AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E ESPAÇO URBANO: O PÚBLICO E O PRIVADO EM QUESTÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37271 |
Resumo: | O presente trabalho constitui uma discussão teórica acerca do impacto dos serviços de educação superior no espaço urbano, numa abordagem que visa discutir a atuação e a interligação entre os agentes públicos e privados nesse setor. O objetivo deste trabalho é compreender o processo de (re)produção do espaço urbano a partir das instituições de ensino superior públicas e privadas, uma vez que elas caracterizam o atual cenário brasileiro de modernização do território a partir da introdução ou aperfeiçoamento de elementos técnicos, científicos e informacionais, e marcado pela terciarização da economia. Nota-se, a partir dessa reflexão, que o espaço urbano tem sido fortemente impactado pelas atividades terciárias, dentre as quais o ensino superior assume uma posição de destaque, seja pelas atividades inerentes às próprias instituições, dependendo do seu caráter, se público ou privado, seja por meio daquelas que elas demandam ou estimulam. |
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AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E ESPAÇO URBANO: O PÚBLICO E O PRIVADO EM QUESTÃOInstituições de ensino superior. (Re)produção do espaço urbano. Agentes públicos e privados.Geografia urbanaO presente trabalho constitui uma discussão teórica acerca do impacto dos serviços de educação superior no espaço urbano, numa abordagem que visa discutir a atuação e a interligação entre os agentes públicos e privados nesse setor. O objetivo deste trabalho é compreender o processo de (re)produção do espaço urbano a partir das instituições de ensino superior públicas e privadas, uma vez que elas caracterizam o atual cenário brasileiro de modernização do território a partir da introdução ou aperfeiçoamento de elementos técnicos, científicos e informacionais, e marcado pela terciarização da economia. Nota-se, a partir dessa reflexão, que o espaço urbano tem sido fortemente impactado pelas atividades terciárias, dentre as quais o ensino superior assume uma posição de destaque, seja pelas atividades inerentes às próprias instituições, dependendo do seu caráter, se público ou privado, seja por meio daquelas que elas demandam ou estimulam. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/3727110.14393/RCG196513Caminhos de Geografia; Vol. 19 No. 65 (2018): Março ; 180 - 193Caminhos de Geografia; Vol. 19 Núm. 65 (2018): Março ; 180 - 193Caminhos de Geografia; v. 19 n. 65 (2018): Março ; 180 - 1931678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/37271/22156Copyright (c) 2018 Luís Carlos Batista Rodrigues, Antonio Cardoso Façanhainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Luís Carlos BatistaFaçanha, Antonio Cardoso2019-12-02T21:11:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37271Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-12-02T21:11:38Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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