Cladonia Verticillaris (Raddi) Fr., PARA DIAGNOSTICO DA SALUBRIDADE DO AR DECORRENTE DA EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE CALCÁRIO EM VERTENTE DO LÉRIO, PERNAMBUCO (BRASIL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Maria Helena Alves da
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Joelmir Marques da, Mota Filho, Fernando de Oliveira, Silva, Nicácio Henrique da, Pereira, Eugênia Cristina Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15682
Resumo: Os liquens têm sido utilizados como biomonitores em vários países pela sua eficiência na detecção e quantificação de poluentes atmosféricos. Neste trabalho utilizou-se Cladonia verticillaris (Raddi) Fr., com o objetivo de avaliar as alterações fisiológicas existentes após sua exposição permanente de material particulado, resultante de atividades de extração e beneficiamento de calcário em Vertente do Lério, Pernambuco (Brasil). Foram transplantadas amostras de C. verticillaris de Saloá - PE, cujo índice de poluição é quase nulo, para a área de estudo. C. verticillaris foi exposta ao ambiente no período de maio a dezembro de 2006, tendo sido recolhidas amostras mensais para ensaios. Estas foram analisadas através das Cromatografias de Camada Delgada (CCD) e a Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Os resultados evidenciaram variações no metabolismo da espécie, que alterou a produção de sua substância principal, o ácido fumarprotocetrarico, além do acúmulo de produtos intermediários da sua biossíntese. Os efeitos foram mais evidentes nas amostras colocadas mais próximas aos emitentes, e/ou nas que estavam em localização a favor da direção predominante dos ventos. Palavras-chave - biomonitor; liquens;poluição atmosférica; calcário.
id UFU-16_cf1def620c9e6589b6bd39fabf46c841
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15682
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling Cladonia Verticillaris (Raddi) Fr., PARA DIAGNOSTICO DA SALUBRIDADE DO AR DECORRENTE DA EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE CALCÁRIO EM VERTENTE DO LÉRIO, PERNAMBUCO (BRASIL)biomonitorliquenspoluição atmosféricacalcárioOs liquens têm sido utilizados como biomonitores em vários países pela sua eficiência na detecção e quantificação de poluentes atmosféricos. Neste trabalho utilizou-se Cladonia verticillaris (Raddi) Fr., com o objetivo de avaliar as alterações fisiológicas existentes após sua exposição permanente de material particulado, resultante de atividades de extração e beneficiamento de calcário em Vertente do Lério, Pernambuco (Brasil). Foram transplantadas amostras de C. verticillaris de Saloá - PE, cujo índice de poluição é quase nulo, para a área de estudo. C. verticillaris foi exposta ao ambiente no período de maio a dezembro de 2006, tendo sido recolhidas amostras mensais para ensaios. Estas foram analisadas através das Cromatografias de Camada Delgada (CCD) e a Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Os resultados evidenciaram variações no metabolismo da espécie, que alterou a produção de sua substância principal, o ácido fumarprotocetrarico, além do acúmulo de produtos intermediários da sua biossíntese. Os efeitos foram mais evidentes nas amostras colocadas mais próximas aos emitentes, e/ou nas que estavam em localização a favor da direção predominante dos ventos. Palavras-chave - biomonitor; liquens;poluição atmosférica; calcário.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2007-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1568210.14393/RCG82215682Caminhos de Geografia; Vol. 8 No. 22 (2007): Setembro ; 49-65Caminhos de Geografia; Vol. 8 Núm. 22 (2007): Setembro ; 49-65Caminhos de Geografia; v. 8 n. 22 (2007): Setembro ; 49-651678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15682/8871Copyright (c) 2007 Maria Helena Alves da Cunha, Joelmir Marques da Silva, Fernando de Oliveira Mota Filho, Nicácio Henrique da Silva, Eugênia Cristina Gonçalves Pereirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Maria Helena Alves daSilva, Joelmir Marques daMota Filho, Fernando de OliveiraSilva, Nicácio Henrique daPereira, Eugênia Cristina Gonçalves2022-11-19T21:13:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15682Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-19T21:13:18Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Cladonia Verticillaris (Raddi) Fr., PARA DIAGNOSTICO DA SALUBRIDADE DO AR DECORRENTE DA EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE CALCÁRIO EM VERTENTE DO LÉRIO, PERNAMBUCO (BRASIL)
title Cladonia Verticillaris (Raddi) Fr., PARA DIAGNOSTICO DA SALUBRIDADE DO AR DECORRENTE DA EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE CALCÁRIO EM VERTENTE DO LÉRIO, PERNAMBUCO (BRASIL)
spellingShingle Cladonia Verticillaris (Raddi) Fr., PARA DIAGNOSTICO DA SALUBRIDADE DO AR DECORRENTE DA EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE CALCÁRIO EM VERTENTE DO LÉRIO, PERNAMBUCO (BRASIL)
Cunha, Maria Helena Alves da
biomonitor
liquens
poluição atmosférica
calcário
title_short Cladonia Verticillaris (Raddi) Fr., PARA DIAGNOSTICO DA SALUBRIDADE DO AR DECORRENTE DA EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE CALCÁRIO EM VERTENTE DO LÉRIO, PERNAMBUCO (BRASIL)
title_full Cladonia Verticillaris (Raddi) Fr., PARA DIAGNOSTICO DA SALUBRIDADE DO AR DECORRENTE DA EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE CALCÁRIO EM VERTENTE DO LÉRIO, PERNAMBUCO (BRASIL)
title_fullStr Cladonia Verticillaris (Raddi) Fr., PARA DIAGNOSTICO DA SALUBRIDADE DO AR DECORRENTE DA EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE CALCÁRIO EM VERTENTE DO LÉRIO, PERNAMBUCO (BRASIL)
title_full_unstemmed Cladonia Verticillaris (Raddi) Fr., PARA DIAGNOSTICO DA SALUBRIDADE DO AR DECORRENTE DA EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE CALCÁRIO EM VERTENTE DO LÉRIO, PERNAMBUCO (BRASIL)
title_sort Cladonia Verticillaris (Raddi) Fr., PARA DIAGNOSTICO DA SALUBRIDADE DO AR DECORRENTE DA EXTRAÇÃO E BENEFICIAMENTO DE CALCÁRIO EM VERTENTE DO LÉRIO, PERNAMBUCO (BRASIL)
author Cunha, Maria Helena Alves da
author_facet Cunha, Maria Helena Alves da
Silva, Joelmir Marques da
Mota Filho, Fernando de Oliveira
Silva, Nicácio Henrique da
Pereira, Eugênia Cristina Gonçalves
author_role author
author2 Silva, Joelmir Marques da
Mota Filho, Fernando de Oliveira
Silva, Nicácio Henrique da
Pereira, Eugênia Cristina Gonçalves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Maria Helena Alves da
Silva, Joelmir Marques da
Mota Filho, Fernando de Oliveira
Silva, Nicácio Henrique da
Pereira, Eugênia Cristina Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv biomonitor
liquens
poluição atmosférica
calcário
topic biomonitor
liquens
poluição atmosférica
calcário
description Os liquens têm sido utilizados como biomonitores em vários países pela sua eficiência na detecção e quantificação de poluentes atmosféricos. Neste trabalho utilizou-se Cladonia verticillaris (Raddi) Fr., com o objetivo de avaliar as alterações fisiológicas existentes após sua exposição permanente de material particulado, resultante de atividades de extração e beneficiamento de calcário em Vertente do Lério, Pernambuco (Brasil). Foram transplantadas amostras de C. verticillaris de Saloá - PE, cujo índice de poluição é quase nulo, para a área de estudo. C. verticillaris foi exposta ao ambiente no período de maio a dezembro de 2006, tendo sido recolhidas amostras mensais para ensaios. Estas foram analisadas através das Cromatografias de Camada Delgada (CCD) e a Líquida de Alta Eficiência (CLAE). Os resultados evidenciaram variações no metabolismo da espécie, que alterou a produção de sua substância principal, o ácido fumarprotocetrarico, além do acúmulo de produtos intermediários da sua biossíntese. Os efeitos foram mais evidentes nas amostras colocadas mais próximas aos emitentes, e/ou nas que estavam em localização a favor da direção predominante dos ventos. Palavras-chave - biomonitor; liquens;poluição atmosférica; calcário.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-09-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15682
10.14393/RCG82215682
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15682
identifier_str_mv 10.14393/RCG82215682
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15682/8871
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 8 No. 22 (2007): Setembro ; 49-65
Caminhos de Geografia; Vol. 8 Núm. 22 (2007): Setembro ; 49-65
Caminhos de Geografia; v. 8 n. 22 (2007): Setembro ; 49-65
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067012387635200