FAMÍLIA, INFÂNCIA E HIGIENIZAÇÃO NA IMPRENSA DE UBERLÂNDIA DO ESTADO NOVO

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Autor(a) principal: Resende, Haroldo de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17696
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal reconstituir relações estabelecidas entre educação, infância e família, estabelecidas no discurso jornalístico na cidade mineira de Uberlândia, entre os anos de 1937 e 1945. Realiza-se uma pesquisa, no campo da história da educação, pela imprensa, a partir de três jornais locais, a saber, O Repórter, A Tribuna e Correio de Uberlândia. Nestes, articulistas locais e nacionais sublinharam os direcionamentos dados à família nacional e a necessidade de se ater sobre a formação da infância. A família deveria assumir seu papel na formação de para uma nova sociedade, assim, teria a obrigação de educar suas crianças, almejando formar 'super homens', cidadãos sãos e patriotas. Neste sentido, pode-se concluir que a imprensa local foi utilizada como mais um mecanismo estadonovista para intervir, direcionar e servir de mecanismo higiênicoeducativo sobre e para a família e infância brasileiras.ReferênciasARIÈS, P. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.BURITI, I. Foucault com Vargas: corpos domados. In.: SOUZA, P. ; GOMES, D. O. Foucault com outros nomes: lugares de enunciação. Ponta Grossa: Editora EUPG, 2009.CAPELATO, M. H. Imprensa, uma mercadoria política. História e Perspectiva, Uberlândia, n.4, p.131-139, jan./jun., 1991.CAPELATO, M. H. R. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2009.CARVALHO, C. H.; ARAÚJO, J. C. S.; GONÇALVES NETO, W. 21 Pátria e Patriotismo. Correio de Uberlândia, Uberlândia, 27 set. 1940, ano III, n. 545, p.3. Discutindo a história da educação: a imprensa enquanto objeto de análise histórica (Uberlândia-MG, 1930-1950). In: ARAÚJO, J. C. S.; GATTI JÚNIOR, D. Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: EDUFU, 2002, p. 67-89.CARVALHO, C. H. República e Imprensa: as influências do Positivismo na concepção de Educação do professor Honório Guimarães. 2. ed. ampl. e rev. Uberlândia: Edufu, 2007.COSTA, J. F. Ordem médica e norma familiar. 5.ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2004.DEL PRIORE, M. O cotidiano da criança livre no Brasil entre a Colônia e o Império. In: DEL PRIORE, M. (org.). História das crianças no Brasil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2007, p. 84-106.DUARTE, A. Biopolítica e resistência: o legado de Michel Foucault. In: RAGO, M.; VEIGA_NETO, A. (orgs.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.FERLA, L. Medicina e delinquência infanto-juvenil no Brasil da Era Vargas. In: MOURA, E. B. B.; CARVALHO, C. H.; ARAÚJO, J. C. S. A infância na modernidade: entre a educação e o trabalho. 1.ed. Uberlândia: EDUFU, 2007, p. 103-142.FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, nov. 2001.FOUCAULT, M. Las Meninas. 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Neste sentido, pode-se concluir que a imprensa local foi utilizada como mais um mecanismo estadonovista para intervir, direcionar e servir de mecanismo higiênicoeducativo sobre e para a família e infância brasileiras.ReferênciasARIÈS, P. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.BURITI, I. Foucault com Vargas: corpos domados. In.: SOUZA, P. ; GOMES, D. O. Foucault com outros nomes: lugares de enunciação. Ponta Grossa: Editora EUPG, 2009.CAPELATO, M. H. Imprensa, uma mercadoria política. História e Perspectiva, Uberlândia, n.4, p.131-139, jan./jun., 1991.CAPELATO, M. H. R. Multidões em cena: propaganda política no varguismo e no peronismo. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2009.CARVALHO, C. H.; ARAÚJO, J. C. S.; GONÇALVES NETO, W. 21 Pátria e Patriotismo. Correio de Uberlândia, Uberlândia, 27 set. 1940, ano III, n. 545, p.3. Discutindo a história da educação: a imprensa enquanto objeto de análise histórica (Uberlândia-MG, 1930-1950). In: ARAÚJO, J. C. 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