Liberdade e modernização no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17826 |
Resumo: | Liberdade e modernização no Brasil Resumo: Pretendemos mostrar que a ideia de uma filosofia brasileira tem a sua origem no século XIX, no âmbito da modernização literária promovida por Gonçalves de Magalhães. Ao introduzir o romantismo no Brasil, ele questionou o caráter contemplativo do espírito colonial. Mas a sua poética religiosa, baseada no conhecimento de si como um poder livre idealizado à imagem e semelhança do poder absoluto do Criador, e na exaltação da natureza como obra, gerou a necessidade de questionar se o "belo" e o "bom", assim como o "verdadeiro", são valores absolutos ou relativos. De tal indagação surgiu o contato com o neokantismo e o darwinismo social na Alemanha através de Tobias Barreto, o qual concebeu uma doutrina da cultura como antítese da natureza, elevando assim o problema da modernização ao nível de universalidade. Palavras-chave: Filosofia brasileira. Liberdade. Modernização. Natureza e cultura. Abstract: The idea of Brazilian philosophy comes from the context of the political emancipation and the cultural modernization. By introducing the romanticism in Brazil, Gonçalves de Magalhães conceives freedom as the man's power of creation. But his conservative conception of aesthetics has generated the need to question whether 'beautiful' and 'good', as well as 'true', are absolute or relative values. This questioning led to the contact with the Kantian doctrine by Tobias Barreto, who introduces the concept of freedom as a contracausal power able to transform the man into the subject of modernization. Keywords: Philosophy. Freedom. Modernization. Nature and culture. Data de registro:23/08/2012 Data de aceite:25/01/2013 |
id |
UFU-2_03c1745eec03512d799af2429c048826 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17826 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
Liberdade e modernização no BrasilFilosofia BrasileiraLiberdadeModernizaçãoFilosofia e LiteraturaLiberdade e modernização no Brasil Resumo: Pretendemos mostrar que a ideia de uma filosofia brasileira tem a sua origem no século XIX, no âmbito da modernização literária promovida por Gonçalves de Magalhães. Ao introduzir o romantismo no Brasil, ele questionou o caráter contemplativo do espírito colonial. Mas a sua poética religiosa, baseada no conhecimento de si como um poder livre idealizado à imagem e semelhança do poder absoluto do Criador, e na exaltação da natureza como obra, gerou a necessidade de questionar se o "belo" e o "bom", assim como o "verdadeiro", são valores absolutos ou relativos. De tal indagação surgiu o contato com o neokantismo e o darwinismo social na Alemanha através de Tobias Barreto, o qual concebeu uma doutrina da cultura como antítese da natureza, elevando assim o problema da modernização ao nível de universalidade. Palavras-chave: Filosofia brasileira. Liberdade. Modernização. Natureza e cultura. Abstract: The idea of Brazilian philosophy comes from the context of the political emancipation and the cultural modernization. By introducing the romanticism in Brazil, Gonçalves de Magalhães conceives freedom as the man's power of creation. But his conservative conception of aesthetics has generated the need to question whether 'beautiful' and 'good', as well as 'true', are absolute or relative values. This questioning led to the contact with the Kantian doctrine by Tobias Barreto, who introduces the concept of freedom as a contracausal power able to transform the man into the subject of modernization. Keywords: Philosophy. Freedom. Modernization. Nature and culture. Data de registro:23/08/2012 Data de aceite:25/01/2013EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2013-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1782610.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p597a630Educação e Filosofia; v. 27 n. 54 (2013): v.27 n.54 jul./dez. 2013; 597-6301982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17826/12705Copyright (c) 2016 Luiz Alberto Cerqueirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCerqueira, Luiz Alberto2022-08-25T19:32:26Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17826Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2022-08-25T19:32:26Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liberdade e modernização no Brasil |
title |
Liberdade e modernização no Brasil |
spellingShingle |
Liberdade e modernização no Brasil Cerqueira, Luiz Alberto Filosofia Brasileira Liberdade Modernização Filosofia e Literatura |
title_short |
Liberdade e modernização no Brasil |
title_full |
Liberdade e modernização no Brasil |
title_fullStr |
Liberdade e modernização no Brasil |
title_full_unstemmed |
Liberdade e modernização no Brasil |
title_sort |
Liberdade e modernização no Brasil |
author |
Cerqueira, Luiz Alberto |
author_facet |
Cerqueira, Luiz Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cerqueira, Luiz Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Brasileira Liberdade Modernização Filosofia e Literatura |
topic |
Filosofia Brasileira Liberdade Modernização Filosofia e Literatura |
description |
Liberdade e modernização no Brasil Resumo: Pretendemos mostrar que a ideia de uma filosofia brasileira tem a sua origem no século XIX, no âmbito da modernização literária promovida por Gonçalves de Magalhães. Ao introduzir o romantismo no Brasil, ele questionou o caráter contemplativo do espírito colonial. Mas a sua poética religiosa, baseada no conhecimento de si como um poder livre idealizado à imagem e semelhança do poder absoluto do Criador, e na exaltação da natureza como obra, gerou a necessidade de questionar se o "belo" e o "bom", assim como o "verdadeiro", são valores absolutos ou relativos. De tal indagação surgiu o contato com o neokantismo e o darwinismo social na Alemanha através de Tobias Barreto, o qual concebeu uma doutrina da cultura como antítese da natureza, elevando assim o problema da modernização ao nível de universalidade. Palavras-chave: Filosofia brasileira. Liberdade. Modernização. Natureza e cultura. Abstract: The idea of Brazilian philosophy comes from the context of the political emancipation and the cultural modernization. By introducing the romanticism in Brazil, Gonçalves de Magalhães conceives freedom as the man's power of creation. But his conservative conception of aesthetics has generated the need to question whether 'beautiful' and 'good', as well as 'true', are absolute or relative values. This questioning led to the contact with the Kantian doctrine by Tobias Barreto, who introduces the concept of freedom as a contracausal power able to transform the man into the subject of modernization. Keywords: Philosophy. Freedom. Modernization. Nature and culture. Data de registro:23/08/2012 Data de aceite:25/01/2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17826 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p597a630 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17826 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v27n53a2013-p597a630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17826/12705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Luiz Alberto Cerqueira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Luiz Alberto Cerqueira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 27 n. 54 (2013): v.27 n.54 jul./dez. 2013; 597-630 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355383725654016 |