PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DO BACABA, NOVA XAVANTINA (MT)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Karida Rainy Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Marimon, Beatriz Schwantes, Souza, Thiago Rodrigo Schossler, Anacleto, Teresa Cristina da Silveira, Laforga, Gilmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30133
Resumo: O objetivo do presente estudo foi realizar um diagnóstico da comunidade do entorno do Parque Municipal do Bacaba, estabelecendo uma relação de proximidade com a população e buscando uma pré-compreensão de sua visão sobre o Parque e a Universidade do Estado de Mato Grosso. Foram aplicados questionários em 120 domicílios, representando uma população de 521 pessoas que vivem no entorno do Parque. Foi evidenciada baixa escolaridade, 27% cursaram o ensino fundamental e 39% não responderam. Entre os moradores, somente 42% visitaram o Parque ao menos uma vez. Entretanto, 55% consideram o Parque bem preservado, sendo provável uma consideração restrita à vegetação do entorno do Parque. Os moradores não sabem como contribuir com a preservação, além de não jogar lixo e não desmatar. A maioria (81%) demonstrou afetividade com o Parque e está ciente da importância do Parque para a qualidade de sua vida, mas desconhece a relação do Parque com a preservação e conservação da qualidade e quantidade da água do Córrego Bacaba. De forma geral, os moradores demonstraram envolvimento e pré-disposição positiva para ações de preservação do Parque, que são elementos essenciais para garantir o sucesso de futuras iniciativas ou ações educativas de ampla participação
id UFU-16_8adbc1fa1ad84ed0d20482b615683e20
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30133
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DO BACABA, NOVA XAVANTINA (MT)CerradoConservaçãoEducação AmbientalO objetivo do presente estudo foi realizar um diagnóstico da comunidade do entorno do Parque Municipal do Bacaba, estabelecendo uma relação de proximidade com a população e buscando uma pré-compreensão de sua visão sobre o Parque e a Universidade do Estado de Mato Grosso. Foram aplicados questionários em 120 domicílios, representando uma população de 521 pessoas que vivem no entorno do Parque. Foi evidenciada baixa escolaridade, 27% cursaram o ensino fundamental e 39% não responderam. Entre os moradores, somente 42% visitaram o Parque ao menos uma vez. Entretanto, 55% consideram o Parque bem preservado, sendo provável uma consideração restrita à vegetação do entorno do Parque. Os moradores não sabem como contribuir com a preservação, além de não jogar lixo e não desmatar. A maioria (81%) demonstrou afetividade com o Parque e está ciente da importância do Parque para a qualidade de sua vida, mas desconhece a relação do Parque com a preservação e conservação da qualidade e quantidade da água do Córrego Bacaba. De forma geral, os moradores demonstraram envolvimento e pré-disposição positiva para ações de preservação do Parque, que são elementos essenciais para garantir o sucesso de futuras iniciativas ou ações educativas de ampla participaçãoEDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/3013310.14393/RCG176001Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 60 (2016): Dezembro ; 01-15Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 60 (2016): Dezembro ; 01-15Caminhos de Geografia; v. 17 n. 60 (2016): Dezembro ; 01-151678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30133/19462Copyright (c) 2016 Karida Rainy Pereira Pires, Beatriz Schwantes Marimon, Thiago Rodrigo Schossler Souza, Teresa Cristina da Silveira Anacleto, Gilmar Laforgainfo:eu-repo/semantics/openAccessPires, Karida Rainy PereiraMarimon, Beatriz SchwantesSouza, Thiago Rodrigo SchosslerAnacleto, Teresa Cristina da SilveiraLaforga, Gilmar2019-12-02T20:37:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30133Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-12-02T20:37:34Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DO BACABA, NOVA XAVANTINA (MT)
title PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DO BACABA, NOVA XAVANTINA (MT)
spellingShingle PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DO BACABA, NOVA XAVANTINA (MT)
Pires, Karida Rainy Pereira
Cerrado
Conservação
Educação Ambiental
title_short PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DO BACABA, NOVA XAVANTINA (MT)
title_full PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DO BACABA, NOVA XAVANTINA (MT)
title_fullStr PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DO BACABA, NOVA XAVANTINA (MT)
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DO BACABA, NOVA XAVANTINA (MT)
title_sort PERCEPÇÃO AMBIENTAL E CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA COMUNIDADE DO ENTORNO DO PARQUE MUNICIPAL DO BACABA, NOVA XAVANTINA (MT)
author Pires, Karida Rainy Pereira
author_facet Pires, Karida Rainy Pereira
Marimon, Beatriz Schwantes
Souza, Thiago Rodrigo Schossler
Anacleto, Teresa Cristina da Silveira
Laforga, Gilmar
author_role author
author2 Marimon, Beatriz Schwantes
Souza, Thiago Rodrigo Schossler
Anacleto, Teresa Cristina da Silveira
Laforga, Gilmar
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Karida Rainy Pereira
Marimon, Beatriz Schwantes
Souza, Thiago Rodrigo Schossler
Anacleto, Teresa Cristina da Silveira
Laforga, Gilmar
dc.subject.por.fl_str_mv Cerrado
Conservação
Educação Ambiental
topic Cerrado
Conservação
Educação Ambiental
description O objetivo do presente estudo foi realizar um diagnóstico da comunidade do entorno do Parque Municipal do Bacaba, estabelecendo uma relação de proximidade com a população e buscando uma pré-compreensão de sua visão sobre o Parque e a Universidade do Estado de Mato Grosso. Foram aplicados questionários em 120 domicílios, representando uma população de 521 pessoas que vivem no entorno do Parque. Foi evidenciada baixa escolaridade, 27% cursaram o ensino fundamental e 39% não responderam. Entre os moradores, somente 42% visitaram o Parque ao menos uma vez. Entretanto, 55% consideram o Parque bem preservado, sendo provável uma consideração restrita à vegetação do entorno do Parque. Os moradores não sabem como contribuir com a preservação, além de não jogar lixo e não desmatar. A maioria (81%) demonstrou afetividade com o Parque e está ciente da importância do Parque para a qualidade de sua vida, mas desconhece a relação do Parque com a preservação e conservação da qualidade e quantidade da água do Córrego Bacaba. De forma geral, os moradores demonstraram envolvimento e pré-disposição positiva para ações de preservação do Parque, que são elementos essenciais para garantir o sucesso de futuras iniciativas ou ações educativas de ampla participação
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30133
10.14393/RCG176001
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30133
identifier_str_mv 10.14393/RCG176001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/30133/19462
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 60 (2016): Dezembro ; 01-15
Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 60 (2016): Dezembro ; 01-15
Caminhos de Geografia; v. 17 n. 60 (2016): Dezembro ; 01-15
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015210401792