O OLHAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Clezio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23355
Resumo: A pesquisa está presa ao entendimento do ensino de geografia feita por meio de projetos educacionais nos cursos de Licenciatura em Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) na metrópole de São Paulo e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Nova Iguaçu na metrópole do Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar a experiência vivenciada nos cursos de formação de professores de geografia dentro de disciplinas que tem como foco o desenvolvimento de projetos educacionais na área de geografia servindo de embasamento reflexivo na formação desses profissionais. A metodologia adotada esta presa na pesquisa qualitativa e participativa, destacando a leitura de referências chaves e acima de tudo o relato das experiências vividas. Os temas sobre a metrópole e o urbano estão sempre presentes nos projetos educacionais possibilitando o confronto entre as diferentes imagens e representações do urbano, sejam as cotidianas ou as científicas. A pesquisa é um convite a pensar em projetos no ensino de geografia articulando o potencial interdisciplinar do ambiente escolar como espaço educativo e apresenta experiências em cursos empenhados em formar professores de geografia comprometidos com os desafios do mundo atual.
id UFU-16_54269ea105c3d71cacf91450388ba385
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23355
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling O OLHAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIROEnsino de GeografiaFormação de professoresmetrópolesprojetoA pesquisa está presa ao entendimento do ensino de geografia feita por meio de projetos educacionais nos cursos de Licenciatura em Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) na metrópole de São Paulo e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Nova Iguaçu na metrópole do Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar a experiência vivenciada nos cursos de formação de professores de geografia dentro de disciplinas que tem como foco o desenvolvimento de projetos educacionais na área de geografia servindo de embasamento reflexivo na formação desses profissionais. A metodologia adotada esta presa na pesquisa qualitativa e participativa, destacando a leitura de referências chaves e acima de tudo o relato das experiências vividas. Os temas sobre a metrópole e o urbano estão sempre presentes nos projetos educacionais possibilitando o confronto entre as diferentes imagens e representações do urbano, sejam as cotidianas ou as científicas. A pesquisa é um convite a pensar em projetos no ensino de geografia articulando o potencial interdisciplinar do ambiente escolar como espaço educativo e apresenta experiências em cursos empenhados em formar professores de geografia comprometidos com os desafios do mundo atual.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2335510.14393/RCG144823355Caminhos de Geografia; Vol. 14 No. 48 (2013): Dezembro ; 105–119Caminhos de Geografia; Vol. 14 Núm. 48 (2013): Dezembro ; 105–119Caminhos de Geografia; v. 14 n. 48 (2013): Dezembro ; 105–1191678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23355/14311Copyright (c) 2014 Clezio dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Clezio2022-11-08T17:55:17Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23355Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-08T17:55:17Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O OLHAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
title O OLHAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
spellingShingle O OLHAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
dos Santos, Clezio
Ensino de Geografia
Formação de professores
metrópoles
projeto
title_short O OLHAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
title_full O OLHAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
title_fullStr O OLHAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed O OLHAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
title_sort O OLHAR DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS PROJETOS EDUCACIONAIS NAS METRÓPOLES DE SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO
author dos Santos, Clezio
author_facet dos Santos, Clezio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Clezio
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Formação de professores
metrópoles
projeto
topic Ensino de Geografia
Formação de professores
metrópoles
projeto
description A pesquisa está presa ao entendimento do ensino de geografia feita por meio de projetos educacionais nos cursos de Licenciatura em Geografia do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) na metrópole de São Paulo e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Nova Iguaçu na metrópole do Rio de Janeiro. O objetivo é apresentar a experiência vivenciada nos cursos de formação de professores de geografia dentro de disciplinas que tem como foco o desenvolvimento de projetos educacionais na área de geografia servindo de embasamento reflexivo na formação desses profissionais. A metodologia adotada esta presa na pesquisa qualitativa e participativa, destacando a leitura de referências chaves e acima de tudo o relato das experiências vividas. Os temas sobre a metrópole e o urbano estão sempre presentes nos projetos educacionais possibilitando o confronto entre as diferentes imagens e representações do urbano, sejam as cotidianas ou as científicas. A pesquisa é um convite a pensar em projetos no ensino de geografia articulando o potencial interdisciplinar do ambiente escolar como espaço educativo e apresenta experiências em cursos empenhados em formar professores de geografia comprometidos com os desafios do mundo atual.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23355
10.14393/RCG144823355
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23355
identifier_str_mv 10.14393/RCG144823355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/23355/14311
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Clezio dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Clezio dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 14 No. 48 (2013): Dezembro ; 105–119
Caminhos de Geografia; Vol. 14 Núm. 48 (2013): Dezembro ; 105–119
Caminhos de Geografia; v. 14 n. 48 (2013): Dezembro ; 105–119
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067014658850816