UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26454 |
Resumo: | O ensino de temas em Climatologia, na escola, necessita de mais estudos para proporcionar resultados que auxiliem os professores a transformar as complexas questões do clima e do tempo em aulas mais interessantes, isto é, que despertem a curiosidade dos alunos e que demonstre o significado para suas vidas. Para isso, os recursos materiais são ferramentas fundamentais. Esse texto tem como objetivo apresentar os primeiros produtos do projeto "Climatologia Fácil" e demonstrar a aplicabilidade de alguns deles como material didático para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Três passos foram fundamentais: a) planejamento inicial, b) desenvolvimento do conteúdo e c) aplicação em sala de aula. Os resultados mostraram que, com a adequada mediação do professor, a multimídia interativa pode ser um instrumento didático e pedagógico que estimula a dinamização nas aulas e motiva os alunos em favor do processo da efetiva aprendizagem. |
id |
UFU-16_dd59605f04f3bfc1e1102912f01f7579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26454 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIAmultimídiamateriais didáticosclimatologia.O ensino de temas em Climatologia, na escola, necessita de mais estudos para proporcionar resultados que auxiliem os professores a transformar as complexas questões do clima e do tempo em aulas mais interessantes, isto é, que despertem a curiosidade dos alunos e que demonstre o significado para suas vidas. Para isso, os recursos materiais são ferramentas fundamentais. Esse texto tem como objetivo apresentar os primeiros produtos do projeto "Climatologia Fácil" e demonstrar a aplicabilidade de alguns deles como material didático para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Três passos foram fundamentais: a) planejamento inicial, b) desenvolvimento do conteúdo e c) aplicação em sala de aula. Os resultados mostraram que, com a adequada mediação do professor, a multimídia interativa pode ser um instrumento didático e pedagógico que estimula a dinamização nas aulas e motiva os alunos em favor do processo da efetiva aprendizagem.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2645410.14393/RCG155126454Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 51 (2014): Setembro ; 127–139Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 51 (2014): Setembro ; 127–139Caminhos de Geografia; v. 15 n. 51 (2014): Setembro ; 127–1391678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26454/15465Copyright (c) 2014 Ercilia Torres Steinkehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSteinke, Ercilia Torres2022-11-08T18:00:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26454Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-08T18:00:47Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA |
title |
UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA |
spellingShingle |
UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA Steinke, Ercilia Torres multimídia materiais didáticos climatologia. |
title_short |
UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA |
title_full |
UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA |
title_fullStr |
UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA |
title_full_unstemmed |
UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA |
title_sort |
UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA |
author |
Steinke, Ercilia Torres |
author_facet |
Steinke, Ercilia Torres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Steinke, Ercilia Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
multimídia materiais didáticos climatologia. |
topic |
multimídia materiais didáticos climatologia. |
description |
O ensino de temas em Climatologia, na escola, necessita de mais estudos para proporcionar resultados que auxiliem os professores a transformar as complexas questões do clima e do tempo em aulas mais interessantes, isto é, que despertem a curiosidade dos alunos e que demonstre o significado para suas vidas. Para isso, os recursos materiais são ferramentas fundamentais. Esse texto tem como objetivo apresentar os primeiros produtos do projeto "Climatologia Fácil" e demonstrar a aplicabilidade de alguns deles como material didático para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Três passos foram fundamentais: a) planejamento inicial, b) desenvolvimento do conteúdo e c) aplicação em sala de aula. Os resultados mostraram que, com a adequada mediação do professor, a multimídia interativa pode ser um instrumento didático e pedagógico que estimula a dinamização nas aulas e motiva os alunos em favor do processo da efetiva aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26454 10.14393/RCG155126454 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26454 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG155126454 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26454/15465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ercilia Torres Steinke http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ercilia Torres Steinke http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 51 (2014): Setembro ; 127–139 Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 51 (2014): Setembro ; 127–139 Caminhos de Geografia; v. 15 n. 51 (2014): Setembro ; 127–139 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067015045775360 |