ANÁLISE MACROSCÓPICA E MICROMORFOLÓGICA DE ESTRUTURAS SEDIMENTARES APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE EVENTOS DE DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS EM DEPÓSITOS DE BAIXA ENCOSTA NO SUL DO SEGUNDO PLANALTO DO ESTADO PARANÁ (BRASIL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pietrobelli, Gisele
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Machado, Elias, Tratz, Eliza do Belem, Camargo Filho, Mauricio, da Silva, Wellington Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/47083
Resumo: Depósitos de encostas bem preservados têm sido objeto de estudo na região sul do Segundo Planalto do Paraná. Estes depósitos apresentam-se de forma muito nítida com estruturas sedimentares primárias preservadas, ainda assim, os trabalhos que enfatizam as estruturas físicas destes depósitos são restritos, justificando a relevância deste trabalho que tem como objetivo central a interpretação dos tipos de fluxos responsáveis pela deposição dos sedimentos e processos pedogenéticos associados. Para isso, foram usadas as seguintes técnicas: levantamento de seções estratigráficas, descrição macroscópica de estruturas sedimentares em campo, análise granulométrica, análise de microscopia ótica. Para formação das estruturas de sedimentação fluxos mais vigorosos com baixa densidade foram dominantes. Entre as estruturas presentes nos depósitos de encosta predominam estruturas plano-paralela, estrutura maciça e estrutura gradacional. Estruturas de deformação plástica ocorreram sob condições de ambiente tanto úmido como seco. Por dois períodos distintos, processos pedogenéticos foram responsáveis pela formação dos paleo-horizontes organominerais. Nestes casos, a intensa pedogênese dominou a encosta, nas demais situações os processos deposicionais foram predominantes sobre os processos pedogenéticos uma vez que as estruturas sedimentares se encontram bem preservadas permitindo o presente estudo.
id UFU-16_b3115ca45a0037102bb03e8725c0a2dd
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47083
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling ANÁLISE MACROSCÓPICA E MICROMORFOLÓGICA DE ESTRUTURAS SEDIMENTARES APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE EVENTOS DE DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS EM DEPÓSITOS DE BAIXA ENCOSTA NO SUL DO SEGUNDO PLANALTO DO ESTADO PARANÁ (BRASIL) depósitos de encostaestruturas sedimentarespaleo-horizontes.Depósitos de encostas bem preservados têm sido objeto de estudo na região sul do Segundo Planalto do Paraná. Estes depósitos apresentam-se de forma muito nítida com estruturas sedimentares primárias preservadas, ainda assim, os trabalhos que enfatizam as estruturas físicas destes depósitos são restritos, justificando a relevância deste trabalho que tem como objetivo central a interpretação dos tipos de fluxos responsáveis pela deposição dos sedimentos e processos pedogenéticos associados. Para isso, foram usadas as seguintes técnicas: levantamento de seções estratigráficas, descrição macroscópica de estruturas sedimentares em campo, análise granulométrica, análise de microscopia ótica. Para formação das estruturas de sedimentação fluxos mais vigorosos com baixa densidade foram dominantes. Entre as estruturas presentes nos depósitos de encosta predominam estruturas plano-paralela, estrutura maciça e estrutura gradacional. Estruturas de deformação plástica ocorreram sob condições de ambiente tanto úmido como seco. Por dois períodos distintos, processos pedogenéticos foram responsáveis pela formação dos paleo-horizontes organominerais. Nestes casos, a intensa pedogênese dominou a encosta, nas demais situações os processos deposicionais foram predominantes sobre os processos pedogenéticos uma vez que as estruturas sedimentares se encontram bem preservadas permitindo o presente estudo.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/4708310.14393/RCG207247083Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 72 (2019): Dezembro; 537 - 559Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 72 (2019): Dezembro; 537 - 559Caminhos de Geografia; v. 20 n. 72 (2019): Dezembro; 537 - 5591678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/47083/28177Copyright (c) 2020 Gisele Pietrobelli, Elias Machado, Eliza do Belem Tratz, Mauricio Camargo Filho, Wellington Barbosa da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessPietrobelli, GiseleMachado, EliasTratz, Eliza do BelemCamargo Filho, Mauricioda Silva, Wellington Barbosa2020-02-20T20:11:31Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47083Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2020-02-20T20:11:31Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE MACROSCÓPICA E MICROMORFOLÓGICA DE ESTRUTURAS SEDIMENTARES APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE EVENTOS DE DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS EM DEPÓSITOS DE BAIXA ENCOSTA NO SUL DO SEGUNDO PLANALTO DO ESTADO PARANÁ (BRASIL)
title ANÁLISE MACROSCÓPICA E MICROMORFOLÓGICA DE ESTRUTURAS SEDIMENTARES APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE EVENTOS DE DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS EM DEPÓSITOS DE BAIXA ENCOSTA NO SUL DO SEGUNDO PLANALTO DO ESTADO PARANÁ (BRASIL)
spellingShingle ANÁLISE MACROSCÓPICA E MICROMORFOLÓGICA DE ESTRUTURAS SEDIMENTARES APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE EVENTOS DE DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS EM DEPÓSITOS DE BAIXA ENCOSTA NO SUL DO SEGUNDO PLANALTO DO ESTADO PARANÁ (BRASIL)
Pietrobelli, Gisele
depósitos de encosta
estruturas sedimentares
paleo-horizontes.
title_short ANÁLISE MACROSCÓPICA E MICROMORFOLÓGICA DE ESTRUTURAS SEDIMENTARES APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE EVENTOS DE DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS EM DEPÓSITOS DE BAIXA ENCOSTA NO SUL DO SEGUNDO PLANALTO DO ESTADO PARANÁ (BRASIL)
title_full ANÁLISE MACROSCÓPICA E MICROMORFOLÓGICA DE ESTRUTURAS SEDIMENTARES APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE EVENTOS DE DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS EM DEPÓSITOS DE BAIXA ENCOSTA NO SUL DO SEGUNDO PLANALTO DO ESTADO PARANÁ (BRASIL)
title_fullStr ANÁLISE MACROSCÓPICA E MICROMORFOLÓGICA DE ESTRUTURAS SEDIMENTARES APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE EVENTOS DE DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS EM DEPÓSITOS DE BAIXA ENCOSTA NO SUL DO SEGUNDO PLANALTO DO ESTADO PARANÁ (BRASIL)
title_full_unstemmed ANÁLISE MACROSCÓPICA E MICROMORFOLÓGICA DE ESTRUTURAS SEDIMENTARES APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE EVENTOS DE DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS EM DEPÓSITOS DE BAIXA ENCOSTA NO SUL DO SEGUNDO PLANALTO DO ESTADO PARANÁ (BRASIL)
title_sort ANÁLISE MACROSCÓPICA E MICROMORFOLÓGICA DE ESTRUTURAS SEDIMENTARES APLICADA À INTERPRETAÇÃO DE EVENTOS DE DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS EM DEPÓSITOS DE BAIXA ENCOSTA NO SUL DO SEGUNDO PLANALTO DO ESTADO PARANÁ (BRASIL)
author Pietrobelli, Gisele
author_facet Pietrobelli, Gisele
Machado, Elias
Tratz, Eliza do Belem
Camargo Filho, Mauricio
da Silva, Wellington Barbosa
author_role author
author2 Machado, Elias
Tratz, Eliza do Belem
Camargo Filho, Mauricio
da Silva, Wellington Barbosa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pietrobelli, Gisele
Machado, Elias
Tratz, Eliza do Belem
Camargo Filho, Mauricio
da Silva, Wellington Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv depósitos de encosta
estruturas sedimentares
paleo-horizontes.
topic depósitos de encosta
estruturas sedimentares
paleo-horizontes.
description Depósitos de encostas bem preservados têm sido objeto de estudo na região sul do Segundo Planalto do Paraná. Estes depósitos apresentam-se de forma muito nítida com estruturas sedimentares primárias preservadas, ainda assim, os trabalhos que enfatizam as estruturas físicas destes depósitos são restritos, justificando a relevância deste trabalho que tem como objetivo central a interpretação dos tipos de fluxos responsáveis pela deposição dos sedimentos e processos pedogenéticos associados. Para isso, foram usadas as seguintes técnicas: levantamento de seções estratigráficas, descrição macroscópica de estruturas sedimentares em campo, análise granulométrica, análise de microscopia ótica. Para formação das estruturas de sedimentação fluxos mais vigorosos com baixa densidade foram dominantes. Entre as estruturas presentes nos depósitos de encosta predominam estruturas plano-paralela, estrutura maciça e estrutura gradacional. Estruturas de deformação plástica ocorreram sob condições de ambiente tanto úmido como seco. Por dois períodos distintos, processos pedogenéticos foram responsáveis pela formação dos paleo-horizontes organominerais. Nestes casos, a intensa pedogênese dominou a encosta, nas demais situações os processos deposicionais foram predominantes sobre os processos pedogenéticos uma vez que as estruturas sedimentares se encontram bem preservadas permitindo o presente estudo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/47083
10.14393/RCG207247083
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/47083
identifier_str_mv 10.14393/RCG207247083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/47083/28177
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 72 (2019): Dezembro; 537 - 559
Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 72 (2019): Dezembro; 537 - 559
Caminhos de Geografia; v. 20 n. 72 (2019): Dezembro; 537 - 559
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067017060089856