HÁ QUE SE LER A PAISAGEM: A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA PARA CONSTRUÇÃO DA SIGNIFICÂNCIA CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo Filho, Dirceu Rogerio Cadena
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16604
Resumo: A significância cultural assumiu um papel central nas políticas de conservação patrimonial a partir da década de 1990. Diversas metodologias têm sido elaboradas para construir significâncias que expressem de forma clara, objetiva e coerente os valores orientadores das ações desenvolvidas em determinados patrimônios. Contudo, para as novas categorias patrimoniais, como a paisagem cultural, ainda há uma carência de caminhos para construir significâncias que orientem os gestores do patrimônio. Por ser uma categoria complexa, que integra diversos elementos naturais, culturais e imateriais em um só, a categoria apresenta algumas especificidades que exigem outras formas de atribuição de valor. Neste sentido, este artigo apresenta como a construção da significância cultural pode se utilizar da tradição geográfica de ler as paisagens, visando contribuir para a conservação integrada das novas categorias patrimoniais, sobretudo a paisagem cultural.
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