Negros em Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá Moreira, Fernando
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66009
Resumo: Resumo: O presente artigo analisa a composição étnico-racial dos programas de pós-graduação brasileiros da área de filosofia. O propósito é identificar as características gerais da área e analisar os dados disponíveis sobre as declarações de cor/raça em seus mestrados e doutorados. Espera-se que essas análises sejam úteis para a discussão e proposição de ações afirmativas em tais programas. O resultado obtido evidenciou que negros estão largamente sub-representados na pós-graduação em filosofia. Com efeito, a área é atualmente entre as humanidades a de maior concentração de estudantes declarados brancos. Isto posto, o estudo especula possíveis causas e consequências dessa situação, procurando encontrar caminhos para o enfrentamento efetivo do racismo acadêmico. Palavras-chave: Desigualdades Raciais; Perfil Discente; Racismo Acadêmico. Black People in Philosophy Graduate Programs in Brazil Abstract: The present paper analyzes the ethnic-racial composition of Brazilian graduate programs in the field of philosophy. Its purpose is to identify the general characteristics of the field, and to analyze the available data on color/race in its master’s and doctoral programs. It is hoped that these analyzes will be useful for the discussion and proposition of affirmative actions in such programs. The result obtained showed that blacks are largely underrepresented in Brazilian philosophy graduate schools. Indeed, the field is currently the one with the highest concentration of students declared to be white among all the human sciences in Brazil. With that being said, the study speculates on possible causes and consequences of that situation, seeking to find ways to effectively confront academic racism. Keywords: Racial Inequalities; Student Profile; Academic Racism. Schwarze Menschen an Graduiertenprogrammen für Philosophie in Brasilien Zusammenfassung: Der vorliegende Beitrag analysiert die ethnisch-rassische Zusammensetzung brasilianischer Graduiertenprogramme im Bereich Philosophie. Sein Zweck ist es, die allgemeinen Merkmale des Fachgebiets zu identifizieren und die verfügbaren Daten zu Farbe/Rasse in seinen Master- und Doktoratsprogrammen zu analysieren. Es ist zu hoffen, dass diese Analysen für die Diskussion und den Vorschlag von Maßnahmen positiver Diskriminierung in solchen Programmen nützlich sein werden. Das hier erreichte Ergebnis zeigte, dass Schwarze in den brasilianischen Graduiertenkollegs stark unterrepräsentiert sind. In der Tat ist das Fachgebiet derzeit dasjenige unter allen Humanwissenschaften in Brasilien mit der höchsten Konzentration von Studenten, die als weiß deklariert werden. Vor diesem Hintergrund spekuliert diese Studie über mögliche Ursachen und Folgen dieser Situation und versucht, Wege zu finden, um akademischem Rassismus wirksam entgegenzutreten. Schlüsselwörter: Rassenungleichheiten; Studierendenprofil; Akademischer Rassismus.   Data de registro: 16/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022
id UFU-2_0758e6253338bea3de726c5f99855c2c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66009
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling Negros em Programas de Pós-Graduação em Filosofia no BrasilDesigualdades RaciaisPerfil DiscenteRacismo AcadêmicoResumo: O presente artigo analisa a composição étnico-racial dos programas de pós-graduação brasileiros da área de filosofia. O propósito é identificar as características gerais da área e analisar os dados disponíveis sobre as declarações de cor/raça em seus mestrados e doutorados. Espera-se que essas análises sejam úteis para a discussão e proposição de ações afirmativas em tais programas. O resultado obtido evidenciou que negros estão largamente sub-representados na pós-graduação em filosofia. Com efeito, a área é atualmente entre as humanidades a de maior concentração de estudantes declarados brancos. Isto posto, o estudo especula possíveis causas e consequências dessa situação, procurando encontrar caminhos para o enfrentamento efetivo do racismo acadêmico. Palavras-chave: Desigualdades Raciais; Perfil Discente; Racismo Acadêmico. Black People in Philosophy Graduate Programs in Brazil Abstract: The present paper analyzes the ethnic-racial composition of Brazilian graduate programs in the field of philosophy. Its purpose is to identify the general characteristics of the field, and to analyze the available data on color/race in its master’s and doctoral programs. It is hoped that these analyzes will be useful for the discussion and proposition of affirmative actions in such programs. The result obtained showed that blacks are largely underrepresented in Brazilian philosophy graduate schools. Indeed, the field is currently the one with the highest concentration of students declared to be white among all the human sciences in Brazil. With that being said, the study speculates on possible causes and consequences of that situation, seeking to find ways to effectively confront academic racism. Keywords: Racial Inequalities; Student Profile; Academic Racism. Schwarze Menschen an Graduiertenprogrammen für Philosophie in Brasilien Zusammenfassung: Der vorliegende Beitrag analysiert die ethnisch-rassische Zusammensetzung brasilianischer Graduiertenprogramme im Bereich Philosophie. Sein Zweck ist es, die allgemeinen Merkmale des Fachgebiets zu identifizieren und die verfügbaren Daten zu Farbe/Rasse in seinen Master- und Doktoratsprogrammen zu analysieren. Es ist zu hoffen, dass diese Analysen für die Diskussion und den Vorschlag von Maßnahmen positiver Diskriminierung in solchen Programmen nützlich sein werden. Das hier erreichte Ergebnis zeigte, dass Schwarze in den brasilianischen Graduiertenkollegs stark unterrepräsentiert sind. In der Tat ist das Fachgebiet derzeit dasjenige unter allen Humanwissenschaften in Brasilien mit der höchsten Konzentration von Studenten, die als weiß deklariert werden. Vor diesem Hintergrund spekuliert diese Studie über mögliche Ursachen und Folgen dieser Situation und versucht, Wege zu finden, um akademischem Rassismus wirksam entgegenzutreten. Schlüsselwörter: Rassenungleichheiten; Studierendenprofil; Akademischer Rassismus.   Data de registro: 16/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/6600910.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-66009Educação e Filosofia; v. 37 n. 79 (2023); 429-4541982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66009/36586Copyright (c) 2023 Fernando Sá Moreirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSá Moreira, Fernando2023-08-03T16:50:52Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/66009Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-08-03T16:50:52Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Negros em Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil
title Negros em Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil
spellingShingle Negros em Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil
Sá Moreira, Fernando
Desigualdades Raciais
Perfil Discente
Racismo Acadêmico
title_short Negros em Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil
title_full Negros em Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil
title_fullStr Negros em Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil
title_full_unstemmed Negros em Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil
title_sort Negros em Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil
author Sá Moreira, Fernando
author_facet Sá Moreira, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá Moreira, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Desigualdades Raciais
Perfil Discente
Racismo Acadêmico
topic Desigualdades Raciais
Perfil Discente
Racismo Acadêmico
description Resumo: O presente artigo analisa a composição étnico-racial dos programas de pós-graduação brasileiros da área de filosofia. O propósito é identificar as características gerais da área e analisar os dados disponíveis sobre as declarações de cor/raça em seus mestrados e doutorados. Espera-se que essas análises sejam úteis para a discussão e proposição de ações afirmativas em tais programas. O resultado obtido evidenciou que negros estão largamente sub-representados na pós-graduação em filosofia. Com efeito, a área é atualmente entre as humanidades a de maior concentração de estudantes declarados brancos. Isto posto, o estudo especula possíveis causas e consequências dessa situação, procurando encontrar caminhos para o enfrentamento efetivo do racismo acadêmico. Palavras-chave: Desigualdades Raciais; Perfil Discente; Racismo Acadêmico. Black People in Philosophy Graduate Programs in Brazil Abstract: The present paper analyzes the ethnic-racial composition of Brazilian graduate programs in the field of philosophy. Its purpose is to identify the general characteristics of the field, and to analyze the available data on color/race in its master’s and doctoral programs. It is hoped that these analyzes will be useful for the discussion and proposition of affirmative actions in such programs. The result obtained showed that blacks are largely underrepresented in Brazilian philosophy graduate schools. Indeed, the field is currently the one with the highest concentration of students declared to be white among all the human sciences in Brazil. With that being said, the study speculates on possible causes and consequences of that situation, seeking to find ways to effectively confront academic racism. Keywords: Racial Inequalities; Student Profile; Academic Racism. Schwarze Menschen an Graduiertenprogrammen für Philosophie in Brasilien Zusammenfassung: Der vorliegende Beitrag analysiert die ethnisch-rassische Zusammensetzung brasilianischer Graduiertenprogramme im Bereich Philosophie. Sein Zweck ist es, die allgemeinen Merkmale des Fachgebiets zu identifizieren und die verfügbaren Daten zu Farbe/Rasse in seinen Master- und Doktoratsprogrammen zu analysieren. Es ist zu hoffen, dass diese Analysen für die Diskussion und den Vorschlag von Maßnahmen positiver Diskriminierung in solchen Programmen nützlich sein werden. Das hier erreichte Ergebnis zeigte, dass Schwarze in den brasilianischen Graduiertenkollegs stark unterrepräsentiert sind. In der Tat ist das Fachgebiet derzeit dasjenige unter allen Humanwissenschaften in Brasilien mit der höchsten Konzentration von Studenten, die als weiß deklariert werden. Vor diesem Hintergrund spekuliert diese Studie über mögliche Ursachen und Folgen dieser Situation und versucht, Wege zu finden, um akademischem Rassismus wirksam entgegenzutreten. Schlüsselwörter: Rassenungleichheiten; Studierendenprofil; Akademischer Rassismus.   Data de registro: 16/06/2022 Data de aceite: 26/10/2022
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66009
10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-66009
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66009
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v37n79a2023-66009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/66009/36586
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Fernando Sá Moreira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Fernando Sá Moreira
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 37 n. 79 (2023); 429-454
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207234345730048