PALAVRAS E EXPRESSÕES IDEOLÓGICAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilas Boas, Lucas Guedes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35795
Resumo: Este artigo almeja discutir e desvelar o caráter ideológico de expressões, frases e vocábulos utilizados nos estudos concernentes à geografia agrária e às políticas formuladas para o setor agropecuário, responsáveis principalmente pela despolitização da questão camponesa no Brasil e pela manutenção de discursos e práticas conservadoras em relação à questão agrária. Neste sentido, as classes dominantes utilizam frases e vocábulos que escamoteiam as relações de produção, no intuito de conservar e reproduzir as estruturas vigentes. Deste modo, o texto é dividido em duas seções. Na primeira, discute-se conceitualmente a noção de ideologia, amplamente disseminada nas práticas cotidianas, nos estudos científicos e no senso comum, mostrando algumas de suas principais características, especialmente as relativas à sua materialidade, às interpelações, às práticas e aos sujeitos. Na segunda seção do artigo, será discutida a maneira como a ideologia interpela os indivíduos enquanto sujeitos através do uso de determinados termos, tais como reforma agrária, Revolução Verde, agricultura familiar e camponesa, e de alguns discursos amplamente difundidos em obras concernentes à questão agrária, sobretudo a partir da segunda metade do século XX, como aqueles que consideram o rural como sinônimo de atraso, conferindo-lhe conotação pejorativa.
id UFU-16_c19371477497b036a9730ace556650b6
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/35795
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling PALAVRAS E EXPRESSÕES IDEOLÓGICAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIAIdeologiaRuralAgricultura CamponesaAgricultura FamiliarReforma Agrária.Geografia AgráriaEste artigo almeja discutir e desvelar o caráter ideológico de expressões, frases e vocábulos utilizados nos estudos concernentes à geografia agrária e às políticas formuladas para o setor agropecuário, responsáveis principalmente pela despolitização da questão camponesa no Brasil e pela manutenção de discursos e práticas conservadoras em relação à questão agrária. Neste sentido, as classes dominantes utilizam frases e vocábulos que escamoteiam as relações de produção, no intuito de conservar e reproduzir as estruturas vigentes. Deste modo, o texto é dividido em duas seções. Na primeira, discute-se conceitualmente a noção de ideologia, amplamente disseminada nas práticas cotidianas, nos estudos científicos e no senso comum, mostrando algumas de suas principais características, especialmente as relativas à sua materialidade, às interpelações, às práticas e aos sujeitos. Na segunda seção do artigo, será discutida a maneira como a ideologia interpela os indivíduos enquanto sujeitos através do uso de determinados termos, tais como reforma agrária, Revolução Verde, agricultura familiar e camponesa, e de alguns discursos amplamente difundidos em obras concernentes à questão agrária, sobretudo a partir da segunda metade do século XX, como aqueles que consideram o rural como sinônimo de atraso, conferindo-lhe conotação pejorativa.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2018-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/3579510.14393/RCG196601Caminhos de Geografia; Vol. 19 No. 66 (2018): Junho; 1 - 18Caminhos de Geografia; Vol. 19 Núm. 66 (2018): Junho; 1 - 18Caminhos de Geografia; v. 19 n. 66 (2018): Junho; 1 - 181678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35795/22294Copyright (c) 2018 Lucas Guedes Vilas Boasinfo:eu-repo/semantics/openAccessVilas Boas, Lucas Guedes2018-08-24T19:33:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/35795Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2018-08-24T19:33:38Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv PALAVRAS E EXPRESSÕES IDEOLÓGICAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA
title PALAVRAS E EXPRESSÕES IDEOLÓGICAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA
spellingShingle PALAVRAS E EXPRESSÕES IDEOLÓGICAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA
Vilas Boas, Lucas Guedes
Ideologia
Rural
Agricultura Camponesa
Agricultura Familiar
Reforma Agrária.
Geografia Agrária
title_short PALAVRAS E EXPRESSÕES IDEOLÓGICAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA
title_full PALAVRAS E EXPRESSÕES IDEOLÓGICAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA
title_fullStr PALAVRAS E EXPRESSÕES IDEOLÓGICAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA
title_full_unstemmed PALAVRAS E EXPRESSÕES IDEOLÓGICAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA
title_sort PALAVRAS E EXPRESSÕES IDEOLÓGICAS SOBRE A QUESTÃO AGRÁRIA
author Vilas Boas, Lucas Guedes
author_facet Vilas Boas, Lucas Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilas Boas, Lucas Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Ideologia
Rural
Agricultura Camponesa
Agricultura Familiar
Reforma Agrária.
Geografia Agrária
topic Ideologia
Rural
Agricultura Camponesa
Agricultura Familiar
Reforma Agrária.
Geografia Agrária
description Este artigo almeja discutir e desvelar o caráter ideológico de expressões, frases e vocábulos utilizados nos estudos concernentes à geografia agrária e às políticas formuladas para o setor agropecuário, responsáveis principalmente pela despolitização da questão camponesa no Brasil e pela manutenção de discursos e práticas conservadoras em relação à questão agrária. Neste sentido, as classes dominantes utilizam frases e vocábulos que escamoteiam as relações de produção, no intuito de conservar e reproduzir as estruturas vigentes. Deste modo, o texto é dividido em duas seções. Na primeira, discute-se conceitualmente a noção de ideologia, amplamente disseminada nas práticas cotidianas, nos estudos científicos e no senso comum, mostrando algumas de suas principais características, especialmente as relativas à sua materialidade, às interpelações, às práticas e aos sujeitos. Na segunda seção do artigo, será discutida a maneira como a ideologia interpela os indivíduos enquanto sujeitos através do uso de determinados termos, tais como reforma agrária, Revolução Verde, agricultura familiar e camponesa, e de alguns discursos amplamente difundidos em obras concernentes à questão agrária, sobretudo a partir da segunda metade do século XX, como aqueles que consideram o rural como sinônimo de atraso, conferindo-lhe conotação pejorativa.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35795
10.14393/RCG196601
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35795
identifier_str_mv 10.14393/RCG196601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/35795/22294
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Lucas Guedes Vilas Boas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Lucas Guedes Vilas Boas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 19 No. 66 (2018): Junho; 1 - 18
Caminhos de Geografia; Vol. 19 Núm. 66 (2018): Junho; 1 - 18
Caminhos de Geografia; v. 19 n. 66 (2018): Junho; 1 - 18
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015572160512