GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS EM TOLEDO - PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Fabio de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16580
Resumo: A aprovação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos contrasta com o desenvolvimento restrito das tecnologias de tratamento e destinação final. A formação de sistemas integrados que promovam distintas alternativas aos resíduos recicláveis e adequada eliminação aos rejeitos é uma necessidade na modernização do setor. Neste artigo, indaga-se sobre a situação dos sistemas de limpeza pública nos municípios brasileiros, especificamente no município de Toledo (PR). Para este fim, utiliza-se uma abordagem de orientação geral-particular, iniciando-se pelo quadro da gestão dos resíduos sólidos no Brasil e, posteriormente, prosseguindo-se no estudo de caso em Toledo, indagando-se sobre os problemas e carências para consolidação de uma gestão integrada mais eficiente e que atenda a alguns preceitos da PNRS: a destinação ambientalmente adequada e processos de valorização com inclusão de catadores. Com a análise, evidenciou-se o progresso nas condições de operação do aterro sanitário, entretanto, sem definição para sua substituição após o fim da vida útil em 2014. A valorização é limitada aos resíduos secos e, apesar do crescimento da participação da associação de catadores, a inclusão é restrita aos que estão organizados. Trata-se de um quadro defasado e que ainda demanda múltiplas ações na consolidação de uma gestão integrada eficiente.
id UFU-16_9e592656df3b8afdaf7f282111d3d5a1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16580
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS EM TOLEDO - PRGestão Integrada de Resíduos SólidosAterro SanitárioValorização de resíduosA aprovação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos contrasta com o desenvolvimento restrito das tecnologias de tratamento e destinação final. A formação de sistemas integrados que promovam distintas alternativas aos resíduos recicláveis e adequada eliminação aos rejeitos é uma necessidade na modernização do setor. Neste artigo, indaga-se sobre a situação dos sistemas de limpeza pública nos municípios brasileiros, especificamente no município de Toledo (PR). Para este fim, utiliza-se uma abordagem de orientação geral-particular, iniciando-se pelo quadro da gestão dos resíduos sólidos no Brasil e, posteriormente, prosseguindo-se no estudo de caso em Toledo, indagando-se sobre os problemas e carências para consolidação de uma gestão integrada mais eficiente e que atenda a alguns preceitos da PNRS: a destinação ambientalmente adequada e processos de valorização com inclusão de catadores. Com a análise, evidenciou-se o progresso nas condições de operação do aterro sanitário, entretanto, sem definição para sua substituição após o fim da vida útil em 2014. A valorização é limitada aos resíduos secos e, apesar do crescimento da participação da associação de catadores, a inclusão é restrita aos que estão organizados. Trata-se de um quadro defasado e que ainda demanda múltiplas ações na consolidação de uma gestão integrada eficiente.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1658010.14393/RCG144716580Caminhos de Geografia; Vol. 14 No. 47 (2013): Setembro ; 27–42Caminhos de Geografia; Vol. 14 Núm. 47 (2013): Setembro ; 27–42Caminhos de Geografia; v. 14 n. 47 (2013): Setembro ; 27–421678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16580/13389Copyright (c) 2013 Fabio de Oliveira Neveshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Fabio de Oliveira2022-11-08T18:20:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/16580Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-08T18:20:51Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS EM TOLEDO - PR
title GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS EM TOLEDO - PR
spellingShingle GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS EM TOLEDO - PR
Neves, Fabio de Oliveira
Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Aterro Sanitário
Valorização de resíduos
title_short GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS EM TOLEDO - PR
title_full GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS EM TOLEDO - PR
title_fullStr GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS EM TOLEDO - PR
title_full_unstemmed GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS EM TOLEDO - PR
title_sort GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: PROBLEMAS E PERSPECTIVAS EM TOLEDO - PR
author Neves, Fabio de Oliveira
author_facet Neves, Fabio de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Fabio de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Aterro Sanitário
Valorização de resíduos
topic Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Aterro Sanitário
Valorização de resíduos
description A aprovação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos contrasta com o desenvolvimento restrito das tecnologias de tratamento e destinação final. A formação de sistemas integrados que promovam distintas alternativas aos resíduos recicláveis e adequada eliminação aos rejeitos é uma necessidade na modernização do setor. Neste artigo, indaga-se sobre a situação dos sistemas de limpeza pública nos municípios brasileiros, especificamente no município de Toledo (PR). Para este fim, utiliza-se uma abordagem de orientação geral-particular, iniciando-se pelo quadro da gestão dos resíduos sólidos no Brasil e, posteriormente, prosseguindo-se no estudo de caso em Toledo, indagando-se sobre os problemas e carências para consolidação de uma gestão integrada mais eficiente e que atenda a alguns preceitos da PNRS: a destinação ambientalmente adequada e processos de valorização com inclusão de catadores. Com a análise, evidenciou-se o progresso nas condições de operação do aterro sanitário, entretanto, sem definição para sua substituição após o fim da vida útil em 2014. A valorização é limitada aos resíduos secos e, apesar do crescimento da participação da associação de catadores, a inclusão é restrita aos que estão organizados. Trata-se de um quadro defasado e que ainda demanda múltiplas ações na consolidação de uma gestão integrada eficiente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16580
10.14393/RCG144716580
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16580
identifier_str_mv 10.14393/RCG144716580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16580/13389
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Fabio de Oliveira Neves
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Fabio de Oliveira Neves
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 14 No. 47 (2013): Setembro ; 27–42
Caminhos de Geografia; Vol. 14 Núm. 47 (2013): Setembro ; 27–42
Caminhos de Geografia; v. 14 n. 47 (2013): Setembro ; 27–42
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067013773852672