CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE MAXIXE-MOÇAMBIQUE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernando, Agostinho
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lima, Samuel do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17460
Resumo: Em Moçambique e particularmente no município de maxixe, um dos problemas ambientais mais graves é o deficiente gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos que se carateriza pela baixa cobertura de coleta que abrange apenas 8,3% do município. Falta de tratamento e destinação final adequada, pessoal qualificado e especializado, instrumentos legais relacionados com os resíduos e escassez de informações para realização de estudos e posterior planejamento das ações. Em Moçambique, existem poucos municípios com estudos sobre a caraterização dos resíduos sólidos urbanos, podendo destacar as Cidades de Maputo e Matola, respectivamente. O presente artigo tem como objetivo principal caraterizar os resíduos sólidos no município de Maxixe em Moçambique. O trabalho de campo foi realizado entre os meses de janeiro à março de 2012. Para amostragem da caracterização gravimétrica dos resíduos sólidos foi realizada uma escolha aleatória de amostras dos três bairros, que são beneficiados pela coleta de resíduos sólidos, nomeadamente, chambone, malalane e rumbana, respectivamente. Foram coletadas dez amostras em cada bairro, o que equivale trinta amostras no total. Os resultados do presente estudo concluíram que a maior porcentagem dos resíduos sólidos urbanos gerados em Maxixe é composta por matéria orgânica seguida de matéria fina ou agregados finos e poucas quantidades de materiais recicláveis.
id UFU-16_707ef87dc9b3344157a34330dee0b23d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17460
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE MAXIXE-MOÇAMBIQUEComposição gravimétricaresíduos Sólidos Urbanos e matéria orgânica.Em Moçambique e particularmente no município de maxixe, um dos problemas ambientais mais graves é o deficiente gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos que se carateriza pela baixa cobertura de coleta que abrange apenas 8,3% do município. Falta de tratamento e destinação final adequada, pessoal qualificado e especializado, instrumentos legais relacionados com os resíduos e escassez de informações para realização de estudos e posterior planejamento das ações. Em Moçambique, existem poucos municípios com estudos sobre a caraterização dos resíduos sólidos urbanos, podendo destacar as Cidades de Maputo e Matola, respectivamente. O presente artigo tem como objetivo principal caraterizar os resíduos sólidos no município de Maxixe em Moçambique. O trabalho de campo foi realizado entre os meses de janeiro à março de 2012. Para amostragem da caracterização gravimétrica dos resíduos sólidos foi realizada uma escolha aleatória de amostras dos três bairros, que são beneficiados pela coleta de resíduos sólidos, nomeadamente, chambone, malalane e rumbana, respectivamente. Foram coletadas dez amostras em cada bairro, o que equivale trinta amostras no total. Os resultados do presente estudo concluíram que a maior porcentagem dos resíduos sólidos urbanos gerados em Maxixe é composta por matéria orgânica seguida de matéria fina ou agregados finos e poucas quantidades de materiais recicláveis.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1746010.14393/RCG134317460Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 43 (2012): Setembro; 335–345Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 43 (2012): Setembro; 335–345Caminhos de Geografia; v. 13 n. 43 (2012): Setembro; 335–3451678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17460/10538Copyright (c) 2012 Agostinho Fernando, Samuel do Carmo Limahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernando, AgostinhoLima, Samuel do Carmo2022-11-09T14:45:21Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17460Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T14:45:21Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE MAXIXE-MOÇAMBIQUE
title CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE MAXIXE-MOÇAMBIQUE
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE MAXIXE-MOÇAMBIQUE
Fernando, Agostinho
Composição gravimétrica
resíduos Sólidos Urbanos e matéria orgânica.
title_short CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE MAXIXE-MOÇAMBIQUE
title_full CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE MAXIXE-MOÇAMBIQUE
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE MAXIXE-MOÇAMBIQUE
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE MAXIXE-MOÇAMBIQUE
title_sort CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS DO MUNICÍPIO DE MAXIXE-MOÇAMBIQUE
author Fernando, Agostinho
author_facet Fernando, Agostinho
Lima, Samuel do Carmo
author_role author
author2 Lima, Samuel do Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernando, Agostinho
Lima, Samuel do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Composição gravimétrica
resíduos Sólidos Urbanos e matéria orgânica.
topic Composição gravimétrica
resíduos Sólidos Urbanos e matéria orgânica.
description Em Moçambique e particularmente no município de maxixe, um dos problemas ambientais mais graves é o deficiente gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos que se carateriza pela baixa cobertura de coleta que abrange apenas 8,3% do município. Falta de tratamento e destinação final adequada, pessoal qualificado e especializado, instrumentos legais relacionados com os resíduos e escassez de informações para realização de estudos e posterior planejamento das ações. Em Moçambique, existem poucos municípios com estudos sobre a caraterização dos resíduos sólidos urbanos, podendo destacar as Cidades de Maputo e Matola, respectivamente. O presente artigo tem como objetivo principal caraterizar os resíduos sólidos no município de Maxixe em Moçambique. O trabalho de campo foi realizado entre os meses de janeiro à março de 2012. Para amostragem da caracterização gravimétrica dos resíduos sólidos foi realizada uma escolha aleatória de amostras dos três bairros, que são beneficiados pela coleta de resíduos sólidos, nomeadamente, chambone, malalane e rumbana, respectivamente. Foram coletadas dez amostras em cada bairro, o que equivale trinta amostras no total. Os resultados do presente estudo concluíram que a maior porcentagem dos resíduos sólidos urbanos gerados em Maxixe é composta por matéria orgânica seguida de matéria fina ou agregados finos e poucas quantidades de materiais recicláveis.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17460
10.14393/RCG134317460
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17460
identifier_str_mv 10.14393/RCG134317460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17460/10538
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Agostinho Fernando, Samuel do Carmo Lima
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Agostinho Fernando, Samuel do Carmo Lima
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 43 (2012): Setembro; 335–345
Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 43 (2012): Setembro; 335–345
Caminhos de Geografia; v. 13 n. 43 (2012): Setembro; 335–345
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067014228934656