HÁ QUE SE LER A PAISAGEM: A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA PARA CONSTRUÇÃO DA SIGNIFICÂNCIA CULTURAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16604 |
Resumo: | A significância cultural assumiu um papel central nas políticas de conservação patrimonial a partir da década de 1990. Diversas metodologias têm sido elaboradas para construir significâncias que expressem de forma clara, objetiva e coerente os valores orientadores das ações desenvolvidas em determinados patrimônios. Contudo, para as novas categorias patrimoniais, como a paisagem cultural, ainda há uma carência de caminhos para construir significâncias que orientem os gestores do patrimônio. Por ser uma categoria complexa, que integra diversos elementos naturais, culturais e imateriais em um só, a categoria apresenta algumas especificidades que exigem outras formas de atribuição de valor. Neste sentido, este artigo apresenta como a construção da significância cultural pode se utilizar da tradição geográfica de ler as paisagens, visando contribuir para a conservação integrada das novas categorias patrimoniais, sobretudo a paisagem cultural. |
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