16-28 Caminhos de Geografia; v. 12 n. 38 (2011): Junho ; 16-28 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067013628100608 |