UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Steinke, Ercilia Torres
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26454
Resumo: O ensino de temas em Climatologia, na escola, necessita de mais estudos para proporcionar resultados que auxiliem os professores a transformar as complexas questões do clima e do tempo em aulas mais interessantes, isto é, que despertem a curiosidade dos alunos e que demonstre o significado para suas vidas. Para isso, os recursos materiais são ferramentas fundamentais. Esse texto tem como objetivo apresentar os primeiros produtos do projeto "Climatologia Fácil" e demonstrar a aplicabilidade de alguns deles como material didático para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Três passos foram fundamentais: a) planejamento inicial, b) desenvolvimento do conteúdo e c) aplicação em sala de aula. Os resultados mostraram que, com a adequada mediação do professor, a multimídia interativa pode ser um instrumento didático e pedagógico que estimula a dinamização nas aulas e motiva os alunos em favor do processo da efetiva aprendizagem.
id UFU-16_dd59605f04f3bfc1e1102912f01f7579
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26454
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIAmultimídiamateriais didáticosclimatologia.O ensino de temas em Climatologia, na escola, necessita de mais estudos para proporcionar resultados que auxiliem os professores a transformar as complexas questões do clima e do tempo em aulas mais interessantes, isto é, que despertem a curiosidade dos alunos e que demonstre o significado para suas vidas. Para isso, os recursos materiais são ferramentas fundamentais. Esse texto tem como objetivo apresentar os primeiros produtos do projeto "Climatologia Fácil" e demonstrar a aplicabilidade de alguns deles como material didático para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Três passos foram fundamentais: a) planejamento inicial, b) desenvolvimento do conteúdo e c) aplicação em sala de aula. Os resultados mostraram que, com a adequada mediação do professor, a multimídia interativa pode ser um instrumento didático e pedagógico que estimula a dinamização nas aulas e motiva os alunos em favor do processo da efetiva aprendizagem.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2014-09-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/2645410.14393/RCG155126454Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 51 (2014): Setembro ; 127–139Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 51 (2014): Setembro ; 127–139Caminhos de Geografia; v. 15 n. 51 (2014): Setembro ; 127–1391678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26454/15465Copyright (c) 2014 Ercilia Torres Steinkehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSteinke, Ercilia Torres2022-11-08T18:00:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/26454Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-08T18:00:47Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA
title UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA
spellingShingle UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA
Steinke, Ercilia Torres
multimídia
materiais didáticos
climatologia.
title_short UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA
title_full UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA
title_fullStr UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA
title_full_unstemmed UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA
title_sort UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE TEMAS EM CLIMATOLOGIA
author Steinke, Ercilia Torres
author_facet Steinke, Ercilia Torres
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Steinke, Ercilia Torres
dc.subject.por.fl_str_mv multimídia
materiais didáticos
climatologia.
topic multimídia
materiais didáticos
climatologia.
description O ensino de temas em Climatologia, na escola, necessita de mais estudos para proporcionar resultados que auxiliem os professores a transformar as complexas questões do clima e do tempo em aulas mais interessantes, isto é, que despertem a curiosidade dos alunos e que demonstre o significado para suas vidas. Para isso, os recursos materiais são ferramentas fundamentais. Esse texto tem como objetivo apresentar os primeiros produtos do projeto "Climatologia Fácil" e demonstrar a aplicabilidade de alguns deles como material didático para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Três passos foram fundamentais: a) planejamento inicial, b) desenvolvimento do conteúdo e c) aplicação em sala de aula. Os resultados mostraram que, com a adequada mediação do professor, a multimídia interativa pode ser um instrumento didático e pedagógico que estimula a dinamização nas aulas e motiva os alunos em favor do processo da efetiva aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26454
10.14393/RCG155126454
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26454
identifier_str_mv 10.14393/RCG155126454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/26454/15465
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ercilia Torres Steinke
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ercilia Torres Steinke
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 15 No. 51 (2014): Setembro ; 127–139
Caminhos de Geografia; Vol. 15 Núm. 51 (2014): Setembro ; 127–139
Caminhos de Geografia; v. 15 n. 51 (2014): Setembro ; 127–139
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067015045775360