Testemunhos da presença de Kierkegaard em Adorno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/871 |
Resumo: | 1 Investigações biográficas: O jovem Adorno estudou na década de 20 em Frankfurt com neokantiano liberal Cornelius. Após esta fase da filosofia transcendental, neokantiana, vemo longo e definitivo período, em que ele se ocupa com filosofia, sociologia, psicologia e teoria da música. Entre 1924 e 1927, situam-se dois acontecimentos fundamentais: sua viagem a Viena, para estudar a nova música (de Schönberg e Berg) e o amadurecimento de sua posição filosófica definitiva. Na Habilitação sobre Kierkegaard já podemos identificar o crítico da cultura e da sociedade capitalista, de fundamentos marxistas e lukacsianos, quando não benjaminianos. O que teria feito Adorno em Viena, no final da década de vinte? Uma coisa é certa: naquele contaxto ele teve muitas oportunidades de entrar em contato com as traduções alemãs de Kierkegaard,bem como a obra de Theodor Haecker, que citará nesta Habilitação, além de ouvir e admirar. Palavras-chave: Filosofia; Adorno; Kierkegaard. |
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Testemunhos da presença de Kierkegaard em AdornoFilosofiaAdornoKierkegaard1 Investigações biográficas: O jovem Adorno estudou na década de 20 em Frankfurt com neokantiano liberal Cornelius. Após esta fase da filosofia transcendental, neokantiana, vemo longo e definitivo período, em que ele se ocupa com filosofia, sociologia, psicologia e teoria da música. Entre 1924 e 1927, situam-se dois acontecimentos fundamentais: sua viagem a Viena, para estudar a nova música (de Schönberg e Berg) e o amadurecimento de sua posição filosófica definitiva. Na Habilitação sobre Kierkegaard já podemos identificar o crítico da cultura e da sociedade capitalista, de fundamentos marxistas e lukacsianos, quando não benjaminianos. O que teria feito Adorno em Viena, no final da década de vinte? Uma coisa é certa: naquele contaxto ele teve muitas oportunidades de entrar em contato com as traduções alemãs de Kierkegaard,bem como a obra de Theodor Haecker, que citará nesta Habilitação, além de ouvir e admirar. Palavras-chave: Filosofia; Adorno; Kierkegaard.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/87110.14393/REVEDFIL.v12n23a1998-871Educação e Filosofia; v. 12 n. 23 (1998): v.12 n.23 jan./jun. 1998; 197-2191982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/871/783http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessValls, Álvaro L. M.2023-03-08T15:46:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/871Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-08T15:46:28Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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