PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Emerson Carlos de
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Costa, Ana Paula Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Caminhos de Geografia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15413
Resumo: Durante muito tempo, o homem sempre esteve submisso às rotinas de uma vida imposta por um pensamento mecanicista, voltado a um "status social,â€? Dentre desse pensamento mecanicista o homem deixou adormecer alguns de seus sentidos, perdendo sua capacidade de sentir-se parte da natureza. Esquecendo-se de sentir também algumas informações transmitidas pelo nosso corpo e mente, como por exemplo: afetividade, amor, saudade, paz, admiração, respeito, sabor, cor, gosto, anseios, e valores que compõem a própria vida. Dependente de seu pensamento racional que, o induz a uma necessidade de sacrificar-se, na obtenção de respeito dentro da sociedade, transformando assim o ser humano em um robô a serviço de um sistema industrial e capitalista, em que a posição social sobrepõe a integridade da vida.
id UFU-16_e873373dae4e731eab39131e9bd8d340
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15413
network_acronym_str UFU-16
network_name_str Caminhos de Geografia
repository_id_str
spelling PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTALPercepção sensorialParadigmas e Educação ambientalBrasilDurante muito tempo, o homem sempre esteve submisso às rotinas de uma vida imposta por um pensamento mecanicista, voltado a um "status social,â€? Dentre desse pensamento mecanicista o homem deixou adormecer alguns de seus sentidos, perdendo sua capacidade de sentir-se parte da natureza. Esquecendo-se de sentir também algumas informações transmitidas pelo nosso corpo e mente, como por exemplo: afetividade, amor, saudade, paz, admiração, respeito, sabor, cor, gosto, anseios, e valores que compõem a própria vida. Dependente de seu pensamento racional que, o induz a uma necessidade de sacrificar-se, na obtenção de respeito dentro da sociedade, transformando assim o ser humano em um robô a serviço de um sistema industrial e capitalista, em que a posição social sobrepõe a integridade da vida. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2006-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/1541310.14393/RCG71815413Caminhos de Geografia; Vol. 7 No. 18 (2006): Junho ; 17-26Caminhos de Geografia; Vol. 7 Núm. 18 (2006): Junho ; 17-26Caminhos de Geografia; v. 7 n. 18 (2006): Junho ; 17-261678-6343reponame:Caminhos de Geografiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15413/8711Copyright (c) 2006 Emerson Carlos de Oliveira, Ana Paula Marques Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Emerson Carlos deCosta, Ana Paula Marques2022-11-21T19:15:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/15413Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/indexPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/oaiflaviasantosgeo@gmail.com1678-63431678-6343opendoar:2022-11-21T19:15:49Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
spellingShingle PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Oliveira, Emerson Carlos de
Percepção sensorial
Paradigmas e Educação ambiental
Brasil
title_short PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_fullStr PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_full_unstemmed PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
title_sort PARADIGMAS, DESENVOLVIMENTO SENSORIAL COMO TEMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
author Oliveira, Emerson Carlos de
author_facet Oliveira, Emerson Carlos de
Costa, Ana Paula Marques
author_role author
author2 Costa, Ana Paula Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Emerson Carlos de
Costa, Ana Paula Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção sensorial
Paradigmas e Educação ambiental
Brasil
topic Percepção sensorial
Paradigmas e Educação ambiental
Brasil
description Durante muito tempo, o homem sempre esteve submisso às rotinas de uma vida imposta por um pensamento mecanicista, voltado a um "status social,â€? Dentre desse pensamento mecanicista o homem deixou adormecer alguns de seus sentidos, perdendo sua capacidade de sentir-se parte da natureza. Esquecendo-se de sentir também algumas informações transmitidas pelo nosso corpo e mente, como por exemplo: afetividade, amor, saudade, paz, admiração, respeito, sabor, cor, gosto, anseios, e valores que compõem a própria vida. Dependente de seu pensamento racional que, o induz a uma necessidade de sacrificar-se, na obtenção de respeito dentro da sociedade, transformando assim o ser humano em um robô a serviço de um sistema industrial e capitalista, em que a posição social sobrepõe a integridade da vida.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15413
10.14393/RCG71815413
url https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15413
identifier_str_mv 10.14393/RCG71815413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15413/8711
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2006 Emerson Carlos de Oliveira, Ana Paula Marques Costa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2006 Emerson Carlos de Oliveira, Ana Paula Marques Costa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Caminhos de Geografia; Vol. 7 No. 18 (2006): Junho ; 17-26
Caminhos de Geografia; Vol. 7 Núm. 18 (2006): Junho ; 17-26
Caminhos de Geografia; v. 7 n. 18 (2006): Junho ; 17-26
1678-6343
reponame:Caminhos de Geografia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Caminhos de Geografia
collection Caminhos de Geografia
repository.name.fl_str_mv Caminhos de Geografia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv flaviasantosgeo@gmail.com
_version_ 1797067011863347200