GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27340 |
Resumo: | Este artigo analisa as percepções e demandas dos estudantes no campo da Geografía, relativas ao meio ambiente. Os fatores que podem influenciar a demanda espontânea dos alunos sobre questões relacionadas com desastres -acima de outros temas- são analisados, tomando como referência a questão dos tsunamis, desastres tecnológicos, terremotos e risco nuclear. Pra isso, foi realizado um estudo implementado em escolas do nível meio da cidade de Buenos Aires e Grande Buenos Aires. Uma estimativa econométrica foi realizada através de Probit. Os resultados sugerem que: com o aumento dos anos de escolaridade e/ou idade, diminui a possibilidade de demandar temas asociados a "catástrofes" e com a proximidade temporal da ocorrência de este tipo de eventos, aumenta essa probabilidade. |
id |
UFU-16_910dd58ccbcf6d8f860ae0c307f2a582 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27340 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTESGEOGRAFIA Y EDUCACIÓN AMBIENTAL: FACTORES QUE AFECTAN LA DEMANDA DE LOS ESTUDIANTESEscuelaPercepcionesEstimaciónProbitDesastres ambientalesEscuelaPercepcionesEstimaciónProbitDesastres ambientalesEste artigo analisa as percepções e demandas dos estudantes no campo da Geografía, relativas ao meio ambiente. Os fatores que podem influenciar a demanda espontânea dos alunos sobre questões relacionadas com desastres -acima de outros temas- são analisados, tomando como referência a questão dos tsunamis, desastres tecnológicos, terremotos e risco nuclear. Pra isso, foi realizado um estudo implementado em escolas do nível meio da cidade de Buenos Aires e Grande Buenos Aires. Uma estimativa econométrica foi realizada através de Probit. Os resultados sugerem que: com o aumento dos anos de escolaridade e/ou idade, diminui a possibilidade de demandar temas asociados a "catástrofes" e com a proximidade temporal da ocorrência de este tipo de eventos, aumenta essa probabilidade.Este artículo analiza las percepciones y demandas de los estudiantes en el campo de la Geografía, relativas a la cuestión ambiental. Los factores que pueden influir sobre la demanda espontánea de los alumnos sobre cuestiones relacionadas con desastres y catástrofes -por sobre otros temas- son analizados, tomando como referencia la cuestión de los tsunamis, los desastres tecnológicos, los terremotos y el riesgo nuclear. Para eso, se realizó un estudio implementado en escuelas del nivel medio de la Ciudad de Buenos Aires y del conurbano bonaerense. Se realizó una estimación econométrica a través de Probit. Los resultados sugieren que: con un aumento de los años de escolaridad, y/o la edad, disminuye la probabilidad de que se demanden temas asociados a "catástrofes" y, con la proximidad temporal de la ocurrencia de este tipo de eventos, aumenta esa probabilidad.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2734010.14393/RCG155227340Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 52 (2014): Dezembro ; 66–80Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 52 (2014): Dezembro ; 66–80Caminhos de Geografia; v. 15 n. 52 (2014): Dezembro ; 66–801678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUspahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27340/15960Copyright (c) 2015 Mariana Saidónhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaidón, Mariana2022-11-07T18:47:56Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27340Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-07T18:47:56Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES GEOGRAFIA Y EDUCACIÓN AMBIENTAL: FACTORES QUE AFECTAN LA DEMANDA DE LOS ESTUDIANTES |
title |
GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES |
spellingShingle |
GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES Saidón, Mariana Escuela Percepciones Estimación Probit Desastres ambientales Escuela Percepciones Estimación Probit Desastres ambientales |
title_short |
GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES |
title_full |
GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES |
title_fullStr |
GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES |
title_full_unstemmed |
GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES |
title_sort |
GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES |
author |
Saidón, Mariana |
author_facet |
Saidón, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saidón, Mariana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escuela Percepciones Estimación Probit Desastres ambientales Escuela Percepciones Estimación Probit Desastres ambientales |
topic |
Escuela Percepciones Estimación Probit Desastres ambientales Escuela Percepciones Estimación Probit Desastres ambientales |
description |
Este artigo analisa as percepções e demandas dos estudantes no campo da Geografía, relativas ao meio ambiente. Os fatores que podem influenciar a demanda espontânea dos alunos sobre questões relacionadas com desastres -acima de outros temas- são analisados, tomando como referência a questão dos tsunamis, desastres tecnológicos, terremotos e risco nuclear. Pra isso, foi realizado um estudo implementado em escolas do nível meio da cidade de Buenos Aires e Grande Buenos Aires. Uma estimativa econométrica foi realizada através de Probit. Os resultados sugerem que: com o aumento dos anos de escolaridade e/ou idade, diminui a possibilidade de demandar temas asociados a "catástrofes" e com a proximidade temporal da ocorrência de este tipo de eventos, aumenta essa probabilidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27340 10.14393/RCG155227340 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27340 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG155227340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27340/15960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Mariana Saidón http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Mariana Saidón http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 52 (2014): Dezembro ; 66–80 Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 52 (2014): Dezembro ; 66–80 Caminhos de Geografia; v. 15 n. 52 (2014): Dezembro ; 66–80 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067015102398464 |