REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomfim, Nataneael Reis
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Correia, Silvia Letícia Costa Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29755
Resumo: Este artigo busca discutir acerca das representações sociais construídas por jovens e adolescentes de comunidades favelares e suas contribuições para as aprendizagens significativas na Geografia Escolar. Por meio de uma metodologia de inspiração interacionista e construtivista, este estudo investe na tese de que a identificação e análise das representações sociais do espaço da favela construídas pelos alunos, potencializa pistas de reflexão sobre a utilização destes sistemas significativos no ensino e aprendizagem da Geografia Escolar. Foram utilizadas fotos de 16 alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Ilhéus/Ba. Estas fotos serviram para deslanchar o discurso sobre o espaço da favela, seguido de uma análise sistemática do conteúdo destes discursos, buscando os conhecimentos geográficos do "senso comum" contidos nas representações sociais do espaço. A imagem da favela não só revelou práticas, táticas construídas e artes de fazer no espaço cotidiano, mas também dos dispositivos de transmissão de valores e de significações que lhe são atribuídas, além de contribuir ao ensino de geografia, nos planos científico, sócio-educativo e didático.
id UFU-16_b5316819f094041fd3cec2e1a1436ad6
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29755
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIAGeografia EscolarJovens e AdolescentesComunidades FavelaresEste artigo busca discutir acerca das representações sociais construídas por jovens e adolescentes de comunidades favelares e suas contribuições para as aprendizagens significativas na Geografia Escolar. Por meio de uma metodologia de inspiração interacionista e construtivista, este estudo investe na tese de que a identificação e análise das representações sociais do espaço da favela construídas pelos alunos, potencializa pistas de reflexão sobre a utilização destes sistemas significativos no ensino e aprendizagem da Geografia Escolar. Foram utilizadas fotos de 16 alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Ilhéus/Ba. Estas fotos serviram para deslanchar o discurso sobre o espaço da favela, seguido de uma análise sistemática do conteúdo destes discursos, buscando os conhecimentos geográficos do "senso comum" contidos nas representações sociais do espaço. A imagem da favela não só revelou práticas, táticas construídas e artes de fazer no espaço cotidiano, mas também dos dispositivos de transmissão de valores e de significações que lhe são atribuídas, além de contribuir ao ensino de geografia, nos planos científico, sócio-educativo e didático.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2975510.14393/RCG175902Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 59 (2016): Setembro; 18-31Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 59 (2016): Setembro; 18-31Caminhos de Geografia; v. 17 n. 59 (2016): Setembro; 18-311678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29755/18893Copyright (c) 2016 Nataneael Reis Bomfim, Silvia Letícia Costa Pereira Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBomfim, Nataneael ReisCorreia, Silvia Letícia Costa Pereira2018-12-14T18:31:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29755Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2018-12-14T18:31:35Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA
title REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA
Bomfim, Nataneael Reis
Geografia Escolar
Jovens e Adolescentes
Comunidades Favelares
title_short REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA
title_sort REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO ESPAÇO E ENSINO DE GEOGRAFIA
author Bomfim, Nataneael Reis
author_facet Bomfim, Nataneael Reis
Correia, Silvia Letícia Costa Pereira
author_role author
author2 Correia, Silvia Letícia Costa Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bomfim, Nataneael Reis
Correia, Silvia Letícia Costa Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia Escolar
Jovens e Adolescentes
Comunidades Favelares
topic Geografia Escolar
Jovens e Adolescentes
Comunidades Favelares
description Este artigo busca discutir acerca das representações sociais construídas por jovens e adolescentes de comunidades favelares e suas contribuições para as aprendizagens significativas na Geografia Escolar. Por meio de uma metodologia de inspiração interacionista e construtivista, este estudo investe na tese de que a identificação e análise das representações sociais do espaço da favela construídas pelos alunos, potencializa pistas de reflexão sobre a utilização destes sistemas significativos no ensino e aprendizagem da Geografia Escolar. Foram utilizadas fotos de 16 alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas da cidade de Ilhéus/Ba. Estas fotos serviram para deslanchar o discurso sobre o espaço da favela, seguido de uma análise sistemática do conteúdo destes discursos, buscando os conhecimentos geográficos do "senso comum" contidos nas representações sociais do espaço. A imagem da favela não só revelou práticas, táticas construídas e artes de fazer no espaço cotidiano, mas também dos dispositivos de transmissão de valores e de significações que lhe são atribuídas, além de contribuir ao ensino de geografia, nos planos científico, sócio-educativo e didático.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29755
10.14393/RCG175902
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29755
identifier_str_mv 10.14393/RCG175902
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/29755/18893
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Nataneael Reis Bomfim, Silvia Letícia Costa Pereira Correia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Nataneael Reis Bomfim, Silvia Letícia Costa Pereira Correia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 17 No. 59 (2016): Setembro; 18-31
Caminhos de Geografia; Vol. 17 Núm. 59 (2016): Setembro; 18-31
Caminhos de Geografia; v. 17 n. 59 (2016): Setembro; 18-31
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015192576000