GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saidón, Mariana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27340
Resumo: Este artigo analisa as percepções e demandas dos estudantes no campo da Geografía, relativas ao meio ambiente. Os fatores que podem influenciar a demanda espontânea dos alunos sobre questões relacionadas com desastres -acima de outros temas- são analisados, tomando como referência a questão dos tsunamis, desastres tecnológicos, terremotos e risco nuclear. Pra isso, foi realizado um estudo implementado em escolas do nível meio da cidade de Buenos Aires e Grande Buenos Aires. Uma estimativa econométrica foi realizada através de Probit. Os resultados sugerem que: com o aumento dos anos de escolaridade e/ou idade, diminui a possibilidade de demandar temas asociados a "catástrofes" e com a proximidade temporal da ocorrência de este tipo de eventos, aumenta essa probabilidade.
id UFU-16_910dd58ccbcf6d8f860ae0c307f2a582
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27340
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTESGEOGRAFIA Y EDUCACIÓN AMBIENTAL: FACTORES QUE AFECTAN LA DEMANDA DE LOS ESTUDIANTESEscuelaPercepcionesEstimaciónProbitDesastres ambientalesEscuelaPercepcionesEstimaciónProbitDesastres ambientalesEste artigo analisa as percepções e demandas dos estudantes no campo da Geografía, relativas ao meio ambiente. Os fatores que podem influenciar a demanda espontânea dos alunos sobre questões relacionadas com desastres -acima de outros temas- são analisados, tomando como referência a questão dos tsunamis, desastres tecnológicos, terremotos e risco nuclear. Pra isso, foi realizado um estudo implementado em escolas do nível meio da cidade de Buenos Aires e Grande Buenos Aires. Uma estimativa econométrica foi realizada através de Probit. Os resultados sugerem que: com o aumento dos anos de escolaridade e/ou idade, diminui a possibilidade de demandar temas asociados a "catástrofes" e com a proximidade temporal da ocorrência de este tipo de eventos, aumenta essa probabilidade.Este artículo analiza las percepciones y demandas de los estudiantes en el campo de la Geografía, relativas a la cuestión ambiental. Los factores que pueden influir sobre la demanda espontánea de los alumnos sobre cuestiones relacionadas con desastres y catástrofes -por sobre otros temas- son analizados, tomando como referencia la cuestión de los tsunamis, los desastres tecnológicos, los terremotos y el riesgo nuclear. Para eso, se realizó un estudio implementado en escuelas del nivel medio de la Ciudad de Buenos Aires y del conurbano bonaerense. Se realizó una estimación econométrica a través de Probit. Los resultados sugieren que: con un aumento de los años de escolaridad, y/o la edad, disminuye la probabilidad de que se demanden temas asociados a "catástrofes" y, con la proximidad temporal de la ocurrencia de este tipo de eventos, aumenta esa probabilidad.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2734010.14393/RCG155227340Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 52 (2014): Dezembro ; 66–80Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 52 (2014): Dezembro ; 66–80Caminhos de Geografia; v. 15 n. 52 (2014): Dezembro ; 66–801678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUspahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27340/15960Copyright (c) 2015 Mariana Saidónhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSaidón, Mariana2022-11-07T18:47:56Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27340Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-07T18:47:56Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES
GEOGRAFIA Y EDUCACIÓN AMBIENTAL: FACTORES QUE AFECTAN LA DEMANDA DE LOS ESTUDIANTES
title GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES
spellingShingle GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES
Saidón, Mariana
Escuela
Percepciones
Estimación
Probit
Desastres ambientales
Escuela
Percepciones
Estimación
Probit
Desastres ambientales
title_short GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES
title_full GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES
title_fullStr GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES
title_full_unstemmed GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES
title_sort GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: FATORES QUE AFETAM A DEMANDA DOS ESTUDANTES
author Saidón, Mariana
author_facet Saidón, Mariana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saidón, Mariana
dc.subject.por.fl_str_mv Escuela
Percepciones
Estimación
Probit
Desastres ambientales
Escuela
Percepciones
Estimación
Probit
Desastres ambientales
topic Escuela
Percepciones
Estimación
Probit
Desastres ambientales
Escuela
Percepciones
Estimación
Probit
Desastres ambientales
description Este artigo analisa as percepções e demandas dos estudantes no campo da Geografía, relativas ao meio ambiente. Os fatores que podem influenciar a demanda espontânea dos alunos sobre questões relacionadas com desastres -acima de outros temas- são analisados, tomando como referência a questão dos tsunamis, desastres tecnológicos, terremotos e risco nuclear. Pra isso, foi realizado um estudo implementado em escolas do nível meio da cidade de Buenos Aires e Grande Buenos Aires. Uma estimativa econométrica foi realizada através de Probit. Os resultados sugerem que: com o aumento dos anos de escolaridade e/ou idade, diminui a possibilidade de demandar temas asociados a "catástrofes" e com a proximidade temporal da ocorrência de este tipo de eventos, aumenta essa probabilidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27340
10.14393/RCG155227340
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27340
identifier_str_mv 10.14393/RCG155227340
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/27340/15960
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Mariana Saidón
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Mariana Saidón
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 52 (2014): Dezembro ; 66–80
Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 52 (2014): Dezembro ; 66–80
Caminhos de Geografia; v. 15 n. 52 (2014): Dezembro ; 66–80
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015102398464