AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS DE OCORRÊNCIAS DAS FEIÇÕES EROSIVAS LINEARES NOS LIMITES DEPRESSÃO-CUESTA - ANALÂNDIA (SP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stefanuto, Estêvão Botura
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lupinacci, Cenira Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/43159
Resumo: As áreas de contato entre as depressões de borda de bacias sedimentares e os relevos cuestiformes, quando combinadas a intenso uso agrícola, podem sofrer processos erosivos lineares. Portanto, objetiva-se discutir a evolução de feições erosivas lineares, a partir de suas interações com a litologia, os solos, a declividade e o uso da terra em setor de transição depressão-cuesta localizado em Analândia (SP). Buscando atingir o objetivo, utilizou-se um conjunto de técnicas cartográficas a fim de mapear cada uma das variáveis consideradas. Através da metodologia utilizada, constatou-se uma expressiva associação das feições erosivas à litologias arenosas e a solos espessos e pouco espessos. Os sulcos e ravinas apresentaram incidência considerável na classe de declividade de 5 a 12%, a qual, teoricamente, é avaliada como adequada a diversos tipos de uso da terra. Ainda em relação ao uso da terra, as feições erosivas lineares correlacionaram-se às áreas de pasto limpo e vegetação arbórea, fato teoricamente inesperado. Dessa forma, é possível afirmar que as características geomorfológicas do contato cuesta-depressão, junto a um intenso uso da terra, podem estar dinamizando os processos erosivos lineares em diversificadas condições físicas, algumas destas consideradas de baixa potencialidade para o desenvolvimento desses processos.
id UFU-16_bb284974d1b8f35a7cf3f0670b14f647
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43159
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS DE OCORRÊNCIAS DAS FEIÇÕES EROSIVAS LINEARES NOS LIMITES DEPRESSÃO-CUESTA - ANALÂNDIA (SP)ErosãoMorfometriaLitologiaSolosUso da terraErosionMorphometryLithologySoilsLand useAs áreas de contato entre as depressões de borda de bacias sedimentares e os relevos cuestiformes, quando combinadas a intenso uso agrícola, podem sofrer processos erosivos lineares. Portanto, objetiva-se discutir a evolução de feições erosivas lineares, a partir de suas interações com a litologia, os solos, a declividade e o uso da terra em setor de transição depressão-cuesta localizado em Analândia (SP). Buscando atingir o objetivo, utilizou-se um conjunto de técnicas cartográficas a fim de mapear cada uma das variáveis consideradas. Através da metodologia utilizada, constatou-se uma expressiva associação das feições erosivas à litologias arenosas e a solos espessos e pouco espessos. Os sulcos e ravinas apresentaram incidência considerável na classe de declividade de 5 a 12%, a qual, teoricamente, é avaliada como adequada a diversos tipos de uso da terra. Ainda em relação ao uso da terra, as feições erosivas lineares correlacionaram-se às áreas de pasto limpo e vegetação arbórea, fato teoricamente inesperado. Dessa forma, é possível afirmar que as características geomorfológicas do contato cuesta-depressão, junto a um intenso uso da terra, podem estar dinamizando os processos erosivos lineares em diversificadas condições físicas, algumas destas consideradas de baixa potencialidade para o desenvolvimento desses processos.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2019-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/4315910.14393/RCG207043159Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 70 (2019): Junho; 367–384Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 70 (2019): Junho; 367–384Caminhos de Geografia; v. 20 n. 70 (2019): Junho; 367–3841678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/43159/26634Copyright (c) 2019 Estêvão Botura Stefanuto, Cenira Maria Lupinacciinfo:eu-repo/semantics/openAccessStefanuto, Estêvão BoturaLupinacci, Cenira Maria2019-08-28T14:48:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43159Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2019-08-28T14:48:38Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS DE OCORRÊNCIAS DAS FEIÇÕES EROSIVAS LINEARES NOS LIMITES DEPRESSÃO-CUESTA - ANALÂNDIA (SP)
title AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS DE OCORRÊNCIAS DAS FEIÇÕES EROSIVAS LINEARES NOS LIMITES DEPRESSÃO-CUESTA - ANALÂNDIA (SP)
spellingShingle AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS DE OCORRÊNCIAS DAS FEIÇÕES EROSIVAS LINEARES NOS LIMITES DEPRESSÃO-CUESTA - ANALÂNDIA (SP)
Stefanuto, Estêvão Botura
Erosão
Morfometria
Litologia
Solos
Uso da terra
Erosion
Morphometry
Lithology
Soils
Land use
title_short AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS DE OCORRÊNCIAS DAS FEIÇÕES EROSIVAS LINEARES NOS LIMITES DEPRESSÃO-CUESTA - ANALÂNDIA (SP)
title_full AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS DE OCORRÊNCIAS DAS FEIÇÕES EROSIVAS LINEARES NOS LIMITES DEPRESSÃO-CUESTA - ANALÂNDIA (SP)
title_fullStr AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS DE OCORRÊNCIAS DAS FEIÇÕES EROSIVAS LINEARES NOS LIMITES DEPRESSÃO-CUESTA - ANALÂNDIA (SP)
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS DE OCORRÊNCIAS DAS FEIÇÕES EROSIVAS LINEARES NOS LIMITES DEPRESSÃO-CUESTA - ANALÂNDIA (SP)
title_sort AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS DE OCORRÊNCIAS DAS FEIÇÕES EROSIVAS LINEARES NOS LIMITES DEPRESSÃO-CUESTA - ANALÂNDIA (SP)
author Stefanuto, Estêvão Botura
author_facet Stefanuto, Estêvão Botura
Lupinacci, Cenira Maria
author_role author
author2 Lupinacci, Cenira Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stefanuto, Estêvão Botura
Lupinacci, Cenira Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Erosão
Morfometria
Litologia
Solos
Uso da terra
Erosion
Morphometry
Lithology
Soils
Land use
topic Erosão
Morfometria
Litologia
Solos
Uso da terra
Erosion
Morphometry
Lithology
Soils
Land use
description As áreas de contato entre as depressões de borda de bacias sedimentares e os relevos cuestiformes, quando combinadas a intenso uso agrícola, podem sofrer processos erosivos lineares. Portanto, objetiva-se discutir a evolução de feições erosivas lineares, a partir de suas interações com a litologia, os solos, a declividade e o uso da terra em setor de transição depressão-cuesta localizado em Analândia (SP). Buscando atingir o objetivo, utilizou-se um conjunto de técnicas cartográficas a fim de mapear cada uma das variáveis consideradas. Através da metodologia utilizada, constatou-se uma expressiva associação das feições erosivas à litologias arenosas e a solos espessos e pouco espessos. Os sulcos e ravinas apresentaram incidência considerável na classe de declividade de 5 a 12%, a qual, teoricamente, é avaliada como adequada a diversos tipos de uso da terra. Ainda em relação ao uso da terra, as feições erosivas lineares correlacionaram-se às áreas de pasto limpo e vegetação arbórea, fato teoricamente inesperado. Dessa forma, é possível afirmar que as características geomorfológicas do contato cuesta-depressão, junto a um intenso uso da terra, podem estar dinamizando os processos erosivos lineares em diversificadas condições físicas, algumas destas consideradas de baixa potencialidade para o desenvolvimento desses processos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/43159
10.14393/RCG207043159
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/43159
identifier_str_mv 10.14393/RCG207043159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/43159/26634
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Estêvão Botura Stefanuto, Cenira Maria Lupinacci
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Estêvão Botura Stefanuto, Cenira Maria Lupinacci
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 20 No. 70 (2019): Junho; 367–384
Caminhos de Geografia; Vol. 20 Núm. 70 (2019): Junho; 367–384
Caminhos de Geografia; v. 20 n. 70 (2019): Junho; 367–384
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067016624930816