A QUESTÃO DA TRANSVERSALIDADE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AGROECOLÓGICA E AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria das Dores Parreira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Farias, Maria Sallydelândia Sobral de, Lira, Vanda Maria de, Franco, Euler Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15518
Resumo: Hoje, está constatado cientificamente que o manejo da cultura de cultura determina a qualidade do solo. As técnicas agrícolas tradicionais apresentam conseqüências que demonstram sua insustentabilidade. As limitações de produção, redução dos índices de produção e da qualidade dos produtos agrícolas, são resultados da exploração intensiva dos recursos naturais.As interferências, no entanto, não se limita apenas ao campo ecológico.O presente trabalho pretende identificar atividades que promovam a integração entre os Sistemas e da Educação Ambiental na Educação Formal. Os sistemas agroflorestais surgem como instrumentos alternativos na recuperação de áreas degradadas, com um sistema de produção dinâmico que combina culturas agrícolas com outras plantas, juntando espécies nativas com culturas introduzidas que melhoram o solo e aumentam a vida na terra, melhorando a qualidade de vida e recuperando áreas degradadas por sistemas tradicionais. Para utilizar então o sistema agroflorestal como ferramenta na formação de cidadãos conscientes do seu papel em relação ao meio ambiente é que se procurou inserir nos conteúdos programáticos de diferentes áreas de conhecimentos, o estudo da agrofloresta como forma de educação ambiental além da construção de planos de aula para facilitar o trabalho em sala.
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