A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40939 |
Resumo: | Os Comitês de Bacias Hidrográficas, políticas públicas ambientais, advindos da Lei nº 9.433/1997 na gestão descentralizada, compartilhada e participativa dos recursos hídricos, têm atribuições que auxiliam o processo de formação socioambiental de seus usuários e, consequentemente, são importantes para a superação e assimilação da questão ambiental. Várias são as formas e abordagens de trabalhar a problemática ambiental por um agente promotor da Educação para o Ambiente, os Comitês não fogem à regra. Existe a necessidade de fundamentar as práticas ambientais e os atos pedagógicos promovidos através de uma abordagem educacional ambiental específica, pois, os objetivos e propostas dessas abordagens diferem entre si. Através da pesquisa bibliográfica e analise do arcabouço legal vigente, esse trabalho evidencia uma das abordagens educacionais ambientais: a Educação Ambiental, como diretriz imprescindível ás práticas ambientais do âmbito dos Comitês. O trabalho se propõe a credencia-los como agentes promotores da Educação para o Ambiente; diferenciar e caracterizar as abordagens educacionais em duas - Educação Conservacionista e Educação Ambiental - para enfim ressaltar a Educação Ambiental no contexto dos Comitês de Bacia Hidrográficas, por acreditar que ela está em consonância com as funções, mecanismos e forma de gestão desses órgãos colegiados. |
id |
UFU-16_46379d6bbf662b8f0e89123a8cb9f779 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40939 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICAComitês de Bacia HidrográficaAbordagens Educacionais AmbientaisEducação AmbientalOs Comitês de Bacias Hidrográficas, políticas públicas ambientais, advindos da Lei nº 9.433/1997 na gestão descentralizada, compartilhada e participativa dos recursos hídricos, têm atribuições que auxiliam o processo de formação socioambiental de seus usuários e, consequentemente, são importantes para a superação e assimilação da questão ambiental. Várias são as formas e abordagens de trabalhar a problemática ambiental por um agente promotor da Educação para o Ambiente, os Comitês não fogem à regra. Existe a necessidade de fundamentar as práticas ambientais e os atos pedagógicos promovidos através de uma abordagem educacional ambiental específica, pois, os objetivos e propostas dessas abordagens diferem entre si. Através da pesquisa bibliográfica e analise do arcabouço legal vigente, esse trabalho evidencia uma das abordagens educacionais ambientais: a Educação Ambiental, como diretriz imprescindível ás práticas ambientais do âmbito dos Comitês. O trabalho se propõe a credencia-los como agentes promotores da Educação para o Ambiente; diferenciar e caracterizar as abordagens educacionais em duas - Educação Conservacionista e Educação Ambiental - para enfim ressaltar a Educação Ambiental no contexto dos Comitês de Bacia Hidrográficas, por acreditar que ela está em consonância com as funções, mecanismos e forma de gestão desses órgãos colegiados.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40939Caminhos de Geografia; Vol. 18 No. 64 (2017): Edição Especial - Gestão de Bacias Hidrográficas: da teoria à praxis; 328-338Caminhos de Geografia; Vol. 18 Núm. 64 (2017): Edição Especial - Gestão de Bacias Hidrográficas: da teoria à praxis; 328-338Caminhos de Geografia; v. 18 n. 64 (2017): Edição Especial - Gestão de Bacias Hidrográficas: da teoria à praxis; 328-3381678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40939/2167610.14393/RCG186425Copyright (c) 2018 João Gabriel de Paula Naves, Marlene Teresinha de Muno Colesanti, Vítor de Oliveira Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessNaves, João Gabriel de PaulaColesanti, Marlene Teresinha de MunoSantos, Vítor de Oliveira2018-12-14T18:29:00Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40939Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2018-12-14T18:29Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA |
title |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA Naves, João Gabriel de Paula Comitês de Bacia Hidrográfica Abordagens Educacionais Ambientais Educação Ambiental |
title_short |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA |
title_full |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA |
title_sort |
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DOS COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA |
author |
Naves, João Gabriel de Paula |
author_facet |
Naves, João Gabriel de Paula Colesanti, Marlene Teresinha de Muno Santos, Vítor de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Colesanti, Marlene Teresinha de Muno Santos, Vítor de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Naves, João Gabriel de Paula Colesanti, Marlene Teresinha de Muno Santos, Vítor de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comitês de Bacia Hidrográfica Abordagens Educacionais Ambientais Educação Ambiental |
topic |
Comitês de Bacia Hidrográfica Abordagens Educacionais Ambientais Educação Ambiental |
description |
Os Comitês de Bacias Hidrográficas, políticas públicas ambientais, advindos da Lei nº 9.433/1997 na gestão descentralizada, compartilhada e participativa dos recursos hídricos, têm atribuições que auxiliam o processo de formação socioambiental de seus usuários e, consequentemente, são importantes para a superação e assimilação da questão ambiental. Várias são as formas e abordagens de trabalhar a problemática ambiental por um agente promotor da Educação para o Ambiente, os Comitês não fogem à regra. Existe a necessidade de fundamentar as práticas ambientais e os atos pedagógicos promovidos através de uma abordagem educacional ambiental específica, pois, os objetivos e propostas dessas abordagens diferem entre si. Através da pesquisa bibliográfica e analise do arcabouço legal vigente, esse trabalho evidencia uma das abordagens educacionais ambientais: a Educação Ambiental, como diretriz imprescindível ás práticas ambientais do âmbito dos Comitês. O trabalho se propõe a credencia-los como agentes promotores da Educação para o Ambiente; diferenciar e caracterizar as abordagens educacionais em duas - Educação Conservacionista e Educação Ambiental - para enfim ressaltar a Educação Ambiental no contexto dos Comitês de Bacia Hidrográficas, por acreditar que ela está em consonância com as funções, mecanismos e forma de gestão desses órgãos colegiados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40939 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40939 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/40939/21676 10.14393/RCG186425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 18 No. 64 (2017): Edição Especial - Gestão de Bacias Hidrográficas: da teoria à praxis; 328-338 Caminhos de Geografia; Vol. 18 Núm. 64 (2017): Edição Especial - Gestão de Bacias Hidrográficas: da teoria à praxis; 328-338 Caminhos de Geografia; v. 18 n. 64 (2017): Edição Especial - Gestão de Bacias Hidrográficas: da teoria à praxis; 328-338 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067016134197248 |