INFLUÊNCIA DE DISTINTOS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS NA TEMPERATURA DE SUPERF͍CIE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Wesley de Souza Campos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Coelho, André Luiz Nascentes, do Vale, Cláudia Câmara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26984
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre as mudanças de temperatura de superfície e usos e coberturas da terra do município de Vitória no estado do Espírito Santo, sob condições atmosféricas distintas, por meio de produtos orbitais, sub-orbitais, técnicas de sensoriamento remoto em ambiente SIG. Com a utilização do sensor infravermelho termal foi possível verificar que à aproximação da frente fria com vento predominante sul foi preponderante para minimização das ilhas de calor, e que durante a atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) estes fenômenos são mais intensos, evidenciando que os tipos de tempo são os principais fatores controladores da intensidade desse fenômeno. Os resultados extraídos durante a passagem do satélite evidenciaram áreas no município de Vitória com intensa emitância termal como áreas construídas, pavimentadas, telhados e outras superfícies típicas da paisagem urbana, bem como a distribuição heterogênea dessas respostas, resultando em temperaturas elevadas, sobretudo no dia 30 de julho de 2011. O estudo demostrou também que a utilização dessa técnica pode contribuir na perspectiva do planejamento urbano, na medida em que são definidos padrões na distribuição da temperatura da superfície de acordo com o uso e cobertura da terra.
id UFU-16_45cd2d7ffe2edded56e8ab9dfa36b145
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26984
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DE DISTINTOS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS NA TEMPERATURA DE SUPERF͍CIE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)ilha de caloruso e cobertura da terraclima urbanoO presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre as mudanças de temperatura de superfície e usos e coberturas da terra do município de Vitória no estado do Espírito Santo, sob condições atmosféricas distintas, por meio de produtos orbitais, sub-orbitais, técnicas de sensoriamento remoto em ambiente SIG. Com a utilização do sensor infravermelho termal foi possível verificar que à aproximação da frente fria com vento predominante sul foi preponderante para minimização das ilhas de calor, e que durante a atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) estes fenômenos são mais intensos, evidenciando que os tipos de tempo são os principais fatores controladores da intensidade desse fenômeno. Os resultados extraídos durante a passagem do satélite evidenciaram áreas no município de Vitória com intensa emitância termal como áreas construídas, pavimentadas, telhados e outras superfícies típicas da paisagem urbana, bem como a distribuição heterogênea dessas respostas, resultando em temperaturas elevadas, sobretudo no dia 30 de julho de 2011. O estudo demostrou também que a utilização dessa técnica pode contribuir na perspectiva do planejamento urbano, na medida em que são definidos padrões na distribuição da temperatura da superfície de acordo com o uso e cobertura da terra.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2015-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2698410.14393/RCG165326984Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 53 (2015): Março ; 37–54Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 53 (2015): Março ; 37–54Caminhos de Geografia; v. 16 n. 53 (2015): Março ; 37–541678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26984/16433Copyright (c) 2015 Wesley de Souza Campos Correa, André Luiz Nascentes Coelho, Cláudia Câmara do Valehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Wesley de Souza CamposCoelho, André Luiz Nascentesdo Vale, Cláudia Câmara2022-11-07T19:55:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26984Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-07T19:55:34Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DE DISTINTOS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS NA TEMPERATURA DE SUPERF͍CIE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)
title INFLUÊNCIA DE DISTINTOS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS NA TEMPERATURA DE SUPERF͍CIE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)
spellingShingle INFLUÊNCIA DE DISTINTOS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS NA TEMPERATURA DE SUPERF͍CIE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)
Correa, Wesley de Souza Campos
ilha de calor
uso e cobertura da terra
clima urbano
title_short INFLUÊNCIA DE DISTINTOS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS NA TEMPERATURA DE SUPERF͍CIE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)
title_full INFLUÊNCIA DE DISTINTOS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS NA TEMPERATURA DE SUPERF͍CIE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)
title_fullStr INFLUÊNCIA DE DISTINTOS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS NA TEMPERATURA DE SUPERF͍CIE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DE DISTINTOS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS NA TEMPERATURA DE SUPERF͍CIE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)
title_sort INFLUÊNCIA DE DISTINTOS SISTEMAS ATMOSFÉRICOS NA TEMPERATURA DE SUPERF͍CIE DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA (ES)
author Correa, Wesley de Souza Campos
author_facet Correa, Wesley de Souza Campos
Coelho, André Luiz Nascentes
do Vale, Cláudia Câmara
author_role author
author2 Coelho, André Luiz Nascentes
do Vale, Cláudia Câmara
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Wesley de Souza Campos
Coelho, André Luiz Nascentes
do Vale, Cláudia Câmara
dc.subject.por.fl_str_mv ilha de calor
uso e cobertura da terra
clima urbano
topic ilha de calor
uso e cobertura da terra
clima urbano
description O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre as mudanças de temperatura de superfície e usos e coberturas da terra do município de Vitória no estado do Espírito Santo, sob condições atmosféricas distintas, por meio de produtos orbitais, sub-orbitais, técnicas de sensoriamento remoto em ambiente SIG. Com a utilização do sensor infravermelho termal foi possível verificar que à aproximação da frente fria com vento predominante sul foi preponderante para minimização das ilhas de calor, e que durante a atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) estes fenômenos são mais intensos, evidenciando que os tipos de tempo são os principais fatores controladores da intensidade desse fenômeno. Os resultados extraídos durante a passagem do satélite evidenciaram áreas no município de Vitória com intensa emitância termal como áreas construídas, pavimentadas, telhados e outras superfícies típicas da paisagem urbana, bem como a distribuição heterogênea dessas respostas, resultando em temperaturas elevadas, sobretudo no dia 30 de julho de 2011. O estudo demostrou também que a utilização dessa técnica pode contribuir na perspectiva do planejamento urbano, na medida em que são definidos padrões na distribuição da temperatura da superfície de acordo com o uso e cobertura da terra.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26984
10.14393/RCG165326984
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26984
identifier_str_mv 10.14393/RCG165326984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26984/16433
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 16 No. 53 (2015): Março ; 37–54
Caminhos de Geografia; Vol. 16 Núm. 53 (2015): Março ; 37–54
Caminhos de Geografia; v. 16 n. 53 (2015): Março ; 37–54
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015084572672