DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garrefa, Fernando
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ferreira, Felipe Mossler Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16498
Resumo: O presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda em andamento, tomada a partir da conclusão de tese de doutorado intitulada: Shopping centers: de centro de abastecimento a produto de consumo (GARREFA, 2007). Na tese, identificou-se o encurtamento do ciclo de vida dos shopping centers e seu enquadramento a uma condição de semelhante à dispensada aos produtos de consumo, a efemeridade e a descartabilidade. Com o intuito de dar segmento às constatações elaboradas na tese, busca-se analisar os desdobramentos atuais desse fenômeno, concentrando-se no modelo que tem sido difundido com intensidade nos Estados Unidos e ainda timidamente no Brasil: os shopping centers com os corredores de compra descobertos, apelidados de open-air mall. Este modelo foi definido após conferência do Urban Land Institute intitulado: Dez princípios para repensar o mall cuja publicação gerou uma cartilha de princípios visando uma melhor relação entre shopping centers e a cidade. A primeira vista, o open-air mall parece mais atento às peculiaridades das cidades estabelecendo com elas uma sinergia positiva. No entanto, um olhar mais atento mostra que se configuram acima de tudo mais uma tentativa de manutenção do ciclo do lucro, um modismo que tende a ser descartado com mais rapidez que seus predecessores legando grandes impactos às cidades.
id UFU-16_3962db27e142042ef5fcb3caa0a54c4d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16498
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO?Shopping centerciclo de vida do produtomercado imobiliárioO presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda em andamento, tomada a partir da conclusão de tese de doutorado intitulada: Shopping centers: de centro de abastecimento a produto de consumo (GARREFA, 2007). Na tese, identificou-se o encurtamento do ciclo de vida dos shopping centers e seu enquadramento a uma condição de semelhante à dispensada aos produtos de consumo, a efemeridade e a descartabilidade. Com o intuito de dar segmento às constatações elaboradas na tese, busca-se analisar os desdobramentos atuais desse fenômeno, concentrando-se no modelo que tem sido difundido com intensidade nos Estados Unidos e ainda timidamente no Brasil: os shopping centers com os corredores de compra descobertos, apelidados de open-air mall. Este modelo foi definido após conferência do Urban Land Institute intitulado: Dez princípios para repensar o mall cuja publicação gerou uma cartilha de princípios visando uma melhor relação entre shopping centers e a cidade. A primeira vista, o open-air mall parece mais atento às peculiaridades das cidades estabelecendo com elas uma sinergia positiva. No entanto, um olhar mais atento mostra que se configuram acima de tudo mais uma tentativa de manutenção do ciclo do lucro, um modismo que tende a ser descartado com mais rapidez que seus predecessores legando grandes impactos às cidades.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1649810.14393/RCG123716498Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 37 (2011): Março ; 325-334Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 37 (2011): Março ; 325-334Caminhos de Geografia; v. 12 n. 37 (2011): Março ; 325-3341678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16498/9211Copyright (c) 2011 Fernando Garrefa, Felipe Mossler Reis Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarrefa, FernandoFerreira, Felipe Mossler Reis2022-11-11T14:53:42Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16498Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-11T14:53:42Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO?
title DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO?
spellingShingle DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO?
Garrefa, Fernando
Shopping center
ciclo de vida do produto
mercado imobiliário
title_short DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO?
title_full DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO?
title_fullStr DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO?
title_full_unstemmed DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO?
title_sort DEZ PRINCÍPIOS PARA REPENSAR O MALL OU A MANUTENÇÃO DO CICLO DO LUCRO?
author Garrefa, Fernando
author_facet Garrefa, Fernando
Ferreira, Felipe Mossler Reis
author_role author
author2 Ferreira, Felipe Mossler Reis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garrefa, Fernando
Ferreira, Felipe Mossler Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Shopping center
ciclo de vida do produto
mercado imobiliário
topic Shopping center
ciclo de vida do produto
mercado imobiliário
description O presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda em andamento, tomada a partir da conclusão de tese de doutorado intitulada: Shopping centers: de centro de abastecimento a produto de consumo (GARREFA, 2007). Na tese, identificou-se o encurtamento do ciclo de vida dos shopping centers e seu enquadramento a uma condição de semelhante à dispensada aos produtos de consumo, a efemeridade e a descartabilidade. Com o intuito de dar segmento às constatações elaboradas na tese, busca-se analisar os desdobramentos atuais desse fenômeno, concentrando-se no modelo que tem sido difundido com intensidade nos Estados Unidos e ainda timidamente no Brasil: os shopping centers com os corredores de compra descobertos, apelidados de open-air mall. Este modelo foi definido após conferência do Urban Land Institute intitulado: Dez princípios para repensar o mall cuja publicação gerou uma cartilha de princípios visando uma melhor relação entre shopping centers e a cidade. A primeira vista, o open-air mall parece mais atento às peculiaridades das cidades estabelecendo com elas uma sinergia positiva. No entanto, um olhar mais atento mostra que se configuram acima de tudo mais uma tentativa de manutenção do ciclo do lucro, um modismo que tende a ser descartado com mais rapidez que seus predecessores legando grandes impactos às cidades.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16498
10.14393/RCG123716498
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16498
identifier_str_mv 10.14393/RCG123716498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16498/9211
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Fernando Garrefa, Felipe Mossler Reis Ferreira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Fernando Garrefa, Felipe Mossler Reis Ferreira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 37 (2011): Março ; 325-334
Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 37 (2011): Março ; 325-334
Caminhos de Geografia; v. 12 n. 37 (2011): Março ; 325-334
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067013672140800