PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Caminhos de Geografia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15413 |
Resumo: | Durante muito tempo, o homem sempre esteve submisso às rotinas de uma vida imposta por um pensamento mecanicista, voltado a um "status social,â€? Dentre desse pensamento mecanicista o homem deixou adormecer alguns de seus sentidos, perdendo sua capacidade de sentir-se parte da natureza. Esquecendo-se de sentir também algumas informações transmitidas pelo nosso corpo e mente, como por exemplo: afetividade, amor, saudade, paz, admiração, respeito, sabor, cor, gosto, anseios, e valores que compõem a própria vida. Dependente de seu pensamento racional que, o induz a uma necessidade de sacrificar-se, na obtenção de respeito dentro da sociedade, transformando assim o ser humano em um robô a serviço de um sistema industrial e capitalista, em que a posição social sobrepõe a integridade da vida. |
id |
UFU-16_e873373dae4e731eab39131e9bd8d340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15413 |
network_acronym_str |
UFU-16 |
network_name_str |
Caminhos de Geografia |
repository_id_str |
|
spelling |
PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTALPercepção sensorialParadigmas e Educação ambientalBrasilDurante muito tempo, o homem sempre esteve submisso às rotinas de uma vida imposta por um pensamento mecanicista, voltado a um "status social,â€? Dentre desse pensamento mecanicista o homem deixou adormecer alguns de seus sentidos, perdendo sua capacidade de sentir-se parte da natureza. Esquecendo-se de sentir também algumas informações transmitidas pelo nosso corpo e mente, como por exemplo: afetividade, amor, saudade, paz, admiração, respeito, sabor, cor, gosto, anseios, e valores que compõem a própria vida. Dependente de seu pensamento racional que, o induz a uma necessidade de sacrificar-se, na obtenção de respeito dentro da sociedade, transformando assim o ser humano em um robô a serviço de um sistema industrial e capitalista, em que a posição social sobrepõe a integridade da vida. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2006-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1541310.14393/RCG71815413Caminhos de Geografia; Vol. 7 No. 18 (2006): Junho ; 17-26Caminhos de Geografia; Vol. 7 Núm. 18 (2006): Junho ; 17-26Caminhos de Geografia; v. 7 n. 18 (2006): Junho ; 17-261678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15413/8711Copyright (c) 2006 Emerson Carlos de Oliveira, Ana Paula Marques Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Emerson Carlos deCosta, Ana Paula Marques2022-11-21T19:15:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15413Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-21T19:15:49Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title |
PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
spellingShingle |
PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL Oliveira, Emerson Carlos de Percepção sensorial Paradigmas e Educação ambiental Brasil |
title_short |
PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full |
PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_fullStr |
PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_full_unstemmed |
PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
title_sort |
PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
author |
Oliveira, Emerson Carlos de |
author_facet |
Oliveira, Emerson Carlos de Costa, Ana Paula Marques |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Ana Paula Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Emerson Carlos de Costa, Ana Paula Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção sensorial Paradigmas e Educação ambiental Brasil |
topic |
Percepção sensorial Paradigmas e Educação ambiental Brasil |
description |
Durante muito tempo, o homem sempre esteve submisso às rotinas de uma vida imposta por um pensamento mecanicista, voltado a um "status social,â€? Dentre desse pensamento mecanicista o homem deixou adormecer alguns de seus sentidos, perdendo sua capacidade de sentir-se parte da natureza. Esquecendo-se de sentir também algumas informações transmitidas pelo nosso corpo e mente, como por exemplo: afetividade, amor, saudade, paz, admiração, respeito, sabor, cor, gosto, anseios, e valores que compõem a própria vida. Dependente de seu pensamento racional que, o induz a uma necessidade de sacrificar-se, na obtenção de respeito dentro da sociedade, transformando assim o ser humano em um robô a serviço de um sistema industrial e capitalista, em que a posição social sobrepõe a integridade da vida. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15413 10.14393/RCG71815413 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15413 |
identifier_str_mv |
10.14393/RCG71815413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15413/8711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2006 Emerson Carlos de Oliveira, Ana Paula Marques Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2006 Emerson Carlos de Oliveira, Ana Paula Marques Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia; Vol. 7 No. 18 (2006): Junho ; 17-26 Caminhos de Geografia; Vol. 7 Núm. 18 (2006): Junho ; 17-26 Caminhos de Geografia; v. 7 n. 18 (2006): Junho ; 17-26 1678-6343 reponame:Caminhos de Geografia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Caminhos de Geografia |
collection |
Caminhos de Geografia |
repository.name.fl_str_mv |
Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
flaviasantosgeo@gmail.com |
_version_ |
1797067011863347200 |