ANÁLISE BIOCLIMÁTICA DO BAIRRO MORADA DO PARQUE DE MONTES CLAROS (MG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Diego de Sousa Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15929
Resumo: O objetivo deste trabalho é diagnosticar se a preservação de áreas verdes realmente reflete na satisfação da comunidade com o ambiente em convívio. Através de uma técnica que propõe minimizar os gastos com energia elétrica para diminuir os impactos ao meio ambiente, a análise bioclimática é uma nova discussão no ambiente geográfico que, se colocada em prática, possivelmente contribuirá para uma relação mais harmônica entre o homem e o meio natural. Dessa forma, empregando técnicas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Sensoriamento Remoto, e tomando como área de estudo o bairro Morada do Parque, onde há grande cobertura vegetal e outros atributos que o destacam de outras áreas da cidade de Montes Claros (MG), foi feita esta pesquisa. A metodologia empregada foi: analise empírica do ambiente, revisão bibliográfica, mapeamento e espacialização da área, aplicação de formulário, pesquisa a entidades públicas e a produção de gráficos. O resultado foi a comprovação de que a preservação da paisagem natural em harmonia com os adensamentos urbanos está diretamente ligada à satisfação das pessoas com o espaço, proporcionando maior conforto e equilíbrio em vários aspectos do bem-estar social. Esse resultado foi possível graças à grande ajuda das Geotecnologias na coleta, armazenagem, manipulação e discriminação dos resultados em material cartográfico.
id UFU-16_d3f2ac13d8037e68318a5f04af300206
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15929
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling ANÁLISE BIOCLIMÁTICA DO BAIRRO MORADA DO PARQUE DE MONTES CLAROS (MG)SIGanálise bioclimáticapreservação ambiental.O objetivo deste trabalho é diagnosticar se a preservação de áreas verdes realmente reflete na satisfação da comunidade com o ambiente em convívio. Através de uma técnica que propõe minimizar os gastos com energia elétrica para diminuir os impactos ao meio ambiente, a análise bioclimática é uma nova discussão no ambiente geográfico que, se colocada em prática, possivelmente contribuirá para uma relação mais harmônica entre o homem e o meio natural. Dessa forma, empregando técnicas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Sensoriamento Remoto, e tomando como área de estudo o bairro Morada do Parque, onde há grande cobertura vegetal e outros atributos que o destacam de outras áreas da cidade de Montes Claros (MG), foi feita esta pesquisa. A metodologia empregada foi: analise empírica do ambiente, revisão bibliográfica, mapeamento e espacialização da área, aplicação de formulário, pesquisa a entidades públicas e a produção de gráficos. O resultado foi a comprovação de que a preservação da paisagem natural em harmonia com os adensamentos urbanos está diretamente ligada à satisfação das pessoas com o espaço, proporcionando maior conforto e equilíbrio em vários aspectos do bem-estar social. Esse resultado foi possível graças à grande ajuda das Geotecnologias na coleta, armazenagem, manipulação e discriminação dos resultados em material cartográfico.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2010-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1592910.14393/RCG113315929Caminhos de Geografia; Vol. 11 No. 33 (2010): Março ; 138-156Caminhos de Geografia; Vol. 11 Núm. 33 (2010): Março ; 138-156Caminhos de Geografia; v. 11 n. 33 (2010): Março ; 138-1561678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15929/8989Copyright (c) 2010 Diego de Sousa Ribeiro Fonsecahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Diego de Sousa Ribeiro2022-11-29T19:48:48Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15929Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-29T19:48:48Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE BIOCLIMÁTICA DO BAIRRO MORADA DO PARQUE DE MONTES CLAROS (MG)
title ANÁLISE BIOCLIMÁTICA DO BAIRRO MORADA DO PARQUE DE MONTES CLAROS (MG)
spellingShingle ANÁLISE BIOCLIMÁTICA DO BAIRRO MORADA DO PARQUE DE MONTES CLAROS (MG)
Fonseca, Diego de Sousa Ribeiro
SIG
análise bioclimática
preservação ambiental.
title_short ANÁLISE BIOCLIMÁTICA DO BAIRRO MORADA DO PARQUE DE MONTES CLAROS (MG)
title_full ANÁLISE BIOCLIMÁTICA DO BAIRRO MORADA DO PARQUE DE MONTES CLAROS (MG)
title_fullStr ANÁLISE BIOCLIMÁTICA DO BAIRRO MORADA DO PARQUE DE MONTES CLAROS (MG)
title_full_unstemmed ANÁLISE BIOCLIMÁTICA DO BAIRRO MORADA DO PARQUE DE MONTES CLAROS (MG)
title_sort ANÁLISE BIOCLIMÁTICA DO BAIRRO MORADA DO PARQUE DE MONTES CLAROS (MG)
author Fonseca, Diego de Sousa Ribeiro
author_facet Fonseca, Diego de Sousa Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Diego de Sousa Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv SIG
análise bioclimática
preservação ambiental.
topic SIG
análise bioclimática
preservação ambiental.
description O objetivo deste trabalho é diagnosticar se a preservação de áreas verdes realmente reflete na satisfação da comunidade com o ambiente em convívio. Através de uma técnica que propõe minimizar os gastos com energia elétrica para diminuir os impactos ao meio ambiente, a análise bioclimática é uma nova discussão no ambiente geográfico que, se colocada em prática, possivelmente contribuirá para uma relação mais harmônica entre o homem e o meio natural. Dessa forma, empregando técnicas de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Sensoriamento Remoto, e tomando como área de estudo o bairro Morada do Parque, onde há grande cobertura vegetal e outros atributos que o destacam de outras áreas da cidade de Montes Claros (MG), foi feita esta pesquisa. A metodologia empregada foi: analise empírica do ambiente, revisão bibliográfica, mapeamento e espacialização da área, aplicação de formulário, pesquisa a entidades públicas e a produção de gráficos. O resultado foi a comprovação de que a preservação da paisagem natural em harmonia com os adensamentos urbanos está diretamente ligada à satisfação das pessoas com o espaço, proporcionando maior conforto e equilíbrio em vários aspectos do bem-estar social. Esse resultado foi possível graças à grande ajuda das Geotecnologias na coleta, armazenagem, manipulação e discriminação dos resultados em material cartográfico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15929
10.14393/RCG113315929
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15929
identifier_str_mv 10.14393/RCG113315929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15929/8989
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Diego de Sousa Ribeiro Fonseca
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Diego de Sousa Ribeiro Fonseca
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 11 No. 33 (2010): Março ; 138-156
Caminhos de Geografia; Vol. 11 Núm. 33 (2010): Março ; 138-156
Caminhos de Geografia; v. 11 n. 33 (2010): Março ; 138-156
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067012774559744