POLÍTICAS DE TRANSPORTE MOTORIZADO NO BRASIL E SEUS REFLEXOS SOBRE A AMAZÔNIA LEGAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/58507 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar os reflexos das políticas de transporte adotadas no Brasil sobre a motorização e os registros de óbitos por Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) na Amazônia Legal. Para isso utilizou-se os registros de óbitos do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), disponibilizados por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e de frota de veículos do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). Constatou-se que as motocicletas participam com aproximadamente 48% na composição da frota de veículos da Amazônia Legal e são responsáveis mais de 43% dos óbitos por ATT da região. Verificou-se também que estes números não param de crescer desde que políticas de incentivos à aquisição destes veículos passaram a ser adotadas e o transporte de passageiros por mototáxi foi admitido nas cidades da região. |
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