REDES TÉCNICAS E ESTADO BRASILEIRO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA RODOVIA BR 163
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16067 |
Resumo: | Este trabalho tem o propósito de analisar o processo de reorganização e formação do território da Amazônia Legal, mais especificamente a área de entorno da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém) no período posterior ao início do período militar brasileiro (1964). A partir deste recorte, buscamos compreender como o Estado brasileiro interfere na dinâmica política e social deste território em meio ao processo de desenvolvimento nacional. Enquanto referência teórica e metodológica utilizamos o conceito de redes técnicas, bem como a sua relação com o território, a fim de identificarmos, em diferentes momentos, os objetos técnicos, que, a partir de ações intencionais, contribuíram e contribuem para prover os espaços de conteúdos, tornando-os singulares. Dessa forma, este estudo enfatiza que o Estado brasileiro se encontra num momento de rever sua própria história para com a área de influência da rodovia BR-163, de modo a buscar o equilíbrio entre a lógica das redes e a lógica do próprio território. |
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REDES TÉCNICAS E ESTADO BRASILEIRO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA RODOVIA BR 163Amazônia LegalRodovia BR 163Estado brasileiroRedes técnicasTerritórioEste trabalho tem o propósito de analisar o processo de reorganização e formação do território da Amazônia Legal, mais especificamente a área de entorno da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém) no período posterior ao início do período militar brasileiro (1964). A partir deste recorte, buscamos compreender como o Estado brasileiro interfere na dinâmica política e social deste território em meio ao processo de desenvolvimento nacional. Enquanto referência teórica e metodológica utilizamos o conceito de redes técnicas, bem como a sua relação com o território, a fim de identificarmos, em diferentes momentos, os objetos técnicos, que, a partir de ações intencionais, contribuíram e contribuem para prover os espaços de conteúdos, tornando-os singulares. Dessa forma, este estudo enfatiza que o Estado brasileiro se encontra num momento de rever sua própria história para com a área de influência da rodovia BR-163, de modo a buscar o equilíbrio entre a lógica das redes e a lógica do próprio território.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1606710.14393/RCG113316067Caminhos de Geografia; Vol. 11 No. 33 (2010): Março ; 53-65Caminhos de Geografia; Vol. 11 Núm. 33 (2010): Março ; 53-65Caminhos de Geografia; v. 11 n. 33 (2010): Março ; 53-651678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16067/9050Copyright (c) 2010 Alcione Talaska, Almir Arantes, José Antonio Assumpção Fariashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTalaska, AlcioneArantes, AlmirFarias, José Antonio Assumpção2022-11-29T19:48:48Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16067Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-29T19:48:48Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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