Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Cristiano
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40670
Resumo: Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema Resumo: O artigo discorre sobre um processo de filmagem-aprendizagem a partir de uma concepção de oficina de cinema documentário voltada para o contexto escolar, em que o oficineiro opera o acoplamento documentarista-cartógrafo. A cartografia enquanto um fazer e uma prática relacional se dá transformando o real, ao mesmo tempo em que o que é acessado é um real em devir, sempre em fuga. A própria cartografia se constitui deste modo, não representando ou reproduzindo um real supostamente pré-existente, mas criando, construindo e atualizando realidades com o fazer cartográfico. O documentarista-cartógrafo ainda pode ser um emaranhado de conexão de trajetórias em jogo e em negociação, uma posição flutuante do personagem documentarista-cartógrafo atravessado por três dimensões de atuação: aprendizagem, pesquisa e cinema; todas as três co-implicadas nesse fazer documental com a escola. Palavras-chave: Oficina de cinema; Cartografia; Documentário; Lugar. Aprender, investigar y filmar: dimensiones de actuación del documentalista-cartografo en talleres de cine Resumen: El articulo habla sobre un proceso de filmaje-aprendizaje a partir de una concepción de taller sobre cinema documental en torno al contexto escolar, en el cual el tallerista opera el acoplamiento documentalista-cartógrafo. La cartografía en cuanto hacer y práctica relacional se da transformando lo real, al mismo tiempo en que lo que es accedido es un real en devenir, siempre en fuga. La propia cartografía se constituye de este modo, no representando o reproduciendo un real supuestamente pre-existente, sino creando, construyendo y actualizando realidades con el hacer cartográfico. El documentalista-cartógrafo aún puede ser un entrelace (enredado) de conexión de trayectorias en juego y en negociación, una posición fluctuante del personaje documentalista-cartógrafo atravesado por tres dimensiones de actuación: aprendizaje, investigación y cinema; todas las tres co-implicadas en el hacer documental con la escuela. Palabras-clave: Taller de cine; Cartografía; Documentales; Lugar. Learn, investigate and to film: performance dimension of the documentarist-cartographer in workshop to make movies Abstract: The article discusses a process of filming-learning from a documentary cinema workshop concept focused on the school context, in which the clerk operates the documentary-cartographic coupling. Cartography as a doing and a relational practice happens by transforming the real, while at the same time what is accessed is a real one in becoming, always on the run. Cartography itself is thus constituted, not representing or reproducing a supposedly pre-existing real, but creating, constructing, and updating realities with make cartographic. The documentary-cartographer can still be a tangle of connecting trajectories in play and negotiation, a floating position of the documentary-cartographer character traversed by three dimensions of performance: learning, research and cinema; all three co-implicated in this documentary doing with the school. Keywords: Cinema making workshop; Cartography; Documentary; Place. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 21/02/2018
id UFU-2_02d345b2b8c34e01a46888330d5a8559
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40670
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema.Oficina de cinemaCartografiaDocumentárioLugarAprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema Resumo: O artigo discorre sobre um processo de filmagem-aprendizagem a partir de uma concepção de oficina de cinema documentário voltada para o contexto escolar, em que o oficineiro opera o acoplamento documentarista-cartógrafo. A cartografia enquanto um fazer e uma prática relacional se dá transformando o real, ao mesmo tempo em que o que é acessado é um real em devir, sempre em fuga. A própria cartografia se constitui deste modo, não representando ou reproduzindo um real supostamente pré-existente, mas criando, construindo e atualizando realidades com o fazer cartográfico. O documentarista-cartógrafo ainda pode ser um emaranhado de conexão de trajetórias em jogo e em negociação, uma posição flutuante do personagem documentarista-cartógrafo atravessado por três dimensões de atuação: aprendizagem, pesquisa e cinema; todas as três co-implicadas nesse fazer documental com a escola. Palavras-chave: Oficina de cinema; Cartografia; Documentário; Lugar. Aprender, investigar y filmar: dimensiones de actuación del documentalista-cartografo en talleres de cine Resumen: El articulo habla sobre un proceso de filmaje-aprendizaje a partir de una concepción de taller sobre cinema documental en torno al contexto escolar, en el cual el tallerista opera el acoplamiento documentalista-cartógrafo. La cartografía en cuanto hacer y práctica relacional se da transformando lo real, al mismo tiempo en que lo que es accedido es un real en devenir, siempre en fuga. La propia cartografía se constituye de este modo, no representando o reproduciendo un real supuestamente pre-existente, sino creando, construyendo y actualizando realidades con el hacer cartográfico. El documentalista-cartógrafo aún puede ser un entrelace (enredado) de conexión de trayectorias en juego y en negociación, una posición fluctuante del personaje documentalista-cartógrafo atravesado por tres dimensiones de actuación: aprendizaje, investigación y cinema; todas las tres co-implicadas en el hacer documental con la escuela. Palabras-clave: Taller de cine; Cartografía; Documentales; Lugar. Learn, investigate and to film: performance dimension of the documentarist-cartographer in workshop to make movies Abstract: The article discusses a process of filming-learning from a documentary cinema workshop concept focused on the school context, in which the clerk operates the documentary-cartographic coupling. Cartography as a doing and a relational practice happens by transforming the real, while at the same time what is accessed is a real one in becoming, always on the run. Cartography itself is thus constituted, not representing or reproducing a supposedly pre-existing real, but creating, constructing, and updating realities with make cartographic. The documentary-cartographer can still be a tangle of connecting trajectories in play and negotiation, a floating position of the documentary-cartographer character traversed by three dimensions of performance: learning, research and cinema; all three co-implicated in this documentary doing with the school. Keywords: Cinema making workshop; Cartography; Documentary; Place. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 21/02/2018EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4067010.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-17Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1643-16731982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40670/38308https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40670/38309Copyright (c) 2017 Cristiano Barbosahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Cristiano2024-03-04T14:11:36Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/40670Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2024-03-04T14:11:36Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema.
title Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema.
spellingShingle Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema.
Barbosa, Cristiano
Oficina de cinema
Cartografia
Documentário
Lugar
title_short Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema.
title_full Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema.
title_fullStr Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema.
title_full_unstemmed Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema.
title_sort Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema.
author Barbosa, Cristiano
author_facet Barbosa, Cristiano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Cristiano
dc.subject.por.fl_str_mv Oficina de cinema
Cartografia
Documentário
Lugar
topic Oficina de cinema
Cartografia
Documentário
Lugar
description Aprender, pesquisar e filmar: dimensões de atuação do documentarista-cartógrafo em oficinas de cinema Resumo: O artigo discorre sobre um processo de filmagem-aprendizagem a partir de uma concepção de oficina de cinema documentário voltada para o contexto escolar, em que o oficineiro opera o acoplamento documentarista-cartógrafo. A cartografia enquanto um fazer e uma prática relacional se dá transformando o real, ao mesmo tempo em que o que é acessado é um real em devir, sempre em fuga. A própria cartografia se constitui deste modo, não representando ou reproduzindo um real supostamente pré-existente, mas criando, construindo e atualizando realidades com o fazer cartográfico. O documentarista-cartógrafo ainda pode ser um emaranhado de conexão de trajetórias em jogo e em negociação, uma posição flutuante do personagem documentarista-cartógrafo atravessado por três dimensões de atuação: aprendizagem, pesquisa e cinema; todas as três co-implicadas nesse fazer documental com a escola. Palavras-chave: Oficina de cinema; Cartografia; Documentário; Lugar. Aprender, investigar y filmar: dimensiones de actuación del documentalista-cartografo en talleres de cine Resumen: El articulo habla sobre un proceso de filmaje-aprendizaje a partir de una concepción de taller sobre cinema documental en torno al contexto escolar, en el cual el tallerista opera el acoplamiento documentalista-cartógrafo. La cartografía en cuanto hacer y práctica relacional se da transformando lo real, al mismo tiempo en que lo que es accedido es un real en devenir, siempre en fuga. La propia cartografía se constituye de este modo, no representando o reproduciendo un real supuestamente pre-existente, sino creando, construyendo y actualizando realidades con el hacer cartográfico. El documentalista-cartógrafo aún puede ser un entrelace (enredado) de conexión de trayectorias en juego y en negociación, una posición fluctuante del personaje documentalista-cartógrafo atravesado por tres dimensiones de actuación: aprendizaje, investigación y cinema; todas las tres co-implicadas en el hacer documental con la escuela. Palabras-clave: Taller de cine; Cartografía; Documentales; Lugar. Learn, investigate and to film: performance dimension of the documentarist-cartographer in workshop to make movies Abstract: The article discusses a process of filming-learning from a documentary cinema workshop concept focused on the school context, in which the clerk operates the documentary-cartographic coupling. Cartography as a doing and a relational practice happens by transforming the real, while at the same time what is accessed is a real one in becoming, always on the run. Cartography itself is thus constituted, not representing or reproducing a supposedly pre-existing real, but creating, constructing, and updating realities with make cartographic. The documentary-cartographer can still be a tangle of connecting trajectories in play and negotiation, a floating position of the documentary-cartographer character traversed by three dimensions of performance: learning, research and cinema; all three co-implicated in this documentary doing with the school. Keywords: Cinema making workshop; Cartography; Documentary; Place. Data de registro: 05/12/2017 Data de aceite: 21/02/2018
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40670
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-17
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40670
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v31n63a2017-17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40670/38308
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/40670/38309
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cristiano Barbosa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cristiano Barbosa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 31 n. 63 (2017): v.31 n.63 set./dez. 2017; 1643-1673
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1800211165995859968