CARTA DE QUALIDADE PLUVIAL URBANA DE MARINGÃ/PR: AUXÃLIO PARA AS MEDIDAS ADAPTATIVAS DE IMPACTOS URBANOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16449 |
Resumo: | O presente artigo teve como objetivo a construção da carta de qualidade pluvial urbana de Maringá/PR, a qual visa auxiliar a proposição de medidas adaptativas aos impactos urbanos. A referida carta foi construída por meio de dez indicadores socioeconômicos, espacializados por doze localidades representativas, onde se entrevistou cinqüenta moradores, em cada uma. Posteriormente às tabulações dos dados, foram organizados mapas temáticos para cada tipo de impacto, por quais se elaborou o mapa final. Baseado em um levantamento bibliográfico, delimitou-se algumas medidas adaptativas para os impactos urbanos. As sínteses da realidade pluvial evidenciaram os transtornos característicos de cada localidade, assim como em significativas quantidades, isto é, os impactos urbanos têm ligação direta com seu ambiente circundante, seja fisicamente e/ou historicamente. No que se tratam das medidas, foram propostas tanto as convencionais, quanto as alternativas, mas percebe-se, em larga escala, inúmeros profissionais que não cabem, em nível de competência, à quela determinada área administrativa municipal. Por isso, a realidade se traduz em obras custosas e de grande magnitude ou, ainda, na não solução do problema. |
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CARTA DE QUALIDADE PLUVIAL URBANA DE MARINGÃ/PR: AUXÃLIO PARA AS MEDIDAS ADAPTATIVAS DE IMPACTOS URBANOSprecipitaçãoimpactos urbanosqualidade pluvial urbana medidas adaptativasMaringáO presente artigo teve como objetivo a construção da carta de qualidade pluvial urbana de Maringá/PR, a qual visa auxiliar a proposição de medidas adaptativas aos impactos urbanos. A referida carta foi construída por meio de dez indicadores socioeconômicos, espacializados por doze localidades representativas, onde se entrevistou cinqüenta moradores, em cada uma. Posteriormente às tabulações dos dados, foram organizados mapas temáticos para cada tipo de impacto, por quais se elaborou o mapa final. Baseado em um levantamento bibliográfico, delimitou-se algumas medidas adaptativas para os impactos urbanos. As sínteses da realidade pluvial evidenciaram os transtornos característicos de cada localidade, assim como em significativas quantidades, isto é, os impactos urbanos têm ligação direta com seu ambiente circundante, seja fisicamente e/ou historicamente. No que se tratam das medidas, foram propostas tanto as convencionais, quanto as alternativas, mas percebe-se, em larga escala, inúmeros profissionais que não cabem, em nível de competência, à quela determinada área administrativa municipal. Por isso, a realidade se traduz em obras custosas e de grande magnitude ou, ainda, na não solução do problema.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2011-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1644910.14393/RCG123916449Caminhos de Geografia; Vol. 12 No. 39 (2011): Setembro ; 1-20Caminhos de Geografia; Vol. 12 Núm. 39 (2011): Setembro ; 1-20Caminhos de Geografia; v. 12 n. 39 (2011): Setembro ; 1-201678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16449/9191Copyright (c) 2011 Pacelli Henrique Martins Teodorohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeodoro, Pacelli Henrique Martins2022-11-09T18:56:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16449Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T18:56:22Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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