FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/858 |
Resumo: | No calor dos debates educacionais dos últimos anos, temas como a formação docente, prática pedagógica e organização do trabalho escolar e pedagógico ocupam lugar de destaque na produção de Luís Carlos Freitas. Nesta produção, a obra Crítica da organização do trabalho da escola e da didática é ponto de referência para a compreensão das suas ideias e proposições. A obra é resultado de tese de livre docência, defendida em 1994 na Unicamp, resgatando nas palavras do autor, “o que resistiu aos debates nos últimos dez anos no campo da didática.” Inicialmente, questiona a aparente identidade de discurso que, centrada no conteúdo, pode conduzir ao neotecnicismo, ou seja, um novo tecnicismo, revestido com “ares progressistas”. Em uma proposta de trabalho de pesquisa em didática, em 1987, o autor afirma que a “pesquisa deve deslocar-se em direção à prática, utilizando (...) observação e descrição sistemática apoiadas com métodos quantitativos e qualitativos (...) levantamento das pesquisas realizadas nesta direção, intercâmbio de procedimentos metodológicos e a realização de pesquisas destinadas a captar sistematicamente a dinâmica do processo pedagógico (p. 11). Palavras-chave: Educação; Trabalho pedagógico; Luís Carlos Freitas. |
id |
UFU-2_14e3aab634dd8d076b320cead60678a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/858 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995.EducaçãoTrabalho pedagógicoLuís Carlos FreitasNo calor dos debates educacionais dos últimos anos, temas como a formação docente, prática pedagógica e organização do trabalho escolar e pedagógico ocupam lugar de destaque na produção de Luís Carlos Freitas. Nesta produção, a obra Crítica da organização do trabalho da escola e da didática é ponto de referência para a compreensão das suas ideias e proposições. A obra é resultado de tese de livre docência, defendida em 1994 na Unicamp, resgatando nas palavras do autor, “o que resistiu aos debates nos últimos dez anos no campo da didática.” Inicialmente, questiona a aparente identidade de discurso que, centrada no conteúdo, pode conduzir ao neotecnicismo, ou seja, um novo tecnicismo, revestido com “ares progressistas”. Em uma proposta de trabalho de pesquisa em didática, em 1987, o autor afirma que a “pesquisa deve deslocar-se em direção à prática, utilizando (...) observação e descrição sistemática apoiadas com métodos quantitativos e qualitativos (...) levantamento das pesquisas realizadas nesta direção, intercâmbio de procedimentos metodológicos e a realização de pesquisas destinadas a captar sistematicamente a dinâmica do processo pedagógico (p. 11). Palavras-chave: Educação; Trabalho pedagógico; Luís Carlos Freitas.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-09-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/85810.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-858Educação e Filosofia; v. 12 n. 24 (1998): v.12 n.24 jul./dez. 1998; 294-3011982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/858/770Copyright (c) 2016 Maria Clarisse Vieirahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Maria Clarisse2023-03-08T12:05:34Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/858Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-08T12:05:34Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995. |
title |
FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995. |
spellingShingle |
FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995. Vieira, Maria Clarisse Educação Trabalho pedagógico Luís Carlos Freitas |
title_short |
FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995. |
title_full |
FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995. |
title_fullStr |
FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995. |
title_full_unstemmed |
FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995. |
title_sort |
FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: SP, Papirus, 1995. |
author |
Vieira, Maria Clarisse |
author_facet |
Vieira, Maria Clarisse |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Maria Clarisse |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Trabalho pedagógico Luís Carlos Freitas |
topic |
Educação Trabalho pedagógico Luís Carlos Freitas |
description |
No calor dos debates educacionais dos últimos anos, temas como a formação docente, prática pedagógica e organização do trabalho escolar e pedagógico ocupam lugar de destaque na produção de Luís Carlos Freitas. Nesta produção, a obra Crítica da organização do trabalho da escola e da didática é ponto de referência para a compreensão das suas ideias e proposições. A obra é resultado de tese de livre docência, defendida em 1994 na Unicamp, resgatando nas palavras do autor, “o que resistiu aos debates nos últimos dez anos no campo da didática.” Inicialmente, questiona a aparente identidade de discurso que, centrada no conteúdo, pode conduzir ao neotecnicismo, ou seja, um novo tecnicismo, revestido com “ares progressistas”. Em uma proposta de trabalho de pesquisa em didática, em 1987, o autor afirma que a “pesquisa deve deslocar-se em direção à prática, utilizando (...) observação e descrição sistemática apoiadas com métodos quantitativos e qualitativos (...) levantamento das pesquisas realizadas nesta direção, intercâmbio de procedimentos metodológicos e a realização de pesquisas destinadas a captar sistematicamente a dinâmica do processo pedagógico (p. 11). Palavras-chave: Educação; Trabalho pedagógico; Luís Carlos Freitas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/858 10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-858 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/858 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v12n24a1998-858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/858/770 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Clarisse Vieira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Maria Clarisse Vieira http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 12 n. 24 (1998): v.12 n.24 jul./dez. 1998; 294-301 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207232140574720 |