DA PAISAGEM À PAISAGEM-LUGAR: ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ESTUDO DO PARQUE DOS MANGABEIRAS - BELO HORIZONTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Matusalém de Brito
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barbosa, Flávia Machado da Cruz Pinheiro, de Faria, Andressa Virgínia, Soares, Bárbara Regina Batista, Rolim, Júlia Mattioli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17444
Resumo: Este artigo é o resultado de uma pesquisa teórico-empírica de iniciação científica ocorrida entre novembro de 2010 e julho de 2011 no CEFET-MG. O objetivo geral desse trabalho foi construir um roteiro guiado de sensibilização ambiental, do Parque das Mangabeiras, localizado no município de Belo Horizonte, para ser aplicado e avaliado em alunos do Ensino Fundamental II. O parque foi escolhido por ser a maior área de conservação ambiental do município de Belo Horizonte que permite visitação, possibilitando uma análise da paisagem e sua relação com a cidade. Para a construção do roteiro foi realizado levantamento bibliográfico, leituras orientadas acerca das categorias espaciais paisagem, lugar e paisagem-lugar e visitas in loco. A partir de todo este procedimento de pesquisa e análise dos resultados, apresentamos neste artigo, uma discussão teórica sobre as categorias paisagem e paisagem-lugar e sua contribuição para projetos educacionais de sensibilização ambiental. Em seguida, apresentamos os principais dados sobre o parque e os procedimentos de aplicação, análise e avaliação do projeto, com o intuito de contribuir para reflexões sobre o ensino de geografia e para a educação ambiental.
id UFU-16_e7a2a460ba633d3b660692a7f0688935
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17444
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling DA PAISAGEM À PAISAGEM-LUGAR: ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ESTUDO DO PARQUE DOS MANGABEIRAS - BELO HORIZONTEParques urbanoseducação ambientalestudo do meio.Este artigo é o resultado de uma pesquisa teórico-empírica de iniciação científica ocorrida entre novembro de 2010 e julho de 2011 no CEFET-MG. O objetivo geral desse trabalho foi construir um roteiro guiado de sensibilização ambiental, do Parque das Mangabeiras, localizado no município de Belo Horizonte, para ser aplicado e avaliado em alunos do Ensino Fundamental II. O parque foi escolhido por ser a maior área de conservação ambiental do município de Belo Horizonte que permite visitação, possibilitando uma análise da paisagem e sua relação com a cidade. Para a construção do roteiro foi realizado levantamento bibliográfico, leituras orientadas acerca das categorias espaciais paisagem, lugar e paisagem-lugar e visitas in loco. A partir de todo este procedimento de pesquisa e análise dos resultados, apresentamos neste artigo, uma discussão teórica sobre as categorias paisagem e paisagem-lugar e sua contribuição para projetos educacionais de sensibilização ambiental. Em seguida, apresentamos os principais dados sobre o parque e os procedimentos de aplicação, análise e avaliação do projeto, com o intuito de contribuir para reflexões sobre o ensino de geografia e para a educação ambiental.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1744410.14393/RCG134317444Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 43 (2012): Setembro; 144–159Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 43 (2012): Setembro; 144–159Caminhos de Geografia; v. 13 n. 43 (2012): Setembro; 144–1591678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17444/10523Copyright (c) 2012 Matusalém de Brito Duarte, Flávia Machado da Cruz Pinheiro Barbosa, Andressa Virgínia de Faria, Bárbara Regina Batista Soares, Júlia Mattioli Rolimhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Matusalém de BritoBarbosa, Flávia Machado da Cruz Pinheirode Faria, Andressa VirgíniaSoares, Bárbara Regina BatistaRolim, Júlia Mattioli2022-11-09T14:24:48Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17444Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-09T14:24:48Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv DA PAISAGEM À PAISAGEM-LUGAR: ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ESTUDO DO PARQUE DOS MANGABEIRAS - BELO HORIZONTE
title DA PAISAGEM À PAISAGEM-LUGAR: ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ESTUDO DO PARQUE DOS MANGABEIRAS - BELO HORIZONTE
spellingShingle DA PAISAGEM À PAISAGEM-LUGAR: ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ESTUDO DO PARQUE DOS MANGABEIRAS - BELO HORIZONTE
Duarte, Matusalém de Brito
Parques urbanos
educação ambiental
estudo do meio.
title_short DA PAISAGEM À PAISAGEM-LUGAR: ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ESTUDO DO PARQUE DOS MANGABEIRAS - BELO HORIZONTE
title_full DA PAISAGEM À PAISAGEM-LUGAR: ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ESTUDO DO PARQUE DOS MANGABEIRAS - BELO HORIZONTE
title_fullStr DA PAISAGEM À PAISAGEM-LUGAR: ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ESTUDO DO PARQUE DOS MANGABEIRAS - BELO HORIZONTE
title_full_unstemmed DA PAISAGEM À PAISAGEM-LUGAR: ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ESTUDO DO PARQUE DOS MANGABEIRAS - BELO HORIZONTE
title_sort DA PAISAGEM À PAISAGEM-LUGAR: ESTRATÉGIAS DE SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL EM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DO ESTUDO DO PARQUE DOS MANGABEIRAS - BELO HORIZONTE
author Duarte, Matusalém de Brito
author_facet Duarte, Matusalém de Brito
Barbosa, Flávia Machado da Cruz Pinheiro
de Faria, Andressa Virgínia
Soares, Bárbara Regina Batista
Rolim, Júlia Mattioli
author_role author
author2 Barbosa, Flávia Machado da Cruz Pinheiro
de Faria, Andressa Virgínia
Soares, Bárbara Regina Batista
Rolim, Júlia Mattioli
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Matusalém de Brito
Barbosa, Flávia Machado da Cruz Pinheiro
de Faria, Andressa Virgínia
Soares, Bárbara Regina Batista
Rolim, Júlia Mattioli
dc.subject.por.fl_str_mv Parques urbanos
educação ambiental
estudo do meio.
topic Parques urbanos
educação ambiental
estudo do meio.
description Este artigo é o resultado de uma pesquisa teórico-empírica de iniciação científica ocorrida entre novembro de 2010 e julho de 2011 no CEFET-MG. O objetivo geral desse trabalho foi construir um roteiro guiado de sensibilização ambiental, do Parque das Mangabeiras, localizado no município de Belo Horizonte, para ser aplicado e avaliado em alunos do Ensino Fundamental II. O parque foi escolhido por ser a maior área de conservação ambiental do município de Belo Horizonte que permite visitação, possibilitando uma análise da paisagem e sua relação com a cidade. Para a construção do roteiro foi realizado levantamento bibliográfico, leituras orientadas acerca das categorias espaciais paisagem, lugar e paisagem-lugar e visitas in loco. A partir de todo este procedimento de pesquisa e análise dos resultados, apresentamos neste artigo, uma discussão teórica sobre as categorias paisagem e paisagem-lugar e sua contribuição para projetos educacionais de sensibilização ambiental. Em seguida, apresentamos os principais dados sobre o parque e os procedimentos de aplicação, análise e avaliação do projeto, com o intuito de contribuir para reflexões sobre o ensino de geografia e para a educação ambiental.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17444
10.14393/RCG134317444
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17444
identifier_str_mv 10.14393/RCG134317444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/17444/10523
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 13 No. 43 (2012): Setembro; 144–159
Caminhos de Geografia; Vol. 13 Núm. 43 (2012): Setembro; 144–159
Caminhos de Geografia; v. 13 n. 43 (2012): Setembro; 144–159
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067014224740352