DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16498 |
Resumo: | O presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda em andamento, tomada a partir da conclusão de tese de doutorado intitulada: Shopping centers: de centro de abastecimento a produto de consumo (GARREFA, 2007). Na tese, identificou-se o encurtamento do ciclo de vida dos shopping centers e seu enquadramento a uma condição de semelhante à dispensada aos produtos de consumo, a efemeridade e a descartabilidade. Com o intuito de dar segmento às constatações elaboradas na tese, busca-se analisar os desdobramentos atuais desse fenômeno, concentrando-se no modelo que tem sido difundido com intensidade nos Estados Unidos e ainda timidamente no Brasil: os shopping centers com os corredores de compra descobertos, apelidados de open-air mall. Este modelo foi definido após conferência do Urban Land Institute intitulado: Dez princípios para repensar o mall cuja publicação gerou uma cartilha de princípios visando uma melhor relação entre shopping centers e a cidade. A primeira vista, o open-air mall parece mais atento às peculiaridades das cidades estabelecendo com elas uma sinergia positiva. No entanto, um olhar mais atento mostra que se configuram acima de tudo mais uma tentativa de manutenção do ciclo do lucro, um modismo que tende a ser descartado com mais rapidez que seus predecessores legando grandes impactos às cidades. |
id |
UFU-16_3962db27e142042ef5fcb3caa0a54c4d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16498 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO?Shopping centerciclo de vida do produtomercado imobiliárioO presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda em andamento, tomada a partir da conclusão de tese de doutorado intitulada: Shopping centers: de centro de abastecimento a produto de consumo (GARREFA, 2007). Na tese, identificou-se o encurtamento do ciclo de vida dos shopping centers e seu enquadramento a uma condição de semelhante à dispensada aos produtos de consumo, a efemeridade e a descartabilidade. Com o intuito de dar segmento às constatações elaboradas na tese, busca-se analisar os desdobramentos atuais desse fenômeno, concentrando-se no modelo que tem sido difundido com intensidade nos Estados Unidos e ainda timidamente no Brasil: os shopping centers com os corredores de compra descobertos, apelidados de open-air mall. Este modelo foi definido após conferência do Urban Land Institute intitulado: Dez princípios para repensar o mall cuja publicação gerou uma cartilha de princípios visando uma melhor relação entre shopping centers e a cidade. A primeira vista, o open-air mall parece mais atento às peculiaridades das cidades estabelecendo com elas uma sinergia positiva. No entanto, um olhar mais atento mostra que se configuram acima de tudo mais uma tentativa de manutenção do ciclo do lucro, um modismo que tende a ser descartado com mais rapidez que seus predecessores legando grandes impactos às cidades.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1649810.14393/RCG123716498Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 37 (2011): Março ; 325-334Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 37 (2011): Março ; 325-334Caminhos de Geografia; v. 12 n. 37 (2011): Março ; 325-3341678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16498/9211Copyright (c) 2011 Fernando Garrefa, Felipe Mossler Reis Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarrefa, FernandoFerreira, Felipe Mossler Reis2022-11-11T14:53:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16498Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-11T14:53:42Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO? |
title |
DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO? |
spellingShingle |
DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO? Garrefa, Fernando Shopping center ciclo de vida do produto mercado imobiliário |
title_short |
DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO? |
title_full |
DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO? |
title_fullStr |
DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO? |
title_full_unstemmed |
DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO? |
title_sort |
DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO? |
author |
Garrefa, Fernando |
author_facet |
Garrefa, Fernando Ferreira, Felipe Mossler Reis |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Felipe Mossler Reis |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garrefa, Fernando Ferreira, Felipe Mossler Reis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Shopping center ciclo de vida do produto mercado imobiliário |
topic |
Shopping center ciclo de vida do produto mercado imobiliário |
description |
O presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda em andamento, tomada a partir da conclusão de tese de doutorado intitulada: Shopping centers: de centro de abastecimento a produto de consumo (GARREFA, 2007). Na tese, identificou-se o encurtamento do ciclo de vida dos shopping centers e seu enquadramento a uma condição de semelhante à dispensada aos produtos de consumo, a efemeridade e a descartabilidade. Com o intuito de dar segmento às constatações elaboradas na tese, busca-se analisar os desdobramentos atuais desse fenômeno, concentrando-se no modelo que tem sido difundido com intensidade nos Estados Unidos e ainda timidamente no Brasil: os shopping centers com os corredores de compra descobertos, apelidados de open-air mall. Este modelo foi definido após conferência do Urban Land Institute intitulado: Dez princípios para repensar o mall cuja publicação gerou uma cartilha de princípios visando uma melhor relação entre shopping centers e a cidade. A primeira vista, o open-air mall parece mais atento às peculiaridades das cidades estabelecendo com elas uma sinergia positiva. No entanto, um olhar mais atento mostra que se configuram acima de tudo mais uma tentativa de manutenção do ciclo do lucro, um modismo que tende a ser descartado com mais rapidez que seus predecessores legando grandes impactos às cidades. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16498 10.14393/RCG123716498 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16498 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG123716498 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16498/9211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Fernando Garrefa, Felipe Mossler Reis Ferreira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Fernando Garrefa, Felipe Mossler Reis Ferreira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 37 (2011): Março ; 325-334 Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 37 (2011): Março ; 325-334 Caminhos de Geografia; v. 12 n. 37 (2011): Março ; 325-334 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067013672140800 |